sábado, 27 de fevereiro de 2010

A VISÃO ESPÍRITA


PENA DE MORTE

Não há a menor dúvida que qualquer cidadão normal, sob o impacto da notícia de um crime hediondo, irá reprová-lo com veemência. Ninguém em sã consciência pode admitir atrocidades praticadas na forma de chacinas que vitimam famílias inteiras. Se a indignação comove o indivíduo que acompanha o fato à distância, imagine-se para quem está envolvido diretamente.

A discussão pode ir longe. Muitos argumentos a favor da pena máxima e outros tantos contrários. A verdade é que por trás da mão que expolia e mata, há um Espírito imortal que, por mais carente que seja de valores morais e intelectuais é, queiramos ou não, um irmão nosso. Usando do mesmo recurso que ele para puni-lo, invocando a abominável prática do "olho por olho, dente por dente", os homens ditos civilizados, cultos e de boa formação, só estão a demonstrar a sua incompetência para corrigi-lo e a ignorância acerca da verdadeira substância do ser, a alma criada por Deus.

A pena de morte é um mecanismo cruel e vingativo. Morrendo o indivíduo, não terá tempo para de fato pagar pelo que fez, não sofrerá a privação da liberdade, não terá tempo de refletir e arrepender-se, muito menos de tentar se regenerar. Muito mais apropriada à prisão perpétua. Embora jamais venha a ser posto em liberdade, mesmo preso poderá estudar, trabalhar e ajudar pessoas.

A morte do corpo não apaga a falta desse espírito, que retornará em nova encarnação e poderá repetir os delitos ou ainda mais graves pela revolta plantada em seu coração. Antes porém, durante o período na erraticidade poderão instalar-se processos obsessivos contra aqueles que contribuíram para a interrupção de sua vida. Tal processo de vingança e ódio poderá se estender por outras reencarnações, reunindo no palco da vida os mesmos atores com desdobramentos imprevisíveis.

Os criminosos devem ser punidos, naturalmente, mas por métodos racionais, humanos. E a pena máxima é um costume medieval e completamente anticristão. Cabe ao Estado dar condições ao infrator para pagar seus débitos perante a sociedade e buscar sua reabilitação.


Espiritismo uma Visão Panorâmica

Wilson Czerski

Nenhum comentário: