terça-feira, 9 de março de 2010

MISSÃO EDUCADORA DOS PAIS


A maioria dos pais só procura cuidar do corpo e do intelecto do filho, como se fossem os mais importantes, esquecendo-se de alimentar o espírito com a luzes do evangelho, para que este, que é imortal, possa melhor aproveitar a presente oportunidade de evolução, errando menos e sendo melhor e mais útil a si próprio, a família, a comunidade, a pátria.
É necessário que os pais lhe apontem o melhor caminho a seguir e que nele perseverem.

A agressividade e o revide

O conflito é inevitável a violência não.
Não devemos estimular a lei mosaica do “olho por olho e dente por dente”, e nem a defesa da honra para não trazer desaforo para casa. Isso não quer dizer que os nossos filhos devem se tornar “saco de pancada”.
O revide só deve ocorrer em último caso e para a defesa da integridade física. O ditado popular que diz: “Quando um não quer dois não brigam” isso deve ser ensinado e adotado como válido.
A educação de nossos filhos com base na filosofia de não-violência os afasta de certas situações, antes que uma briga comece.
Podemos nos tornar culpados pelos atos de violência e de vandanlismo de nossos filhos se fizermos vistas grossas diante das más atitudes deles, referindo a acomodação, a tomada de decisões energéticas e punitivas.
Religião para as crianças

Muitos pais se descuidam de encaminhar os filhos nas atividades de evangelização na religião que seguem. A evangelização da criança é tão importante quanto um curso de natação, de pintura ou arte marciais.
Quando falamos em evangelizar a criança, não estamos apenas se referindo a levá-las as atividades especificas no templo religioso ou no centro espírita, e sim, desencadear um processo de aproximação da criança com Evangelho de Jesus, como uma filosofia de vida.
Neste processo se incluem a vivência e o comportamento cristão dos pais no lar, sem isso nada se consegue.
Isso vem reforçar a tese de que a educação deve sempre visar a criança no sentido de orienta-lá quanto ao seu crescimento intelectual e também o espiritual.

Esta é a missão sagrada dos pais!


Nenhum comentário: