terça-feira, 11 de maio de 2010

O ESPÍRITO /A ALMA

Os Espíritos não são entidades à parte da Criação: são as almas dos que viveram na Terra ou em outros mundos, desprovidas do seu envoltório corporal; do que se segue que as almas dos homens são Espíritos encarnados.

QUAL É A SEDE DA ALMA?
1. A alma não esta, como geralmente se crê, localizada num ponto particular do corpo; ela forma com o Perispírito um conjunto fluídico, penetrável, assimilando-se ao corpo inteiro, com o qual constitui um ser complexo. A morte não é mais que um desdobramento.
2. Pode-se supô-los como dois corpos semelhantes na forma, confundido um com o outro, durante a encarnação, e separados depois da desencarnação (MORTE).
3. Na ocasião da morte, um deles é destruído, ao passo que o outro subsiste.
4. Durante a vida, a alma trabalha mais especialmente sobre os órgãos do pensamento e do sentimento. Ela é ao mesmo tempo interna e externa, isto é, irradia-se para fora; podendo mesmo isolar-se do corpo, transportar-se para longe e ai manifestar sua presença, como provam a observação e os fenómenos sonambúlicos.

É A ALMA CRIADA AO MESMO TEMPO QUE O CORPO, OU ANTERIOR A ESTE?
1. Depois da existência da alma, é esta uma das questões mais capitais, porque da sua solução dimanam as mais importantes consequências; é a única capaz de explicar grande número de problemas até hoje insolúveis, por não terem pensado nela.
2. DE DUAS COISAS UMA: ou a alma existia ou não existia antes da formação do corpo: não pode haver meio termo.
3. Com a preexistência da alma, tudo se explica lógica e naturalmente; sem ela, encontram-se tropeços a cada passo, e mesmo certos dogmas da Igreja ficam sem justificação, o que tem conduzido muitos homens, que pensam, a incredulidade.
4. Os Espíritos resolveram a questão afirmativamente, e os fatos, como a lógica, não podem
deixar dúvida a respeito da sua preexistência.

SE A ALMA JÁ EXISTIA, TINHA ELA, ANTES DA FORMAÇÃO DO CORPO, A SUA INDIVIDUALIDADE E A CONSCIÊNCIA DE SI MESMA?
• Com certeza. Sem individualidade sem consciência, os resultados equivaleriam a
sua não existência.

DA SUA UNIÃO COM O CORPO, JÁ TINHA A ALMA FEITO ALGUM PROGRESSO, OU ESTAVA ESTACIONÁRIA?
• O progresso anterior da alma é ao mesmo tempo demonstrado pela observação dos
fatos e pelo ensino dos espíritos.

DEUS CRIOU AS ALMAS IGUAIS MORAL E INTELECTUALMENTE, OU FÊ-LAS UMAS MAIS PERFEITAS E INTELIGENTES QUE AS OUTRAS?
1. Se Deus as houvesse feito umas mais perfeitas que as outras, essa preferência seria inconciliável com a sua Justiça.
2. Todas sendo criaturas dele, por que dispensaria umas do trabalho que impõe a outras, para alcançarem a felicidade eterna?
3. A desigualdade das almas, em sua origem, seria a negação da Justiça de Deus.

QUAL O ESTADO DA ALMA EM SUA ORIGEM?
1. As almas são criadas simples e ignorantes, isto é, sem ciência e sem conhecimento do bem e do mal, mas com igual aptidão para tudo. No princípio, elas se encontram em uma espécie de infância, sem vontade própria e sem consciência perfeita da sua existência.
2. Pouco a pouco o livre arbítrio se desenvolve, ao mesmo tempo que as ideias.

SE AS ALMAS SÃO CRIADAS IGUAIS, COMO SE EXPLICA A DIVERSIDADE DE APTIDÕES E PREDISPOSIÇÕES NATURAIS QUE NOTAMOS ENTRE OS HOMENS NA TERRA?
1. Essa diversidade é a consequência do progresso feito pela alma antes da sua união com o corpo.
2. As almas mais adiantadas em inteligência e moralidade são as que têm vivido mais e mais progredidos antes da sua encarnação.

FEZ A ALMA ESSE PROGRESSO ANTERIOR NO ESTADO DE ALMA PROPRIAMENTE DITO, OU EM UMA PRECEDENTE EXISTÊNCIA CORPORAL?
• Além do ensino dos Espíritos sobre esse ponto, o estudo dos diferentes graus de adiantamento do homem, na Terra, prova que o progresso anterior da alma devia ter sido feito em uma série de existências corporais, mais ou menos numerosas, segundo o grau a que este progresso chegou. A prova disto está na observação dos fatos que diariamente estão sob nossos olhos.

O Livro dos Espíritos

Nenhum comentário: