sábado, 20 de fevereiro de 2010

Conto: A oração atendida

Um judeu ortodoxo, muitissímo fervoroso, vivera toda uma vida de dignidade e equilíbrio. Agora perto da morte queria se isolar e procurar a perfeita comunhão com Deus.Se despediu da família e se isolou numa colina.Dias e dias correrram, Os ventos se transformaram nas nevadas prenunciando a entrada do inverno.E o velhinho seguia rezando:
-Oh! Senhor, Deus de Israel, Deus dos meus antepassados, mais um inverno em minha vida longa....Ai senhor....aspiro vir Tua palavra direta! Fala a mim, este teu serve pequenino, porém fiel.
Enquanto orava viu que o cão seu único companheiro naquele ermo, latia agitadamente.
Levantou com dificuldade. Quem seria? Tinha dado ordens expressas aos seus. Que não queria ser importunado nas suas orações. Abriu a porta e reconheceu o rosto da mulher, não só porque era muito bela, mas porque era uma prostituta da cidade muito conhecida!
Seu primeiro pensamento: que era isto? Clamara por Deus e lhe mandavam satanás?
- não me batas a tua porta, sei que és um homem bom. Ela estava de joelho e entrou a soluçar comovedoramente.
-mas ....mas...o que deseja de mim a senhora?
A mulher levantou os olhos azuis que luziam atrás das lágrimas, e mostrou-lhes as mãos e os braços. Ele conhecia aquelas horríveis e asquerosas lesões. Era o castigo! Era a sífilis!
-Eu lhe imploro, deixa-me ficar expulsaram-me da cidade, ninguém me quer, atiçam os cães contra mim, atiram-me pedras....
-não teria procurado por isto menina? Porque deixaste o caminho do Senhor?
-Ele não me procurou. Eu não O conheço.Ninguém falou Dele. Mas agora eu estou pedindo a Ele que fale comigo.Vou morrer! chegou a hora de encontrá-lo, De estar mais perto Dele. Não acha?
O velho judeu não queria deixar que aquela fraqueza o dominasse, mas a compaixão o espreitava de todos os lados e por fim ela o venceu. Fez entrar a pobrezinha, tinha febre alta, e logo se viu acolhida na cabana, deitou-se para não mais levantar.
Empenhou-se em cuidar dela para espantar a morte que a rondava, tentando fazê-la tomar o chá.Esqueceu completamente quem era ela. Como se fosse uma filha, assim a cuidava.
numa tarde, enquanto pegava lenha para queimar para preparar a sopa, escutou a voz fraca o chamando. E foi logo para perto dela que lhe tomou as mãos. Ele adivinhou que a hora chegara, não pode evitar as lágrimas, apertou as mãos delas entre as suas, ajudando-a a morrer. E depois cerrando-lhe os olhos , colocou-se de joelho e recitou para ela o Kadish(oração dos mortos para os judeus). Então sentiu-se envolvido por uma grande luz e dentro dela uma voz profunda e maravilhosa fez-se ouvir:
-meu bem amado, Chamaste-me? eu vim. Obrigado por me receberes, por não me julgares, por me ajudares a morrer.
Os corpos do velho e da prostituta foram encontrados lado a lado. E não faltou quem se risse do propósito "religioso" do velho judeu.

conto extraído do livro: sentimentos e conflitos
psicografia de Grace Khawali
espíritos léon Tolstoi, Carl e outros.
ed.Mythos books

Mensagem da mentora

O amor de Deus que existe em nós, é o remédio para todas as dores do corpo e da alma.Nascemos para amar, porque fomos criados por amor, pelo Amor.

Nossa existência terrena é um segundo na eternidade, por isso não deixe que a tristeza tome posse do seu coração. Viva com alegria, agradecido por tudo que passou e por tudo que aprendeu.

Renascimento


NINGUEM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO.

Esqueçamos as regras da fé, do que uma religião ou outra acredita, que isso pode atrapalhar esta reflexão.
Se aceitássemos a idéia de apenas uma vida, apenas essa existência. Pensaríamos: muitos de nós nasceu perfeitos fisicamente, com oportunidades de estudar, de trabalhar, de morar num lugar tranqüilo, numa casa boa, de ter amigos, e ter saúde.
Mas tem muitos nasceram com problemas físicos, surdos, mudos, cegos, deficientes físicos, vivendo nas ruas, nas favelas, não tendo emprego, e não tendo o que comer.
Uns até diriam que isso é reflexo de um problema social, sim, é. Mas o que levou aquela alma nascer daquele jeito, naquelas condições? Porque alguns tiveram oportunidades e outros não tiveram?
Acreditamos que Deus é pleno de amor e bondade, não é mesmo? Se vivermos apenas uma vez, porque Deus não deixou todos viverem da mesma forma? Afinal ele não faz escolha de pessoas, Ele é pai de todos nós, e concordamos que Deus é justo.
Que culpa tem aquela pessoa de nascer cega? Não ter privilegio de ver o sol se pondo, ver a imensidão desse mar, que se perde no horizonte, o prazer de ver a natureza que Deus criou?
Que mal aquela pessoa surda fez, para merecer o silencio absoluto? Não poder ouvir os professores, os pássaros cantando, as musicas que elevam a nossa alma? Ele não tem esse direito? Obra do acaso? E Deus não poderia anular esse acaso?Por que concordamos que Deus tem todo o poder para mudar! Se Ele pode, porque não fez? Ora tem que haver uma explicação, senão estaríamos vivendo sem justiça.
Alguns acreditam que depois da morte, estaremos ao lado de Deus, ou esperar Jesus vir, para o grande juízo, assim seremos condenados ao inferno ou ao céu por toda eternidade, onde ficaremos ao lado Deus sem fazer nada; parece uma filosofia muito infantil. Uma porque nós não estaremos ao lado de Deus, nós já estamos ao seu lado. Porque Deus é onipresente.
E se vivêssemos apenas uma única vida, não haveria necessidade em viver na Terra, então porque Deus não nos criou logo para vivermos no paraíso, sem precisar passar pela Terra? Ah, não podemos esquecer-nos da historia de Adão e Eva; levando em consideração essa historia, que justiça é essa que temos que pagar pelos erros dos outros? Se uma pessoa mata, é justo mandar para prisão um inocente? Se nós, seres humanos com todos nossos defeitos, não aceitamos isso, imagina se Deus aceitaria que um filho inocente, sofresse no lugar do culpado. Jamais.
Imagina o céu depois do juízo final, vivendo todos juntos, renomados cientista, intelectual de todas as épocas, misturado aos homens do tempo das cavernas, será que continuaria sendo o céu?
Mas, havendo outras vidas então a historia começa a mudar, pois teríamos oportunidade de aprendizado numa outra vida, de nascer perfeito, de conhecer a ciências, de ouvir musica, de enxergar a criação divina.
Portanto a idéia das vidas sucessivas ou das varias encarnações, não estaria ferindo em nada as leis do Criador, muito pelo contrario, estaria sendo, uma oportunidade muito mais justa que a primeira idéia. E percebam que nós estamos dentro de um raciocinio lógico e justo. Se para alguns a reencarnação não existe, então que dê argumentos mais lógicos e justos do que estes.

O conhecimento traz responsabilidade


A PRAIA

Contempla teus irmãos no mar largo da experiência carnal. Quantos bracejam inconscientes em direção ao abismo? Quantos se debatem desejando fugir às ondas dominadoras que os ameaçam submergir? Quantos contemplam a praia com infinita angústia, impedidos ainda de alcança-la?
Da praia da fé que te abençoa a alma, contempla a humanidade e não te omitas. Ajuda a buscar a quem exausto dela se avizinha. Auxilia sinalizando a quem dela se distancia.
Da praia da fé raciocinada que te proporciona a Doutrina Espírita(onde fizeste a base de tuas conquistas na compreensão da verdade do espírito que sobrevive à morte, da verdade do Deus justo e bom, da verdade das vidas sucessivas que te explica os emaranhados de emoção que te estrangulam por vezes os mais lúcidos raciocínios) medita naqueles que se debatem no mar da vida material sem o consolo e o abrigo deste conhecimento e tenha piedade. Recorda as mãos que te auxiliaram a alcança-la e se converta nas mãos de agora, lembrando que a vida na Terra é uma corrente de amor em que cada elo segura o outro e a extremidade está ancorada em Deus.

Autor anônimo

O que poderá encontrar neste blog!

Oi amigos, neste blog, poderá encontrar conhecimentos da doutrina Espírita, reflexões minhas,pesquisas, palestras feita por mim, e de outros amigos militantes na doutrina, textos para reflexões, dicas de sites,contribuições dos leitores e muito mais.

abraço e aproveitem!

amiga Angel

Sejam Bem vindos!!

Neste primeiro texto quero ressaltar a minha satisfação em ter conhecido o espiritismo, sou espírita a nove anos, antes era católica, de uma família católica muito tradicional, para mim, foi muito importante meu crescimento dentro de uma religião, pois assim pude ter as primeiras noções de espiritualidade. Mas em determinado momento da vida, nossa mente, nosso coração, nossa curiosidade, insiste em fazer com que busquemos respostas para os acontecimentos em nossa volta; e quando não achamos as respostas que nos satisfaz, vamos para longe do que conhecemos, buscar no desconhecido algo que diga aquilo que ansiamos saber! Faz parte da busca íntima de cada ser, do autodescobrimento, e assim aconteceu comigo, e neste momento acontece com muitos. Neste mundo em que estamos, quando as perguntas não encontram a respostas que preencha a lacuna aberta, pode acontecer duas situações: ou vamos em busca de algo que nos dê a resposta esperada, ou, paramos de acreditar!
Eu queria muito continuar acreditando. E hoje posso dizer feliz, encontrei as respostas!
E é por isso que quero dividir minha experiência com aqueles que buscam as respostas, para que não parem de acreditar, porque as respostas existem.

Um abraço e sejam bem-vindos.

amiga Angel