quarta-feira, 3 de março de 2010

Boa Noite

HÁ DEMÔNIOS?



131. Há demônios, no sentido que se dá a essa palavra?

—Se houvesse demônios, eles seriam obra de Deus. E Deus seria justo e bom, criando seres infelizes, eternamente voltados ao mal? Se há demônios, e no teu mundo inferior e em outros semelhantes que eles residem: são esses homens hipócritas que fazem de um Deus justo um Deus mau e vingativo, e que pensam lhe ser agradáveis pelas abominações que cometem, em seu nome.

comentários de Kardec
:Os homens fizeram com os demônios o mesmo que com os anjos. Da mesma maneira que acreditam na existência de seres perfeitos desde toda a eternidade, tomaram também os Espíritos inferiores por seres perpetuamente maus. A palavra demônio deve, portanto, ser entendida como referente aos Espíritos impuros, que freqüentemente não são melhores que os designados por esse nome, mas com a diferença de ser o seu estado apenas transitório. São esses os Espíritos imperfeitos que protestam contra as suas provações e por isso as sofrem por mais tempo, mas chegarão por sua vez á perfeição, quando se dispuserem a tanto. Poderíamos aceitar a palavra demônio com esta restrição. Mas, como ela é agora entendida num sentido exclusivo, poderia induzir em erro, dando margem á crença na existência de seres criados especialmente para o mal.

A propósito de Satanás, é evidente que se trata da personificação do mal sob uma forma alegórica, porque não se poderia admitir um ser maligno lutando de igual para igual com a Divindade, e cuja única preocupação seria a de contrariar os seus desígnios. Como o homem necessita de imagens e figuras para impressionar a sua imaginação, pintou os seres incorpóreos com formas materiais dotadas de atributos que lembram as suas qualidades ou os seus defeitos Foi assim que os antigos, querendo personificar o Tempo, deram-lhe a figura de um velho com uma foice e uma ampulheta. Uma figura de jovem, nesse caso, seria um contra-senso. O mesmo se deu com as alegorias da Fortuna, da Verdade etc. Os modernos representaram os anjos, os Espíritos puros, numa figura radiosa, com asas brancas, símbolo da pureza, e Satanás, com chifres, garras e os atributos da bestialidade, símbolos das paixões. O vulgo, que toma as coisas ao pé da letra, viu nesses símbolos entidades reais, como outrora tinha visto Saturno na alegoria do Tempo.

obs:transcritos apenas uma parte do comentário, leia-o na integra, no Livro dos Espíritos. cap.VIII

IMORTALIDADE


"Quantos largariam a arma, desatariam o nó, desistiriam de pular, se conhecessem a continuidade da vida."
Se Deus é bondade e amor, porque teria nos criado para o sofrimento sem objetivo? Para consumir e ser consumido?
Sendo Deus todo perfeição, como imaginar uma vida sem sentido, leis sem harmônia, oportunidades sem méritos, dores sem necessidades, consequências sem causas?
Somente a imortalidade da alma pode atestar a sabedoria de Deus.
Somos espíritos imortais, dependentes de existências corporais para progredir. Colhemos resultados dos nossos próprios erros e recebemos de Deus novas oportunidades para repararmos.
É por meio da reencarnação, que temos a chance de refazer nossos caminhos.
Quando deixamos o corpo físico, continuamos sendo os mesmos na vida espiritual, mantemos nossa personalidade, nossas conquistas morais e intelectuais. Desenvolver a capacidade de compreensão da vida faz com que aprendamos a valorizar o que realmente tem importância.
A fé no futuro nos dá resignação para enfrentar a dor.
Acreditar na continuidade da vida nos enche de esperança.
Aproveitemos a oportunidade presente, para crescermos; no moral e intelectual, só assim, conseguiremos o "paraíso", porque ele está dentro de nós, e será alcançado, gradativamente a cada existência.

MENSAGENS AOS MÉDIUNS


"Felizes aqueles irmãos de boa vontade e fé, que trabalham para espalhar ao mundo a boa nova da imortalidade. Compreendendo a necessidade do trabalho; se dedicando a ajudar. Amparando com luz e amor as almas sofridas, que infelizmente ainda são muitas, que transitam neste orbe terrestre. Mas estejais atentos, porque encontrareis muitas resistências, das trevas que os cercam, ateis ao trabalho, a oração e a vigilância, só assim podereis levar adiante essa tarefa, onde muitos desistem.Que Jesus esteja em vossos corações, para que possa brotar de vossas mãos as flores da esperança no coração de muitos!"

1ª AULA -CONCEITOS

Conceito de Médium e Mediunidade

• Médium - pessoa que pode servir de intermediária entre os Espíritos e os homens.
• Mediunidade - a faculdade dos médiuns, ou seja, a faculdade que possibilita a uma pessoa servir de intermediária entre os Espíritos desencarnados e os homens.

Somos todos médiuns?

De forma generalizada poderíamos afirmar que sim. Todos os indivíduos possuem rudimentos da faculdade mediúnica, já que podem ser influenciados pelos Espíritos. Através do pensamento, as entidades da esfera extra física, podem atuar sobre todos nós, de forma imperceptível.
Todavia, de forma particular, na prática espírita cotidiana, é não a resposta. Orienta Allan Kardec que se deve reservar esta expressão apenas para as pessoas que permitem a produção de fenômenos patentes e de certa intensidade:
"Pode-se dizer, que todos são mais ou menos médiuns. Usualmente, porém, essa qualificação se aplica somente aos que possuem uma faculdade bem caracterizada, que se traduz por efeitos patentes de certa intensidade, o que depende de uma organização mais ou nos sensitiva." [LM - it 159].

Classificação geral dos Médiuns

A faculdade mediúnica não se revela em todos da mesma maneira. Os médiuns têm geralmente aptidão especial para esta ou aquela ordem de fenômenos, o que os divide em tantas variedades quantas são as espécies de mediunidade.
Médiuns: de Efeitos Físicos, sensitivos, intuitivos, audientes, videntes, psicofônicos, curadores, muitos outros (vide: livros dos médiuns).

Desenvolvimento Mediúnico

É o ato de fazer crescer, progredir, expor a faculdade que permite aos homens comunicar-se com os Espíritos.
Se nós falamos somente em desenvolvimento mediúnico e não em “criar” mediunidade ou médiuns, é certamente porque esta faculdade não se cria numa determinada pessoa que não a possua. O médium já nasce médium. Cabe-nos, portanto, se possuidores da faculdade mediúnica, nos esforçarmos por exercê-la com devotamento e humildade.

Por que desenvolver a mediunidade?

De posse destes conceitos, forma-se uma nova dúvida em nossa mente: Por que desenvolver a mediunidade? Presença de mediunidade significa necessidade de trabalho na Seara Espírita? Nós sabemos que na Terra estamos rodeados por Espíritos desencarnados que a todo instante, através do pensamento, nos influenciam e são influenciados por nós. Sendo os médiuns, por características próprias de seu corpo físico, indivíduos mais sensíveis, captam com maior facilidade a influência dos Espíritos, podendo sofrer, às vezes, conseqüências desagradáveis em decorrência de possuir em uma faculdade que não conhecem e não dominam.
Além disso, nós sabemos que da faculdade mediúnica podem dispor-se bons e maus Espíritos, podendo, no caso dos maus, levarem o médium ao desequilíbrio.

Como proceder ao desenvolvimento mediúnico?

Allan Kardec e vários benfeitores espirituais nos orientam que, no desenvolvimento mediúnico, temos de vencer três etapas: intelectual - material - moral.
a) Etapa Intelectual: é representada pela necessidade do estudo.
b) Etapa Material: é o adestramento, uma forma de treinamento da faculdade mediúnica, uma familiarização com as técnicas envolvidas no processo da mediunidade.
c) Etapa moral: Somente nossa evolução moral, nossa melhora e nosso crescimento para o Bem poderão garantir-nos o assessoramento dos bons Espíritos e o exercício seguro da mediunidade, por nossa sintonia com o Bem.

Alguns cuidados devem ser tomados por todos aqueles que aspiram ao desenvolvimento mediúnico:

Culto do evangelho no lar, participação em obras assistenciais, freqüência ao centro espírita, estudos coletivos e reforma intima.

“Elevemos nosso padrão de conhecimento pelo estudo bem conduzido e apuremos a qualidade de nossa emoção pelo exercício constante das virtudes superiores...”

Dentro destes critérios de desenvolvimento da mediunidade, mesmo que nenhuma faculdade venha a desabrochar, tenhamos a certeza que estaremos desenvolvendo-nos espiritualmente e capacitando-nos para o exercício da mediunidade com Jesus.
1ª aula -Grupo Espírita de Estudos e Trabalhos Mediúnicos
03/03/10

BOM DIA

CLIQUE AQUI!!! Olá, Bom Dia!!!mas um dia de muito amor e alegria!
Afinal, se você está lendo esse blog, é sinal que Deus lhe concedeu mais um dia de existência.
E agradeça, pois você é um sortudo, sim! pois há muitos na espiritualidade, esperando essa oportunidade.
Aproveitemos cada instante, para aprendermos cada vez mais. E façamos por livre vontade, por amor! não esperemos a dor bater na nossa porta para mudarmos.
Busquemos nos melhorar a cada dia, porque foi para isso que o Pai nos criou. Ele nos deu o mesmo ponto de partida, e aqueles que descobriram a razão da existência, tem consciência de seu papel neste planeta.
Que possamos caminhar, e ajudar aqueles que precisam, afinal ninguém será feliz sozinho!
Abraço AngelCLIQUE AQUI!!!