terça-feira, 9 de março de 2010

NOSSOS PAIS ERAM MAUS


"Eram os pais mais malvados do mundo.”

As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos que comer pão, frutas e vitaminas. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvete no almoço e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne e legumes. E eles nos obrigavam a jantar à mesa, bem diferente dos outros pais que deixavam seus filhos comerem vendo televisão.

Eles insistiam em saber onde estávamos à toda hora. Era quase uma prisão. Mamãe tinha que saber quem eram nossos amigos e o que nós fazíamos com eles. Papai insistia para que lhe disséssemos com quem iríamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos.

Nós tínhamos vergonha de admitir, maseles “violavam as leis do trabalho infantil”. Nós tínhamos que tirar a louça da mesa, arrumar nossas bagunças, esvaziar o lixo e fazer todo esse tipo de trabalho que achávamos cruel. Eu acho que eles nem dormiam à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer. Eles insistiam sempre conosco para que disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, eles conseguiam até ler os nossos pensamentos.

A nossa vida era mesmo chata. Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelos 16 para chegar um pouco mais tarde. O papai, aquele chato, levantava para saber se a festa foi boa só para ver como estávamos ao voltar.

Por causa de nossos pais, nós perdemos imensas experiências na adolescência: Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime. Foi tudo por causa deles.

Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo de tudo para sermos “PAIS MAUS”, como os nossos foram.
Dr. Carlos Hecktheuer
Médico Psiquiatra
Passo Fundo - RS

PATERNIDADE UMA MISSÃO


582. Pode-se considerar a paternidade como uma missão?

— É, sem contradita, uma missão. E ao mesmo tempo um dever muito grande, que implica, mais do que o homem pensa, sua responsabilidade para o futuro. Deus põe a criança sob a tutela dos pais para que estes a dirijam no caminho do bem. E lhes facilitou a tarefa dando à criança uma organização débil e delicada, que a torna acessível a todas as impressões. Mas há os que mais se ocupam de endireitar as árvores do pomar e de fazê-las carregar de bons frutos do que endireitar o caráter do filho. Se este sucumbir por sua culpa, terão de sofre a pena, e os sofrimentos da criança na vida futura recairão sobre eles, porque não fizeram o que lhes competia para o seu adiantamento nas vias do bem.

583. Se uma criança se transviar, apesar dos cuidados dos pais, estes são responsáveis?

— Não; mas quanto mais as disposições da criança são más, mais a tarefa é pesada e maior será o mérito se conseguirem desviá-la do mau caminho.

O livro dos Espíritos - Cap X



MISSÃO EDUCADORA DOS PAIS


A maioria dos pais só procura cuidar do corpo e do intelecto do filho, como se fossem os mais importantes, esquecendo-se de alimentar o espírito com a luzes do evangelho, para que este, que é imortal, possa melhor aproveitar a presente oportunidade de evolução, errando menos e sendo melhor e mais útil a si próprio, a família, a comunidade, a pátria.
É necessário que os pais lhe apontem o melhor caminho a seguir e que nele perseverem.

A agressividade e o revide

O conflito é inevitável a violência não.
Não devemos estimular a lei mosaica do “olho por olho e dente por dente”, e nem a defesa da honra para não trazer desaforo para casa. Isso não quer dizer que os nossos filhos devem se tornar “saco de pancada”.
O revide só deve ocorrer em último caso e para a defesa da integridade física. O ditado popular que diz: “Quando um não quer dois não brigam” isso deve ser ensinado e adotado como válido.
A educação de nossos filhos com base na filosofia de não-violência os afasta de certas situações, antes que uma briga comece.
Podemos nos tornar culpados pelos atos de violência e de vandanlismo de nossos filhos se fizermos vistas grossas diante das más atitudes deles, referindo a acomodação, a tomada de decisões energéticas e punitivas.
Religião para as crianças

Muitos pais se descuidam de encaminhar os filhos nas atividades de evangelização na religião que seguem. A evangelização da criança é tão importante quanto um curso de natação, de pintura ou arte marciais.
Quando falamos em evangelizar a criança, não estamos apenas se referindo a levá-las as atividades especificas no templo religioso ou no centro espírita, e sim, desencadear um processo de aproximação da criança com Evangelho de Jesus, como uma filosofia de vida.
Neste processo se incluem a vivência e o comportamento cristão dos pais no lar, sem isso nada se consegue.
Isso vem reforçar a tese de que a educação deve sempre visar a criança no sentido de orienta-lá quanto ao seu crescimento intelectual e também o espiritual.

Esta é a missão sagrada dos pais!


APRENDENDO COM AS EPÍSTOLAS




“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” Efésio 4:29

A palavra define o Espírito. Podemos avaliar, facilmente, o nível intelectual e moral da criatura, ouvindo a sua palavra, por breves momentos.
O trabalho de auto-aprimoramento, preocupação constante de cada cristão, inclui, evidentemente, corrigir, também, os erros de linguagem, evitar expressões vulgares, aperfeiçoar a maneira de falar e o tom de voz, para que nele não haja agressividade.
Alem disso, a palavra deve ser “ a que for boa para promover a edificação”, evitando a critica destrutiva e as considerações inconvenientes, a fim de que nossos ouvintes recebam, sempre, a palavra de conforto, de incentivo de paz e de esperança.

BOM DIA!


Você é único

Não existe ninguém no planeta igual a você.
Pare de se comparar com as outras pessoas.
Elas nunca serão iguais a você, então porque tentar ser iguais a ela?
Apesar de sermos parecidos ninguém é idêntico, nossa contribuição ao mundo é exclusiva. O mundo necessita daquilo que você pode oferecer!
E Deus sabe melhor do que ninguém sobre seu potencial, e te dá inúmeras oportunidades para demonstrar tudo isso!
Contribua! O mundo espera a tua parte.

Abraços Angel