quinta-feira, 18 de março de 2010

ANJO DA GUARDA


491. Qual a missão do Espírito protetor?

— A de um pai para com os filhos: conduzir o seu protegido pelo bom caminho, ajudá-lo com os seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições sustentar sua coragem nas provas da vida.

492. O Espírito protetor é ligado ao indivíduo desde o seu nascimento?

— Desde o nascimento até a morte, e freqüentemente o segue depois da morte, na vida espírita, e mesmo através de numerosas experiências corpóreas porque essas existências não são mais do que fases bem curtas da vida do Espírito.

493. A missão do Espírito protetor é voluntária ou obrigatória?

— O Espírito é obrigado a velar por vós porque aceitou essa tarefa mas pode escolher os seres que lhe são simpáticos. Para uns, isso é um prazer; para outros, uma missão ou um dever.

493 – a) Ligando-se a um pessoa, o Espírito renuncia a proteger outros indivíduos?

— Não, mas o faz de maneira mais geral.

494. O Espírito protetor está fatalmente ligado ao ser que foi confiado à sua guarda?

—Acontece freqüentemente que certos Espíritos deixam sua posição pura cumprir diversas missões, mas nesse caso são substituídos.

495. O Espírito protetor abandona, às vezes, o protegido, quando este se mostra rebelde às suas advertências?

— Afasta-se quando vê que os seus conselhos são inúteis e que é mais forte a vontade do protegido em submeter-se à influência dos Espíritos inferiores, mas não o abandona completamente e sempre se faz ouvir. É o homem quem lhe fecha os ouvidos. Ele volta, logo que chamado.

O livro dos Espíritos

cap. IX

“Bem aventurados os puros de coração,...



...porque verão a Deus.”

O significado da expressão quer dizer que somente aqueles com o coração desprovido do mal poderão ver Deus. Como poderia alguém ainda com o coração cheio de rancor, de raiva, de sentimentos inferiores chegar a Deus? E atingir esferas mais elevadas.
Dentro deste capitulo foi relacionados outras passagens de Jesus que vem nos elucidar sobre essa pureza. E como conquistá-la.

A criança como símbolo de pureza


Jesus compara a criança como símbolo de pureza. E essa comparação significa dizer, que é necessário, a inocência que a criança possui nesta fase: franqueza, as ações ingênuas desprovidas de maldades, sem defesas, sem prepotência, sem arrogância de superioridade.

Esclarecimentos: Espírito da criança

Que o espírito que habita um corpo de criança, é realmente criança, já que as idéias e o seu caráter ainda se encontrão adormecido. E neste período a criança é mais dócil, e por isso mais acessível às impressões que podem modificar sua natureza combatendo maus hábitos trazidos da existência anteriores, o que facilita a tarefa dos pais em refrear os maus instintos e hábitos arraigados no espírito.


Práticas Exteriores

Uma das qualidades de Jesus era ser corajoso e audaz. Não se intimidava ante as autoridades religiosas e militares.
Em seus confrontos com os sacerdotes e escribas, sempre tinha uma resposta pertinente. Muitas vezes, ele ‘respondia’ a eles com outra pergunta. Isso os embaraçava e os levava a odiarem-no ainda mais.
Segundo narrativa do evangelista Lucas (capítulo 15:1-9), certa ocasião alguns fariseus e escribas vieram de Jerusalém a Jesus e perguntaram:


‘Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem’.


E Jesus, em vez de responder, preferiu formular outra pergunta:

‘Por que vocês transgridem também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? Pois Deus ordenou: Honra o teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. Mas vocês dizem: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor. E, assim, vocês invalidam a palavra de Deus, por causa da tradição. Hipócritas! Bem profetizou Isaías a respeito de vocês: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. ’


O que deixa o homem impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai dela, pois a boca fala daquilo que o coração esta cheio, e é do coração que origina todos os atos e pensamentos.
Então não basta ter a aparência da pureza, é necessário antes de tudo a pureza do coração, porque do coração é que procede o mal.


Maus Pensamentos


Podemos não cometer atos ruins, mas se pensarmos neles, mesmo que não venhamos a concretizá-lo, é sinal que a maldade ainda habita nosso coração, provando que nosso coração ainda não é puro. Portanto todo mau pensamento é o resultado da impureza ou imperfeição da alma.


Esclarecimento: palavra adultério


Jesus não se reporta à sua significação própria — infidelidade conjugal, mas ao seu sentido mais amplo, ou seja, a todo o tipo de adulteração do ser humano. Nesse sentido, comete adultério aquele que maquia o seu automóvel para ter lucro, aquele que mente para obter vantagens.


Nós não podemos fazer nada sem que antes tenhamos pensado para executá-lo. Assim sendo, melhorando o pensamento, melhora-se também a ação. Em resumo:
Na pessoa que não concebe mais o pensamento do mal, o progresso está realizado.
Naquela a quem vem esse pensamento, mas o repele, o progresso está em vias de se cumprir.Naquela, que tem esse pensamento e nele se compraz, o mal está ainda com toda a sua força.
Deus, que é justo, considera todas essas diferenças na responsabilidade dos atos e dos pensamentos do homem. Por que à medida que vamos nos esclarecendo pouco a pouco, vamos nos libertando de nossas imperfeições, conforme a nossa maior ou menor boa vontade, pois cada um emprega o seu livre arbítrio para decidir quais escolhas a tomar.
Vale aqui fazer colocação que os espíritos trouxeram:


“Aqueles que não praticaram o mal simplesmente pela falta de circunstâncias favoráveis, é tão culpada quando tivesse praticado.”


Escândalo


Jesus disse: "é necessário que haja o escândalo!" O que é o escândalo? nada mais do que o tropeço, o erro, uma ação má.
Se pensarmos que fomos criados simples e ignorantes e que o mal nada mais é que o fruto desta ignorância, sendo ainda imperfeitos, têm inclinação para o mal, e porque as más árvores dão maus frutos. Devemos, pois entender, por essas palavras, que o mal é uma conseqüência da imperfeição humana,
Os Que têm puro o coração caminha conforme as leis Divinas, e não semeia o sofrimento e a dor alheia. Não escandaliza


Ainda em seqüência, Jesus nos mostra como nos livrarmos deste mal; do escândalo, das más tendências que precisamos eliminar a fim de sermos bons.


Se tua mão te serve de causa de escândalo, corta-a


Seria absurdo tomar essa frase ao pé da letra. O que Jesus queria dizer com isso é que devemos arrancar o mal pela raiz, pois se não o fizermos ele sempre reaparecerá em nossos atos.
Esta figura de linguagem forte, enérgica traz uma proposta de reforma. Cada um de nós deve, ao longo da vida, procurar eliminar de si próprio toda e qualquer causa de queda. Arrancar as raízes dos vícios que nos cegam e estagnam na ignorância. A reforma íntima exige de nós esta atitude enérgica, esta luta contra nossa ignorância, mãe de todos os males. E a doutrina espírita, nos permite, tenhamos uma visão clara de nós mesmos, pelo uso do autoconhecimento, e que nos libertemos de todos os males e vicíos: o egoísmo, o orgulho, a intolerância.
Eliminar de nossas vidas, o que nos leva a cair.


Conclusão


Naturalmente, se somos livres para escolher, nossas escolhas vão variar de acordo com a realidade evolutiva de cada um ou seja do entendimento que cada um de nós temos. E as conseqüências também.
Muitas vezes, para compreendermos que aquilo que nós fizemos ao nosso próximo foi errado, iremos vivenciar a dor, para senti-lá em nosso peito, na tentativa de nos fazer acordar e continuar a caminhada. Não há neste sentido uma punição ao erro e sim, uma tentativa de despertar, derrubar as justificativas que construímos em torno de nós mesmos, mostrar-nos que, o que antes parecia o mais certo a fazer não passava de pura ilusão.
Criamos mecanismos de justificativa para nossas decisões, obviamente baseados naquilo que nos é conveniente, sempre nos dando razão.
Quem disse que errar é humano foi muito feliz! Realmente. Errar é humano, faz parte de nossas escolhas, do uso do livre arbítrio. Permanecer no erro é burrice, diz o complemento da frase. Permanecer no erro é parar no caminho, é mostrar-se ainda cego à verdade. É afirmar a própria ignorância.
Adquirir a pureza do coração é para aqueles que desejam ser melhores; se abrir para conhecer a si mesmo e aos seus semelhantes. É abrigar dentro do coração os melhores sentimentos.

EVANGELHO SEGUNDO ESPIRITISMO
CAP VIII

3ª aula - G.E.ESTUDOS E TRAB.MEDIÚNICOS


Os Fluidos Espirituais

O estudo dos fenômenos espíritas fez-nos conhecer os estados de matéria e condições de vida que a Ciência havia longo tempo ignorado. Ficamos sabendo que, além do estado radiante, a matéria, tornada invisível e imponderável, se encontra sob formas cada vez mais sutis que se denominam fluidos. À medida que se rarefaz, adquire novas propriedades e uma capacidade de irradiação sempre crescente; tornasse uma das formas da energia.
Esta força, gerada pelo próprio Espírito encarnado ou desencarnado, tem sido designada sob os nomes de força ódica, fluído magnético, força elétrica, força psíquica e, mais recentemente, de Bioenergia. É através dessa energia específica que os Espíritos interagem uns com os outros e exercem a sua influência no mundo corpóreo.

Trindade universal

Existem no universo três elementos fundamentais:

Deus – Espírito – Matéria

• Deus: a causa primária, a inteligência suprema, cuja natureza não nos é dada conhecer, agora;
• Espírito: o princípio inteligente, uma "energia pensante", com inteligência e moralidade próprias;
• Matéria: que na definição espírita é "tudo sobre o qual o Espírito exerce a sua ação."

Reconhecem-se três tipos de matéria:

• Matéria Ponderável: é a matéria do mundo físico, que preenche o mundo dos encarnados e dá origem aos corpos físicos;
• Matéria Imponderável: é a matéria do mundo espiritual, num tônus vibratório mais elevado que não nos é dado perceber. Forma o perispírito, as construções do mundo espiritual e os fluidos espirituais.
• Fluido Cósmico Universal (FCU): é a matéria elementar primitiva, dispersa por todo o Universo.

Fluído Cósmico Universal

Uma matéria extremamente sutil, cujas modificações e transformações vão constituir a inumerável variedade dos corpos da natureza. É nesse elemento primordial para a vida, que vibram e vivem todos os seres e todas as coisas: constelações e sóis, mundos e almas, como peixes no oceano. A manipulação desse fluido pelos Espíritos através de seus pensamentos e sentimentos vai dar origem aos fluidos espirituais.”

Fluidos espirituais

É importante ressaltar que rigorosamente não há fluidos espirituais, pois que espiritual, somente o Espírito, a alma.Quando se diz fluido espiritual, quer dizer-se o fluido mais sutil pois que guardam mais afinidade com os Espíritos. Dessa forma, é que se devem entender os fluidos espirituais.

Mecanismo de formação

Ao ser absorvido pelo corpo espiritual, o Fluido Universal será manipulado na mente. A mente humana, sediada no Centro Coronário é um brilhante laboratório de forças sutis, onde o pensamento e a vontade está aglutinando as partículas do Fluido Cósmico Universal e dando a elas as suas próprias características. O Fluido Espiritual específico da individualidade, será distribuído por todos os centros de força, ocupará as regiões mais íntimas do perispírito e ao se exteriorizar para fora da organização espiritual irá constituir a aura, distribuindo-se, logo após, pelo ambiente, formando a atmosfera espiritual do local.

Aura

A aura é o resultado da difusão dos fluidos espirituais para além da organização perispiritual.
Forma em torno do Espírito um envoltório fluídico, de cerca de 20 a 25 cm a partir da superfície do corpo, segundo Hernani Guimarães de Andrade, e vai se constituir no retrato de nosso mundo íntimo. O que somos, o que pensamos e o que sentimos será fielmente retratado em nosso campo áurico.
Todos os elementos da natureza possuem a sua aura típica, mas será no homem, devido aos seus diversos estados de sensibilidade e afetividade, que as irradiações áuricas irão sofrer as mais profundas modificações.

Características dos Fluidos

Em decorrência então da evolução espiritual e das peculiaridades particulares de cada pessoa, os fluidos irão assumir características diversas:

a) Pureza: varia ao infinito e depende do grau de evolução moral que a criatura já alcançou.
Os fluidos menos puros, densos, grosseiros.
b) Propriedades Físicas: os fluidos espirituais apresentam características físicas como: odor, coloração, temperatura, etc.
c) Qualidade dos Fluidos: Sendo esses fluidos formados a partir do pensamento e, podendo este modificar-lhes as propriedades, é evidente que eles devem achar-se impregnados das qualidades boas ou más dos pensamentos que os fazem vibrar.

Bibliografia
1) A Gênese - Allan Kardec
2) No Invisível - Léon Denis
3) Evolução em Dois Mundos - André Luiz / Chico Xavier

OI!

Bom-Dia - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut
TENHA UM DIA DE MUITA ALEGRIA!

ANGEL