sábado, 20 de março de 2010

ESCRAVO DO MAL


"Todo aquele que faz o mal, é escravo do mal que faz, sendo impossível liberar-se de tal escravidão, sem antes percorrer os difíceis túneis do sofrimento que liberta ou do amor que redime para a vida imortal."

INICIAÇAO AO ESTUDO DA DOUTRINA


"Não ignoramos que muitas pessoas vieram a se tornar adeptos do Espiritismo,até por terem contato com obras não espírita; por meio de "romances" tido como espíritas, e também por terem suas dores morais e até físicas aliviadas ou até curadas pelo contato com os centros espíritas.
Mas somos motivados pela necessidade natural de didática e organização na passagem das informações no aprendizado formal de qualquer assunto. Não podemos avaliar a atenção despertada informalmente, pois cada caso é um caso, além de que nada acontece por acaso...

Nossa opinião é simples: resume-se pelo menos em sugerir claramente que a Casa recomende que as obras da codificação sejam lidas e estudadas. Começando pelo "O que é Espiritismo", pelo seu conteúdo introdutivo e didático. E as outras obras, na sequência de sua edição.

Para garantir ao público, o correto entendimento dos motivos pelos quais a Doutrina Espírita baseia-se na Ciência, na Filosofia e na Religião. Não é questão de fazer proselitismo, mas de critério científico.

Tenhamos cuidado de não deixar "representar " o Espiritismo pelos livros de romance "espíritas".

Sem perceber, muitas vezes estamos igrejificando nossa Doutrina pela falta de estudo, substituindo-o por achismos e dogmas.

Realmente, Fora da Caridade Não Há Salvação; e podemos ver isso com clareza em tudo o que é modesto e feito com humildade e amor no coração...
Mas o bem precisa ser Bem feito!


O semeador

set/09

GOZOS DOS BENS DA TERRA


711. O uso dos bens da Terra é um direito de todos os homens?

- Esse direito é a conseqüência da necessidade de viver. Deus não pode impor um dever sem conceder os meios de ser cumprido

712_Com que fim Deus fez atrativos os gozos dos bens materiais?

- Para instigar o homem ao cumprimento da sua missão e também para o provar na tentação.

712 – a) Qual o objetivo dessa tentação?

- Desenvolver a razão que deve preservá-lo dos excessos.

Comentário de Kardec: Se o homem não fosse instigado ao uso dos bens da Terra senão em vista de sua utilidade, sua indiferença poderia ter comprometido a harmonia do Universo. Deus lhe dá o atrativo do prazer que o solicita a realização dos desígnios da Providência. Mas, por meio desse mesmo atrativo, Deus quis prová-lo também pela tentação, que o arrasta ao abuso, do qual a sua razão deve livrá-lo

713. Os gozos têm limites traçados pela Natureza?

- Sim, para vos mostrar o termo do necessário; mas pelos vossos excessos chegais até o aborrecimento e com isso vos punis a vós mesmos.

714.Que pensar do homem que procura nos excessos de toda espécie um refinamento dos seus gozos?

— Pobre criatura que devemos lastimar e não invejar, porque está bem próxima da morte!

714 – a) É da morte física ou da morte moral que ele se aproxima?

— De uma e de outra.

Comentário de Kardec: O homem que procura, nos excessos de toda espécie um refinamento dos gozos colocá-se abaixo dos animais, porque estes sabem limitar-se à satisfação de suas necessidades. Ele abdica da razão que Deus lhe deu para guia e quanto maiores forem os seus excessos maior é o império que concedeu a sua natureza animal sobre a espiritual. As doenças, a decadência, a própria morte, que são a conseqüência do abuso, são também a punição da transgressão da lei de Deus.

O livro dos Espíritos

Cap. V - item III

PRAZER NA VIDA

..."a Humanidade vive buscando o prazer, porém cada um a seu modo. Se perguntarmos a cem pessoas diferentes que prazer estão buscando na vida, certamente teremos as mais diversas respostas.
  • Um jogador de futebol, por exemplo, dirá que procura o prazer no ato de marcar um gol.
  • Um religioso dirá que tem prazer em servir a Deus.
  • Um alcoólatra certamente conmentará que precisa da bebida para ter um pouco de prazer.
  • Outros só encontram prazer no trabalho.

Enfim, cada um busca uma forma de prazer. E o que é prazer para uns, pode ser desprazer para outros.

Afinal de contas, onde então estaria o prazer? Difícil seria estabelecer um padrão de prazer, porque as pessoas são diferentes entre si, cada uma está numa faixa evolutiva diversa, com gostos e tendências diferentes.

Interessante notar que o prazer de hoje poderá ser o desprazer de amanhã;

Quem se entrega ao prazer do cigarro, amanhã poderá experimentar o desprazer de um grave problema pulmonar. Quem se dedica ao prazer do sexo irresponsável, amanhã poderá provar doenças desastrosas. A sabedoria popular já sentenciou: alguns segundos de prazer podem se transformar em anos de sofrimento.

O problema surge quando nós colocamos a busca do prazer na satisfação dos nossos mais baixos instintos.

Por outro lado, as religiões parecem divulgar a idéia de que tudo o que dá prazer é pecado. E parece que , quanto maior o pecado, maior o prazer. Essa idéia contém meia verdade. O prazer em si mesmo não representa qualquer violação às leis de Deus. Se Deus é amor, deve ser também alegria e felicidade. Não consigo ver em Deus um ser bravo, de mal com a vida. Impossível. Ele certamente não deve gostar de sofrimento, de cara feia, de gente sisuda, de gente que, a pretexto de se elevar espiritualmente, veste-se como um santo, mas vive como demônio.

E você, querido leitor, tem encontrado prazer em sua vida?

Um bom teste é saber como você acorda pela manhã:

Desperta logo e já pula da cama para iniciar suas atividades com alegria ou já acorda lamentando-se por mais um dia de sacrifícios?´

Só é realmente feliz quem encontra o prazer de viver.

Que tal começar a descobrir esse prazer?

Comece agora, sorrindo.

Cumprimente as pessoas afetuosamente, faça as suas tarefas colocando todo o seu talento, a sua energia divina. Cumprimente o dia que está iniciando para você, agradeça o sol, a noite, a lua, as estrelas, a chuva, o vento e tudo conspirará a seu favor, porque afinal de contas você está de bem com a vida. Não espere que as coisas fiquem boas na sua vida para que você comece a mudança necessária.

O seu mundo exterior é apenas o reflexo do que é o seu mundo interior. Sorria para a vida, que ela também haverá de sorrir para você! Tenha prazer em estar vivo!

Sem medo de ser feliz

José Carlos De Lucca

BOM DIA!



Ah! como bom estar vivo, como bom poder trabalhar, estudar, aprender e perceber a grandeza de Deus, até nas mínimas coisas. Como bom abrir os olhos de manhã, e sorrir para a vida. Mas só é feliz, aqueles que percebem que não é apenas um corpo físico, mas uma essência espiritual. Que nascemos para evoluir.
E que um dia deixaremos este corpo material, sem que isso seja o fim da nossa vida.
Então vamos buscar o prazer de viver, e não viver para o prazer!
Angel