quinta-feira, 1 de abril de 2010

Reflexão

Religiao Espírita


 Façamos como Chico, nos ocupemos com nós mesmos, cada um responderá por aquilo que houver praticado.

Opinião

Kardecismo

Antes de entrar nas ponderações filosóficas sobre esse polêmico tema, devemos alertar que, afirmar que espiritismo refere-se tão somente a doutrina espírita codificada é o mesmo que remar contra a maré ou andar na contra mão da história, mesmo porque no Brasil o senso comum já consagrou o termo espiritismo como a universalização de todas as manifestações espiríticas desde as pajelanças e candomblé até a moderna técnica apométrica.

Além disso, devemos considerar que quando Kardec lançou a sua doutrina, não eram ainda conhecidos o candomblé, umbanda, reik e muito menos a apometria que só viriam a aparecer quase duzentos anos mais tarde mas utilizando os mesmos princípios magnéticos das mesas girantes.

Como desfazer esse equívoco é praticamente impossível, somos de opinião que a denominação Kardecismo além de ser um divisor entre a doutrina e o misticismo é mais simpático ao leigo porque tem o peso e o respeito do seu ilustre codificador. Assim, usaremos o termo Kardecismo para identificar a doutrina espírita ou o espiritismo dos ortodoxos.

Religião, ciência ou filosofia

Sabemos que o kardecismo enquanto manipulador de forças etéreas é considerado pelos seus seguidores, ao mesmo tempo, ciência, religião e uma filosofia. Embora respeitemos todos os argumentos e considerações, somos forçados ponderar que o tríplice aspecto invocado pelos espíritas é tão falho quanto a sua própria constituição.

A nossa linha de raciocínio se pauta pela lógica da própria história, de que no passado a filosofia, a ciência e a religião formavam um único todo. Como uma já atrapalhava a outra, com o passar do tempo à própria evolução foi tratando de separá-las de forma que quando a ciência se libertou da religião, abriu também o caminho para o divórcio da filosofia.

Assim, a defesa da nossa argumentação está na própria definição de cada aspecto, conforme podemos verificar.
Filosofia, é a vontade de saber, é a observação, a busca e a pesquisa.
Ciência, é a possibilidade de saber, através dos experimentos e da comprovação.
Religião, é a certeza de saber, é estar convencido, mesmo sem qualquer prova, que na hora da morte a confissão, o arrependimento ou a extrema unção livram o pecador do inferno.

Por outro lado, sabemos que a filosofia sendo a razão não se coaduna com a religião que é o dogma.
Além disso, a religião como conhecemos, é cheia de misticismo, rituais, e simbologias físicas como imagens, cruz, velas, espada, estrela etc. que sempre foram sistematicamente anatematizadas pelo kardecismo.
Depois, já está provado que a manipulação de forças etéreas, não depende de fé e nem de religiosidade, e que qualquer ateu pode trabalhar essas forças e às vezes, até em melhores condições que muitos místicos ou religiosos, por exemplo, as técnicas apométricas.

Já a classificação do kardecismo como ciência nos parece imprecisa, visto que sendo ele antes de tudo uma doutrina não se enquadra nos pressupostos básicos para identificá-lo como tal, mesmo porque, doutrinas e religiões não são consideradas ciências.

Considerando finalmente, que cientificamente cada aspecto é diferente do outro, seria uma incoerência o kardecismo abarcar em seu bojo todas elas ao mesmo tempo. Ou é uma coisa, ou é outra.

Pelo exposto, e considerando que o kardecismo não podendo ser considerado uma ciência, muito menos uma religião, a classificação mais apropriada a nosso ver é sem dúvida uma doutrina filosófica ou simplesmente uma filosofia.

Jhon
Espiritualista

Espiritismo Salva?


982. Será necessário que professemos o Espiritismo e creiamos nas manifestações espíritas, para termos assegurada a nossa sorte na vida futura?

“Se assim fosse, seguir-se-ia que estariam deserdados todos os que não crêem, ou que não tiveram ensejo de esclarecer-se, o que seria absurdo. Só o bem assegura a sorte futura. Ora, o bem é sempre o bem, qualquer que seja o caminho que a ele conduza.”

A crença no Espiritismo ajuda o homem a se melhorar, firmando-lhe as idéias sobre certos pontos do futuro. Apressa o adiantamento dos indivíduos e das massas, porque faculta nos inteiremos do que seremos um dia. É um ponto de apoio, uma luz que nos guia.
O Espiritismo ensina o homem a suportar as provas com paciência e resignação; afasta-o dos atos que possam retardar-lhe a felicidade, mas ninguém diz que, sem ele, não possa ela ser conseguida.

O livro dos Espíritos
Cap.II
Parte 4

Vais e não Peques Mais


Deus, na sua bondade e justiça, permite a nós que sejamos perdoados. E apenas nos pede que não incorramos nos mesmos erros.
Jesus, representante da divina Providência na Terra, segundo as narrativas evangélicas, exerceu inúmeras vezes a sublime indulgência, acompanhada do conselho que previne novas quedas.
É preciso entender que o perdão não exime a pessoa da responsabilidade.
O Espiritismo nos ensina que é preciso expiar e reparar o mal cometido.
O perdão significa que Deus nos aceita como somos, compreende nossos erros segundo nossas motivações, e, como bom pai, nos ampara para que nos reergamos e possamos seguir em frente no caminho do bem.
Quem de nós pode se gabar de nunca ter falhado? E mais, quem de nós pode dizer de consciência tranquila que nunca incorreu nos mesmos erros?
É de nossa natureza que repitamos o comportamento cristalizado pelo hábito de inúmeras reencarnações.
A idéia fixa é a responsável pelas alienações, pelas obsessões e pela repetição de comportamentos arraigados. Lutar contra a personalidade que construímos em gerações e acalentamos, ciosos de nós mesmos pelo nosso orgulho e egoísmo, eis o grande desafio.


Jornal O imortal

Bom Dia

Quantas vezes nos deparamos com situações que nos machuca, que nos aflige, que dilacera nosso coração, nos fazendo sofrer,mas lembremos sempre, que tudo passa, os obstáculos são superados, aproveitemos as lições duras, tirando dela o aprendizado que irá disciplinar o nosso espírito, deixando-o mais forte, mas esclarecido,mas piedoso e indulgentes com as falhas alheias.Pois estamos todos aprendendo. Não te pertubes tanto com a luta, o que lhe parece ser um mero sofrimento, é um engrandecimento para tua alma.
Angel