sexta-feira, 9 de abril de 2010

Bom Dia Amigos!

Poemas


ANGEL

Visão Espírita da Bíblia

Que o nome quer dizer simplesmente: O Livro, é na verdade uma biblioteca, reunindo os livros diversos da religião hebraica. Representa a codificação da primeira revelação do ciclo do Cristianismo.
Livros escritos por vários autores estão nela colecionados, em número de 42. Foram todos escritos em hebraico e aramaico e traduzidos mais tarde para o latim, por São Jerônimo, na conhecida Vulgata Latina, no século quinto da nossa Era.

Novo Testamento

As igrejas católicas e protestantes reuniram a esse livro os Evangelhos de Jesus, dando a estes o nome geral de Novo Testamento. O Evangelho, como se costuma designar o Novo Testamento, não pertence de fato à Bíblia. É outro livro, escrito muito mais tarde, com a reunião dos vários escritos sobre Jesus e seus ensinos.
O Evangelho é a codificação da segunda revelação cristã. Traz uma nova mensagem, substituindo o deus-guerreiro da Bíblia pelo deus-amor do Sermão da Montanha.

As Três Revelações

A antiga religião hebraica é geralmente conhecida como Mosaísmo, porque surgiu e se desenvolveu com Moisés.
A nova religião dos Evangelhos é designada como Cristianismo, porque vem do ensino do Cristo.
Mas, assim como nas páginas da Bíblia está o advento do Cristo, também nas páginas está anunciado o advento do Espírito de Verdade. Este advento se deu no século passado, com a terceira e última revelação cristã chamada revelação espírita.

Revelação dos Espíritos

Cinco novos livros aparecem, então, escritos por Kardec, mas ditados, inspirados e Orientados pelo Espírito de Verdade e outros Espíritos Superiores. Os cinco livros fundamentais do Espiritismo, que têm como base O Livro dos Espíritos, representam a codificação da terceira revelação. Essa revelação se chama Espiritismo porque foi dada pelos Espíritos. Sua finalidade é esclarecer os ensinos anteriores, de acordo com a mentalidade moderna, já suficientemente arejada e evoluída para entender as alegorias e símbolos contidos na Bíblia e no Evangelho. Mas enganam-se os que pensam que a Codificação do Espiritismo contraria ou reforma o Evangelho.

A Bíblia é a palavra de Deus?

Revelar é ensinar, e isso tanto pode ser feito pêlos Espíritos (revelação divina) quanto pêlos homens (revelação humana), mas não por Deus "em pessoa", porque Deus age através de suas leis e dos Espíritos.
A revelação bíblica, portanto, não pode ser chamada de "palavra de Deus".
Ela é, apenas, a palavra dos Espíritos-Reveladores, e essa palavra é sempre adequada ao tempo em que foi proferida. Isto é confirmado pela própria Bíblia.
A expressão "a palavra de Deus" é de origem judaica. Foi naturalmente herdada pelo Cristianismo, que a empregou para o mesmo fim dos judeus: dar autoridade à Igreja.

Devemos concluir que a Bíblia é um erro?

"Não, mas que os homens se enganaram na sua interpretação".
Essa palavras de Kardec, sustentadas através de toda a Codificação, esclarecem a posição espírita.
Os leitores encontrarão explicações detalhadas a respeito em o Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan, que é um manual de moral evangélica.
O Espiritismo reconhece a ação de Deus na Bíblia, mas não pode admiti-la como a "palavra de Deus".
Na verdade, como ensinou o apóstolo Paulo, foram os mensageiros de Deus, os Espíritos, que guiaram o povo de Israel, através dos médiuns, então chamados profetas. O próprio Moisés era um médium, em constante ligação com lave ou Jeová, o deus bíblico, violento e irascível, tão diferente do deus-pai do Evangelho. Devemos respeitar a Bíblia no seu exato valor, mas nunca fazer dela um mito, um novo bezerro de ouro. Deus não ditou nem dita livros aos homens.

Trechos tirado do livro:
Visão Espírita da Bíblia
J. Herculano Pires

Como a gente FAZ a ansiedade?

 Indo para o amanhã.Existe o amanhã? Não,como também não existe o passado.
Só temos o agora e só podemos estar no presente. Então a ansiedade é um fenômeno da imaginação, e esta é ótima quando bem usada, porém quando mal administrada traz resultados nefastos. E não adianta falar “VOU LARGAR” .
É preciso sim controlar sua imaginação. Eu tenho o arbítrio para isto.
Como você sabe FAZER a ansiedade, tem que saber também COMO DESFAZER .
Quando você está fazendo, você vai para o futuro e fica lá inventando moda.
Você não está planejando, programando, e isto sim é até bom, porém você está procurando PROBLEMAS.
E aí é que começa o pior jogo que se pode fazer o jogo do “E SE...” Isso é terrível, pois imagina sempre o pior e fica lá tentando resolver o problema (preocupação).
Se (pré)ocupando com algo imaginário. Você produz medo e ainda fica: “O QUE QUE EU VOU FAZER SE... ?
 Ex.: vou fazer uma festa daqui 15 dias, e começo agora com os “e se...”, não estou planejando as coisas necessárias, bebidas, comidas, etc., e sim conjecturando sobre o que pode acontecer na festa, se fulano vem, se vai esfriar o tempo, se a comida vai ser suficiente.
E assim coloco agora toda a energia sobre algo que irá ocorrer somente daqui a 15 dias. Esta energia represada dentro de mim vai provocar a ansiedade, pois o fato não está ainda ocorrendo para que ela seja usada. E o que vai acontecer? No dia da festa, após a mesma, você estará exaurido completamente. Não foi a festa que cansou, e sim todas as suas expectativas colocadas nos dias que a precederam.
O que é preocupação? É algo que ainda não está e pelo qual você já está se ocupando, ou seja você está se ocupando com uma coisa que ainda não existe e que talvez nem vá existir. E a tendência da preocupação é sempre para o pior.
Nós aprendemos desde crianças que preocupação é coisa de gente séria, gente responsável. As pessoas acham que se preocupar é consideração com os outros: “estou preocupada com você, pois as coisas podem não dar certo”.
Que horror! Você precisa disso?! Isso é doença! Não ajuda a pessoa e ainda destrói, isso sim.
Você aprendeu que, quando gosta, se preocupa, então isto foi aprendido, você pode mudar, você não nasceu com isso.Você copiou dos outros.
Você também pode viver sem medo e sem ansiedade.
O que foi aprendido se muda.

CURSO VIDA E CONSCIÊNCIA - GASPARETTO

Atitudes que combatem a Ansiedade

CONCENTRE-SE - Preste atenção na atividade que você está realizando, em vez de fazer uma coisa enquanto pensa em outra. Mantenha-se no presente!

COMBATA OS PENSAMENTOS NEGATIVOS - Não se deixe enganar pela mente.

VÁ À LUTA EM VEZ DE FICAR SE PREOCUPANDO - os problemas se resolvem no plano da ação e não no do pensamento. Pense nas soluções dos seus conflitos e tome boas atitudes. No intervalo entre essas duas coisas, não fique remoendo idéias fixas. Isso não resolve os problemas e só serve para nos deixar ainda mais angustiados.

RESPIRE - Quando bater aquela tensão, respire fundo e pense: preciso mesmo ficar tão aflito e ter tanta pressa para resolver isso?

ENCARE AS DIFICULDADES - Perder faz parte da vida. Não queira ganhar a qualquer custo. Tenha claro na cabeça que não temos como controlar todas as situações.

Fazer o Bem

EM SILÊNCIO
"Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos do Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus." - Paulo. (EFÉSIOS, 6:6.)

Se sabes, atende ao que ignora, sem ofuscá-lo com a tua luz.
Se tens, ajuda ao necessitado, sem molestá-lo com tua posse.
Se amas, não firas o objeto amado com exigências.
Se pretendes curar, não humilhes o doente.
Se queres melhorar os outros, não maldigues ninguém.
Se ensinas a caridade, não te trajes de espinhos, para que teu contacto não dilacere os que sofrem.
Tem cuidado na tarefa que o Senhor te confiou.
É muito fácil servir à vista. Todos querem fazê-lo, procurando o apreço dos homens.
Difícil, porém, é servir às ocultas, sem o ilusório manto da vaidade.
É por isto que, em todos os tempos, quase todo o trabalho das criaturas é dispersivo e enganoso.
Em geral, cuida-se de obter a qualquer preço as gratificações e as honras humanas.
Tu, porém, meu amigo, aprende que o servidor sincero do Cristo fala pouco e constrói, cada vez mais, com o Senhor, no divino silêncio do espírito...
Vai e serve.
Não te dêem cuidado as fantasias que confundem os olhos da carne e nem te consagres aos ruídos da boca.
Faze o bem, em silêncio.
Foge às referências pessoais e aprendamos a cumprir, de coração, a vontade de Deus.

Vinha de Luz
Francisco Cândido Xavier
Pelo espírito Emmanuel