terça-feira, 13 de abril de 2010

Mais um Dia...

bom-dia

QUE TEU DIA SEJA REPLETO DE ACONTECIMENTOS BONS!
ANGEL

Trabalho Espírita

Resgatando os Sonhos

Na vida espiritual, a grande maioria dos que deixaram a carne carreiam consigo lastimável estado emocional de descrença e desvalor, em razão de perambularem pela vida física abatidos pelas provas e expiações dolorosas, que lhes subtraíram a capacidade de sonhar viver em paz e felizes.

As experiências provacionais na opressão, no sofrimento, nas privações, metas não atingidas, perdas “irreparáveis”, anseios reprimidos, doenças “incuráveis”, velhice frustrada, tudo isso nas mágoas e nas vielas da obsessão e da enfermidade reduzem a liberdade do homem, esgrimindo-o a regimes severos de disciplina e aprendizado.

Nessa conjuntura seus sonhos e ideais são soterrados por obrigações e necessidades de cada dia no amargor da realidade. Nessa peregrinação de miseráveis sentidos, pobreza de valores e vivências é que muitas almas fazem o doloroso aprendizado dos bons costumes e da melhoria espiritual.

Quando encontram grupos acolhedores e fraternos que se prestam ao serviço do amor incondicional e operante, deparam-se com um oásis dessedentador ante o deserto provacional de suas existências, resgatando forças “incompreensíveis” junto aos trâmites de sua rotina.

O afeto revitaliza em suas almas a coragem, o ânimo, a esperança, resgatando antigos valores adormecidos e espezinhados pela tormenta e pela sofreguidão.
Retomam também, ao longo de um tempo, a capacidade de sonhar colocando em ação os departamentos da imaginação e da criatividade, no desenvolvimento de metas sábias e harmonizadas com os novos conhecimentos e projetos de vida, sob a tutela da Imortalidade.

O estudo e o trabalho espíritas servem-lhes de investimento motivador da liberdade com responsabilidade, para a qual irão destinar, de agora para o futuro, todos os seus esforços possíveis na tentativa de dar sentido nobre e embelezador às suas vidas, até então, para eles, vazias e pobres.

Esse idealismo, essa paixão por um sonho de melhora espiritual é das mais preciosas dádivas a que pode entregar-se alguém, frente aos muitos sonhos ilusórios e vácuos cultivados por maioria esmagadora da humanidade terrena, ante os apelos do materialismo e do prazer dos sentidos.

Razão pela qual, ante os quadros humanos de dor, o centro espírita deve ser aquele oásis de amor, paz e esperança aos viajantes cansados e oprimidos do caminho.
Repetindo a diretriz do Mestre vinde a mim que vos aliviarei, a casa espírita, na pessoa de seus cooperadores e condutores, deve direcionar seus ambientes, quanto possível, para auxiliarem o homem a recuperar sua dignidade e sentir-se novamente um Filho de Deus.


Laços de Afeto
WANDERLEY S. DE OLIVEIRA
DITADO PELO ESPÍRITO ERMANCE DUFAUX

Conhecimento de Si Mesmo

“O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual. Mas, direis, como há de alguém julgar-se a si mesmo? Não está aí a ilusão do amor-próprio para atenuar as faltas e torná-las desculpáveis? O avarento se considera apenas econômico e previdente; o orgulhoso julga que em si só há dignidade. Isto é muito real, mas tendes um meio de verificação que não pode iludir-vos. Quando estiverdes indecisos sobre o valor de uma de vossas ações, inquiri como a qualificaríeis, se praticada por outra pessoa. Se a censurais noutrem, não na poderia ter por legítima quando fordes o seu autor, pois que Deus não usa de duas medidas na aplicação de Sua justiça. Procurai também saber o que dela pensam os vossos semelhantes e não desprezeis a opinião dos vossos inimigos, porquanto esses nenhum interesse têm em mascarar a verdade e Deus muitas vezes os coloca ao vosso lado como um espelho, a fim de que sejais advertidos com mais franqueza do que o faria um amigo".

Santo Agostinho

O Livro dos Espíritos
Parte III cap.XII
Da perfeição Moral

Lições para ensinar ao Mundo


20 LIÇÕES DE JESUS
1. FRATERNIDADE
“Um só é o vosso Mestre - Cristo - e todos vós sois irmãos. Um só é o vosso Pai, o do Céu.” - Mt. 23: 8.10

2. NOVO MANDAMENTO
“Um Novo Mandamento vos dou: Que ameis uns aos outros. Assim como vos amei que também vos ameis uns aos outros.”
Jo. 13: 34

3. RENOVAÇÃO
“Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” - Lc. 6: 46

4. ESFORÇO PRÓPRIO
“Entrai pela Porta Estreita, porque larga é a porta que leva à perdição.” - Mt. 7.13

5. TESOURO ETERNO
“Fazei tesouros no céu que jamais acabem. Porque onde estiver o vosso tesouro aí estará também o vosso coração.” - Lc 12: 33.34

6. FIDELIDADE
“Quem não carrega a sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.” - Lc. 14: 27

7. RENÚNCIA
“Guardai-vos de toda a cobiça, pois a vida de alguém não está na abundância de seus haveres.” - Lc. 12: 15
“Com efeito, de que serve ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?” - Mc. 8: 36
“Curai enfermos, limpai leprosos, expulsai demônios. Daí de graça o que de graça recebestes.” - Mt. 10: 8

8. JULGAMENTO
“Não julgueis para não serdes julgados. Porque, com a medida com que medirdes vos será medido.” - Mt. 7:1. 2

9. PIEDADE CRISTÃ
“Sede misericordiosos como também vosso Pai é misericordioso.” - Lc. 6: 36

10. CAUSA E EFEITO
“Todo aquele que comete o pecado é escravo do pecado.”
Jo. 8: 34

11. JUSTIÇA
“Tudo aquilo que queres que te façam fazei-o também tu aos outros.” - Mt. 7: 12

12. LIBERTAÇÃO
“Se permanecerdes constantes na minha palavra conhecereis a Verdade e ela vos libertará.” - Jo. 8: 31.32

13. HUMILDADE
“Todo aquele que se exaltar será humilhado e todo aquele que se humilhar será exaltado.” - Mt. 18:1. 5

14. VIGILÂNCIA
“Vigiai e Orai porque não sabeis quando será o tempo.”
Mc. 13: 33

15. PERDÃO
“Se teu irmão te ofender SETE VEZES no dia e sete vezes voltar arrependido, perdoar-lhe-ás.” - Lc. 17: 4

16. SALVAÇÃO PELAS OBRAS
“O filho do homem virá na glória do seu Pai com os seus anjos e retribuirá a cada um segundo as suas obras.”
- Mt. 16: 27
“Os que tiverem feito o bem sairão para a ressurreição de vida, e os que tiverem feito o mal para a ressurreição da condenação.” -
Jo. 5: 29

17. VERDADE
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém poder ir ao Pai, senão por meio de mim.” - Jo. 14: 6

18. LUZ
“Eu sou a Luz do mundo, quem me segue terá a Luz da Vida.” -
Jo. 8: 12

19. AMOR
“Ama ao teu próximo como a ti mesmo.” - Mt. 22: 39

20. VIDA ETERNA
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem e eu lhes dou a vida eterna.” - Jo. 10: 27.28

IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA – Mc. 16: 15

Um pedido: Retransmita estas lições para muitas pessoas em favor da PAZ E DO AMOR NA TERRA.

João Batista Cabral
ADE-SERGIPE

SOLIDÃO


"O presidente, porém, disse: - mas, que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: - seja crucificado." - (MATEUS, 27:23.)

A medida que te elevas, monte acima, no desempenho do próprio dever, experimentas a solidão dos cimos e incomensurável tristeza te constringe a alma sensível.
Onde se encontram os que sorriram contigo no parque primaveril da primeira mocidade? Onde pousam os corações que te buscavam o aconchego nas horas de fantasia? Onde se acolhem quantos te partilhavam o pão e o sonho, nas aventuras ri dentes do início? Certo, ficaram...
Ficaram no vale, voejando em círculo estreito, à maneira das borboletas douradas, que se esfacelam ao primeiro contacto da menor chama de luz que se lhes descortine à frente.

Em torno de ti, a claridade...mas também o silêncio...
Dentro de ti, a felicidade de saber, mas igualmente a dor de não seres compreendido...
Tua voz grita sem eco e o teu anseio se alonga em vão.
Entretanto, se realmente sobes, que ouvidos te poderiam escutar a grande distância e que coração faminto de calor do vale se abalançaria a entender, de pronto, os teus ideais de altura? Choras, indagas e sofres...
Contudo, que espécie de renascimento não será doloroso?
A ave, para libertar-se, destrói o berço da casca em que se formou, e a semente, para produzir, sofre a dilaceração na cova desconhecida.
A solidão com o serviço aos semelhantes gera a grandeza.
A rocha que sustenta a planície costuma viver isolada e o Sol que alimenta o mundo inteiro brilha sozinho. Não te canses de aprender a ciência da elevação.
Lembra-te do Senhor, que escalou o Calvário, de cruz aos ombros feridos. Ninguém o seguiu na morte afrontosa, à exceção de dois malfeitores, constrangida à punição, em obediência à justiça. Recorda-te dele e segue...
Não relaciones os bens que já espalhaste. Confia no Infinito Bem que te aguarda.
Não esperes pelos outros, na marcha de sacrifício e engrandecimento. E não olvides que, pelo ministério da redenção que exerceu para todas as criaturas, o Divino Amigo dos Homens não somente viveu, lutou e sofreu sozinho, mas também foi perseguido e crucificado.


Fonte viva
Chico Xavier