quarta-feira, 21 de abril de 2010

Bom Dia


“Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5:22-23).


Você é Cristão?
Você pratica as ações que evidênciam isso que diz?
"A fé sem obras é morta".
Que no dia de hoje e em todos os outros,
possamos fazer com que essa nossa opção,
seja concretizada pelas nossas ações.

Abraço Angel

8ª aula- G.E.de Estudos e Trabalhos Mediúnicos

Continuação do capítulo 8
Ideoplastia
Ideoplastia - palavra de origem grega que trata do estudo das formas através do pensamento.
Na literatura espírita, também podemos encontrar outras designações com o mesmo significado:
criações fluídicas, formas-pensamento, imagens fluídicas, ou, ainda, construções mentais.

Mecanismo e Duração
Os Espíritos atuam sobre os fluidos espirituais empregando o pensamento e a vontade, seus principais instrumentos de ação. Por este mecanismo, eles podem imprimir aos fluidos, direção, pode lhes aglomerar, combinar, dispersar, organizar, podendo também, mudar-lhes as propriedades.
É dessa forma que as águas podem ser fluidificadas, adquirindo certas qualidades curadoras.
O pensamento reflete-se no perispírito.Na medida em que o pensamento se faz, instantaneamente o corpo fluídico retrata as formas criadas, deixando de existir tão logo o mesmo pensamento cesse de agir naquele sentido.Basta que o Espírito pense numa coisa para que esta se reproduza.
Isto permite entender por que todo e qualquer pensamento pode tornar-se conhecido: por evidenciar-se no corpo fluídico, podem ser percebido por outros Espíritos, encarnados ou desencarnados, que estejam vibrando em sintonia. Mas, é importante considerar que o que realmente é visto pelo observador é a intenção. Sua execução, todavia, vai depender da persistência de propósitos, de circunstâncias que a favoreçam.

Recursos Ideoplásticos nas Reuniões Mediúnicas
Em cada reunião espírita, orientada com segurança, existem Espíritos prestativos e operantes, eficientes e unidos que manipulam a matéria mental necessária à formação de quadros educativos.
São recursos imprescindíveis à criação de formas-pensamento, com vistas à transformação dos companheiros em sofrimento e desequilíbrio que se manifestam.
Assim, formam-se jardins, templos, fontes, hospitais, escolas, oficinas, lares e quadros outros em que os Espíritos comunicantes sintam-se como que tornando à realidade pregressa, através da qual se põem mais facilmente ao encontro da realidade espiritual, sensibilizando-os nas fileiras mais íntimas. Pelo mesmo processo são-lhes revitalizadas a visão, a audição, a memória e o tato.

Importante: pelos mesmos recursos ideoplásticos são criados quadros para ajudar a mente dos encarnados que operam na obra assistencial dentro do Evangelho de Jesus. Para isso, é necessário oferecer o melhor material dos nossos pensamentos, palavras e atitudes. Toda cautela é recomendável no esforço preparatório de uma reunião espírita para socorro a desencarnados menos felizes, mesmo quando não sejamos portadores de maiores possibilidades; através da oração convertamo-nos em canais de auxílio, apesar da precariedade dos nossos recursos. É imprescindível tranqüilidade, carinho, compreensão e amor para que a programação dos companheiros espirituais encontrem em nós base segura na sua realização.

O homem é a sua vida mental. Aquele que se compraz na aceitação da própria decadência acaba na posição de excelente incubador de bactérias e sintomas mórbidos. Quanto mais largo é o vôo, mais radiosas as claridades, mais inebriantes as alegrias sentidas, mais poderosas as forças adquiridas, maiores possibilidades de ajuda.

Bibliografia
1) O Livro dos Espíritos - Allan Kardec
2) O Livro dos Médiuns - Allan Kardec
3) A Gênese - Allan Kardec
4) Mecanismos da Mediunidade - André Luiz / Chico Xavier
5) Correnteza de Luz - José Raul Teixeira
6) Antologia do Perispírito - José Jorge
7) Mecanismos da Mediunidade - André Luiz / Chico Xavier
8) Libertação - André Luiz / Chico Xavier
9) Sexo e Destino - André Luiz / Chico Xavier

O que é desenvolver uma mediunidade?

Antigamente, quando eram ainda menores os nossos conhecimentos das mediunidades,achávamos que desenvolver uma mediunidade era acelerá-la praticamente à força. Mas agora, felizmente, sabe-se que não é nada disto, haja vista que, em cada médium, a sua mediunidade, em sendo um processo natural, tem seu próprio tempo de afloração, crescimento e maturação.
Assim sendo, em um médium a sua mediunidade pode, subitamente, se manifestar plenamente, mas em outros médiuns pode demorar dias, semanas, meses ou anos. Enfim, nas mediunidade cada caso realmente é um caso.
Além disto, também se sabe que a melhor maneira possível de desenvolver uma mediunidade em um médium é desenvolver o médium, melhor dizendo, é o próprio médium se desenvolver.
Portanto, eu sei que eu mesmo devo me desenvolver como médium, ou seja, eu mesmo devo desenvolver os meus conhecimentos e as minhas aptidões de médium de “incorporação”.

PORQUE A PALAVRA “INCORPORAÇÃO” ESTÁ ENTRE ASPAS?
Porque, ao pé da letra, nessa minha mediunidade o desencarnado não me incorpora, ou seja, ele não entra no meu corpo físico, e sim ele se liga ao meu corpo físico para assim poder utilizá-lo “por empréstimo”.
Mas, é verdade, para fazer essa indispensável ligação com o meu corpo físico, o desencarnado precisa ficar bem perto do meu corpo físico, normalmente próximo das minhas costas.

COMO EU DEVO ME DESENVOLVER COMO MÉDIUM DE “INCORPORAÇÃO”?
Em qualquer atividade humana, somente aqueles que adquirem os necessários e suficientes conhecimentos teóricos e práticos podem ser competentes. Além disto, após adquirir os conhecimentos iniciais, sempre é indispensável o constante aprimoramento.
Portanto, para eu bem me desenvolver como médium de “incorporação”, é absolutamente indispensável que, após eu adquirir aqueles conhecimentos indispensáveis, continuamente eu aprimore tanto os meus conhecimentos teóricos quanto a minha prática da minha mediunidade.Observação − Como sabemos, infelizmente existem médiuns de “incorporação” que exercem suas mediunidades sem a menor preocupação tanto em estuda-la quanto em se desenvolver como médium. Eles nem sequer se preparam convenientemente nos dias dos seus trabalhos mediúnicos. Como é óbvio, essas pessoas podem ser
consideradas (no mínimo) como médiuns relapsos e irresponsáveis!.

COMO EU DEVO DESENVOLVER OS MEUS CONHECIMENTOS TEÓRICOS DA MINHA MEDIUNIDADE DE “INCORPORAÇÃO”?
Por um lado − Pelo menos eu devo ler e estudar livros e apostilas sobre este assunto, por exemplo (e principalmente) o célebre “Livro dos Médiuns”, de autoria de Allan Kardec. Mas o desejável é que eu também leia e estude obras sobre temas correlatos e assemelhados, por exemplo (e principalmente) os também célebres “Livro dos Espíritos” e “O Evangelho segundo o Espiritismo”, ambos de autoria de Allan Kardec.
Por outro lado − Dentro das minhas possibilidades, eu devo assistir palestras e participar de cursos, seminários, etc. sobre esses assuntos.

EM SEGUIDA AO DESABROCHAR DA MINHA MEDIUNIDADE DE “INCORPORAÇÃO”, O QUE EU DEVO FAZER?
Sem nenhuma dúvida, o desabrochar da minha mediunidade de “incorporação” sempre é (salvo raríssimas exceções) uma inevitável fase crítica porque:
Em primeiro lugar − Eu sinto, no meu corpo físico, aqueles desagradáveis sintomas já mencionados.respiração ofegante, palpitação, suor frio ou quente, etc., e/ou “inexplicáveis” angústias, ansiedades, tristezas, etc.

Em segundo lugar − Eu posso ficar meio perturbado porque é possível que eu tenha pensamentos, sentimentos, vontades e desejos que eu não sei se são meus ou de desencarnados.

Em terceiro lugar − Eu ainda não tenho suficientes conhecimentos sobre a minha mediunidade de “incorporação.

Portanto, nessa normalmente crítica fase inicial da minha mediunidade de “incorporação”, as minhas prioridades absolutas devem ser duas:
Primeira prioridade − Através daqueles livros, apostilas, palestras, cursos, seminários, etc., eu devo adquirir os conhecimentos necessários e suficientes sobre a minha mediunidade de “incorporação” e temas correlatos e assemelhados.

Segunda prioridade − Eu devo tomar passes magnéticos ou (melhor ainda) passes mediúnicos pelo menos duas vezes por semana, e se possível mais vezes.

Por que fazer isto?
Porque esses passes, em sendo competentes, sempre atuam beneficamente nas minhas energias extrafísicas e, conseqüentemente, facilitam, ajudam e estimulam o sadio desenvolvimento da minha mediunidade de “incorporação”.


EU SOU MÉDIUM... o que eu faço?
Francisco de Carvalho

A Reencarnação

A reencarnação não apaga as experiências adquiridas no pretérito; apenas as encobre com o véu do esquecimento, a fim de que o indivíduo possa prosseguir, sem interferências diretas, a sua jornada evolutiva.
Na busca constante de novos conhecimentos, o Espírito completará o seu aprendizado ao longo das eras.
O ser humano, a cada encarnação, enfrentará as vicissitudes que definirão o seu aprimoramento.
Se bem-sucedido, incorporará novas conquistas; se derrotado, árduas lutas se travarão entre os verdadeiros e falsos valores incorporados.
Jesus apresenta ao homem a fórmula segura para alcançar os seus objetivos sem tombar pelos atalhos:

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição,
e muitos são os que entram por ela. [...]

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. (Mateus, 7:13 e 21.)

Portanto, todo aquele que direciona a vontade pelos caminhos do estudo, do trabalho digno, do respeito a Deus e aos semelhantes, consegue enriquecer o espírito de bens perenes. Estes bens são conquistas que o tempo jamais apagará.

A.MERCI SPADA BORGES
O reformador/2007

Não deixe para Amanhã pode ser muito tarde!

Para você dizer que ama,
Para você dizer que perdoa,
Para você dizer que desculpa,
Para você dizer que quer
tentar de novo…
Amanhã pode ser muito tarde
Para você pedir perdão,
Para você dizer:
Desculpe-me, o erro foi meu!
O seu amor, amanhã, pode já ser inútil;
O seu perdão, amanhã, pode já não ser preciso;
A sua volta, amanhã, pode já não ser esperada;
A sua carta, amanhã, pode já não ser lida;
O seu carinho, amanhã, pode já não ser mais necessário;
O seu abraço, amanhã, pode já não encontrar outros braços…
Porque amanhã pode ser muito …muito tarde!
Não deixe para amanhã para dizer:
Eu amo você!
Estou com saudades de você!
Perdoe-me!
Desculpe-me!
Esta flor é para você!
Você está tão bem!…
Não deixe para amanhã
O seu sorriso,
O seu abraço,
O seu carinho,
O seu trabalho, O seu sonho, A sua ajuda…
Não deixe para amanhã para perguntar:
Por que você está triste?
O que há com você?
Ei!…Venha cá, vamos conversar…
Cadê o seu sorriso?
Ainda tenho chance?…
Já percebeu que eu existo?
Por que não começamos de novo?
Estou com você.
Sabe que pode contar comigo?
Cadê os seus sonhos?
Onde está a sua garra?…
Lembre-se:
Amanhã pode ser tarde…muito tarde!
Procure. Vá atrás! Insista!
Tente mais uma vez!
Só hoje é definitivo!
Amanhã pode ser tarde.