quarta-feira, 14 de julho de 2010

DESEJO UM ÓTIMO DIA!

Se algo de errado lhe aconteceu na vida,
não diga que foi "vontade de Deus".Não!
Deus quer apenas nosso bem e nossa felicidade,
e nos dá os meios de sermos felizes.
O mal que vem sobre nós é resultado
de nossos erros do passado,
de nossa ignorância.
Faça em seu redor uma sementeira de bondade
e de perdão, para que amanhã possa colher
os frutos da paz e da felicidade.

Minuto de Sabedoria

19ª AULA- G.E.DE ESTUDOS E TRABALHOS MEDIÚNICOS

Capítulo 17
Desdobramento, Catalepsia e Letargia

Desdobramento (Sonambulismo)
O fenômeno de desdobramento espiritual, denominado também "experiência fora do corpo" ou "projeção do eu" e que Allan Kardec reconhecia com o nome de "Sonambulismo".
O médium sonambúlico (de desdobramento), segundo Kardec, é aquele "que vive por antecipação a vida dos Espíritos".
Ele desfruta da capacidade de desprender-se do seu corpo físico, deixando-o num estado de sonolência, e desloca-se no espaço apenas com seu perispírito. Durante o desdobramento, o Espírito pode sair para longe de seu corpo e visitar locais distantes, conhecidos ou não.Estes locais poderão encontrar-se em nosso plano físico ou nas esferas espirituais. Podem, também, entrar em contato com outros Espíritos, visitar enfermos, assistir Espíritos perturbados, etc.
A faculdade sonambúlica, lembra Kardec "é uma faculdade que depende do organismo e nada tem a ver com a elevação, o adiantamento e a condição moral do sujeito."
No entanto, os esforços que o medianeiro empreende em sua melhoria pessoal deverão ser responsáveis pelo tipo de atividade que irá desenvolver em "suas viagens".

Com relação ao grau de consciência, os médiuns de desdobramento podem ser classificados em três tipos: conscientes, semiconscientes e inconscientes.
Os conscientes, lembram-se perfeitamente de tudo o que realizaram durante o desdobramento, os segundos têm uma recordação relativa, mas os terceiros nada recordam.

O desdobramento pode ser ainda: natural ou provocado (magnético).
  • No natural, o médium afasta-se de seu corpo sem que seja necessária a atuação de uma outra pessoa. Pode verificar-se em função de uma enfermidade, do sono, prece ou meditação.
  • O magnético ou provocado, é aquele produzido pela ação fluídico-magnética de outra pessoa, encarnada ou desencarnada. Os médiuns adestrados são muitas vezes afastados de seu corpo por seus mentores espirituais, durante o sono físico e levados para reuniões de estudo e trabalho no mundo espiritual. Pode acontecer também, que o desdobramento seja provocado por Espíritos viciosos, que desejam envolver o medianeiro em atitudes infelizes, promovendo, muitas vezes, processos obsessivos graves.
Allan Kardec dá o nome de "êxtase" a um tipo de desdobramento mais apurado, onde a alma do médium tem maior grau de independência e pode deslocar-se para locais muito distantes.

CATALEPSIA
Caracteriza-se a catalepsia pela suspensão parcial ou total da sensibilidade e dos movimentos voluntários, acompanhada de extrema rigidez dos músculos, acarretando a conservação passiva das atitudes dadas aos membros, ao tronco ou à face. Assim, se lhe for erguido um braço, nesta posição ficará indefinidamente. Nesse estado, os olhos permanecem grandemente abertos, fixos, com semblante imobilizado, apresentando o paciente uma fisionomia impassível, sem emoção e sem fadiga.

A catalepsia pode ocorrer naturalmente, sem uma causa aparente, ou pode ser provocada (hipnotismo ou obsessão).
Neste último estado, embora o paciente não possa ter atividade alguma voluntária, age, no entanto, sob a sugestão do operador.

LETARGIA
A letargia é uma apresentação mais profunda que a catalepsia. O letárgico nada ouve, nada sente, não vê o mundo exterior, a própria consciência se lhe apaga, fica num estado que se assemelha à morte. O paciente jaz imóvel, os membros pendentes, moles e flácidos, sem rigidez alguma e, se erguidos, quando novamente soltos recaem pesadamente; sua respiração e o pulso são quase imperceptíveis, as pupilas mais ou menos dilatadas, não reagem mais à luz; o sensório está totalmente adormecido e a inércia da mente parece absoluta.

É exatamente dentro da letargia que se incluem os casos de mortes aparentes registradas no Novo Testamento (ressurreição de Lázaro, da filha de Jairo e do filho da viúva de Naim).

Vejamos agora o que disseram os Espíritos, respondendo às perguntas formuladas por Allan Kardec sobre esse interessante assunto:

"Os letárgicos e os catalépticos, em geral, vêem e ouvem o que em derredor se diz e faz, sem que possam exprimir o que estão vendo ou ouvindo. É pelos olhos e pelos ouvido que têm essas percepções?
R. Não. É pelo Espírito. O Espírito tem consciência de si, mas não pode comunicar-se." [LE - qst 422]

"Na letargia pode o Espírito separar-se inteiramente do corpo, de modo a imprimir-lhe todas as aparências da morte e voltar a habitá-lo?
R. Na letargia o corpo não está morto, porquanto há funções que continuam a executar-se. Sua vitalidade se encontra em estado latente, porém, não aniquilada. Ora, enquanto o corpo vive, o Espírito se lhe acha ligado. Em se rompendo, por efeito da morte real e pela desagregação dos órgãos, os laços que prendem um ao outro se desfazem, torna-se integral a separação e o Espírito não volta mais ao seu envoltório. Desde que um homem, aparentemente morto, volve à vida, é que não era completa a morte." [LE-423]

A CATALEPSIA E A LETARGIA
Sendo um patrimônio psíquico da criatura e não propriamente uma enfermidade, compreender-se-á que nem sempre a sua ação comprova inferioridade do seu possuidor, pois que uma vez adestrados, ambos poderão prestar excelentes serviços à causa do bem, tais como as demais faculdades mediúnicas que, não adestradas, servem de pasto a terríveis obsessões.
Um Espírito encarnado, por exemplo, já evoluído, ou apenas de boa vontade, poderá cair em transe letárgico ou cataléptico voluntariamente, alçar-se ao espaço para desfrutar o convívio dos amigos espirituais, dedicar-se a estudos profundos, colaborar com o bem e depois retornar à carne, reanimado e apto a excelentes realizações.

Bibliografia
1) Livro dos Espíritos - Allan Kardec
2) Magnetismo Espiritual - Michaelus
3) Hipnotismo e Espiritismo - José Lapponi
4) Recordações da Mediunidade - Yvonne A. Pereira
5) Diversidades dos Carismas - Hermínio C. Miranda
6) Nos Domínios da Mediunidade- André Luiz / Chico Xavier

EXOTISMO

1 - Em alguns Centros Espíritas as pessoas levam peças de roupas de familiares para serem magnetizadas. Funciona?
O resultado não é satisfatório, porqüanto tecidos não são bons receptores magnéticos. E considere-se que a assimilação dos fluidos ali depositados precariamente vai depender do fator sintonia, envolvendo a fé do beneficiário, algo complicado. Geralmente, ele nem mesmo tem conhecimento do que está sendo feito.

2 - Nessa mesma linha de raciocínio podemos situar os banhos de defesa e defumações, recomendados para afastar Espíritos impuros?
Os banhos de defesa, com a utilização de ervas e sal grosso, têm propriedades medicinais. Podem proporcionar algum bem-estar. As defumações perfumam o ambiente e afastam pernilongos.

3 - Não têm nenhum efeito, espiritualmente?
É precário e depende da natureza das entidades que nos perturbam. Se de atilada inteligência, conscientes do que fazem, acharão tudo muito engraçado, sem nenhuma influência sobre elas. Por outro lado, há ainda a questão da fé. Se a pessoa acredita que tais práticas lhe fazem bem, espiritualmente, terá reações favoráveis e ficará fortalecida, inibindo a ação dos obsessores.

4 - E os exorcismos das igrejas ortodoxas?
 Parece funcionar em alguns casos. Se for um Espírito perturbado e infeliz que se aproxima, carente, sem noção do que está acontecendo, podemos afastá-lo com práticas ritualísticas, assustando-o. Se estiver consciente do que faz, haverá de rir.

5 - E os amuletos, envolvendo ferradura, correntinhas, pé de coelho, pedras, imagens...
Se o portador acredita piamente, poderá neutralizar influências nocivas, não por mérito do amuleto, mas por mero exercício de fé. Convicto de que está protegido, mobilizará suas próprias defesas.

6 - Sob o ponto de vista espírita, nada disso é recomendável?
O espírita é chamado a mudar essa maneira de ser. Devemos nos libertar de práticas exteriores, ritos e rezas, e tudo mais que envolva condicionamentos e dependência.

7 - Como enfrentar os problemas existenciais e as influências espirituais negativas, sem essas práticas?
Nossas defesas espirituais devem estar relacionadas com o estudo incessante, a meditação construtiva, o esforço da solidariedade, o trabalho de reforma íntima, o exercício da oração legítima, a disciplina dos sentimentos. E isso que melhora o nosso padrão vibratório, tornando inviável qualquer intenção das sombras a nosso respeito.

8 - Por que essas orientações nem sempre são observadas pelos Centros Espíritas?
É que, no empenho de prestar benefícios em relação à saúde humana, funcionam como hospital, para atendimento de males físicos e psíquicos. Descuidam do ensino doutrinário, que é o mais importante. O Centro Espírita deve ser, acima de tudo, uma escola, onde aprendemos a lidar com os desafios da vida de forma equilibrada e produtiva É valorizar a escola, para que as pessoas não precisem do hospital.

MEDIUNIDADE – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
RICHARD SIMONETTI

MENSAGEM ESPIRITUAL

Os seres que vagueiam pela Terra, ainda estão longe de saber a sua verdadeira essência.
Deus para vós, ainda é apenas conceito vago e distante, e esta mais na boca do que no coração.
Filhos adotivos da Terra, ligados a energias e imantados pela força primitiva que os mantém prisioneiros, nas grossas camadas de paixões desenvolvidas pelas tuas experiências existenciais ao longo da criação. Mas um dia verás a luz que se faz presente, dentro e fora de ti, e neste dia, perceberás que és o Amor.
Para aqueles que ainda choram por suas perdas ou seus problemas, deveriam confiar plenamente ao Pai que nos criou, e saber que o Pai jamais nos criaria para sofrer.
Sofrimento com entendimento é igual sabedoria.
A vida traz as experiências, que fará galgar as escadas evolutivas, que fará chegar cada vez mais perto da Luz, e cada vez mais essa Luz iluminará os que se encontram junto contigo nesta caminhada, pois somos um elo, e ninguém chegará sozinho. Ir mãos que se amam sempre ajuda o outro.
A felicidade é encontrar o caminho que transporta a esfera da Luz.
A semente plantada germinará no tempo certo, não as apressais.
A dúvida traz a busca, a busca traz o conhecimento, o conhecimento traz a experimentação, a experimentação traz a certeza, a certeza traz a fé, a fé traz o consolo, o consolo traz o Pai, e o Pai resplandece em Vós, e Vós encontrará a sua essência.
O Amor do Cristo vos uniu e permanecerá para sempre!
Ame, ame, ame sempre, este é o caminho e o objetivo.
Ana Amélia
Irmã de boa vontade, assim como vocês.
13/07/2010


SENSIBILIDADE