quarta-feira, 11 de agosto de 2010

BOM DIA AMIGOS

Vive sempre em paz.
Uma consciência tranquila,
que não traz remorsos de atos passados,
nem teme ações futuras,
gera harmonia.
Nada de fora perturba um coração
tranquilo, que pulsa ao compasso
do dever retamente cumprido.
A paz merece todo o teu esforço
   para consegui-la.

*********************
Uma ótima lição à se refletir,
pois a paz ainda neste mundo,
é obtida dentro de nós, pela nossa conduta no caminho reto,
tendo como Lei: o amor, a justiça e a caridade.
Abraço fraterno

SEXO NA ESPIRITUALIDADE

“Próximo à crosta terrestre está localizado o Umbral que abriga os Espíritos com o teor vibratório muito baixo. Devido à sua condição de pouca evolução moral, no umbrífero eles mantêm relações sexuais com outros seres, em clima de vampirização. Por outro lado, há uma situação preocupante com os encarnados que têm o pensamento fixo em sexo. O que pode criar uma ligação entre os desencarnados que estão nesta sintonia.

Durante o sono, é comum os encarnados se desprenderem do corpo físico e irem para o Mundo Espiritual encontrarem-se com Espíritos afins, desencarnados ou encarnados, em lugares onde podem harmonizar suas mentes. No entanto, alguns encarnados vão à procura de sexo em esferas de mais baixa vibração. Isto acontece por meio de uma simples mentalização de encarnado para encarnado ou de encarnado para desencarnado, capaz de estabelecer uma faixa vibratória que os conduzirá para estes locais. Quando se trata de uma mentalização de desencarnado para encarnado, ela ocorre se estiverem na mesma faixa vibratória porque a pessoa mantendo uma conduta moral, cristã e mentalização elevada, onde prevalece o trabalho caridoso, essas entidades não conseguirão vampirizar o encarnado.


Esses Espíritos se encontram no Vale do Sexo do Mundo Espiritual ou em lugares do Mundo Material onde a prática da prostituição é intensa ou de vibração negativa. Nesse vale, o encarnado é diferenciado pelo desencarnado pelo cordão fluídico que o liga ao corpo físico. Quando a pessoa desperta de seu sono, não lembra dos acontecimentos, mas sua mente guarda o registro de uma sensação indefinido. Algo idêntico acontece com indivíduos que têm uma vida dupla, isto é, uma conduta social durante o dia, mas à noite para saciar os seus desejos carnais, frequentam locais cuja energia é a mesma do vale do sexo.

Se pudéssemos ver os espíritos que se encontram nos prostíbulos, veríamos verdadeiros monstros. Os espíritos viciados em sexo se tornam mais feios que os viciados em drogas ou cigarros. Muitos espíritos viciados em sexo moram nos prostíbulos, nos motéis, nas zonas de meretrício. Ali eles aguardam a chegada dos encarnados para juntos praticarem suas orgias sexuais.


Na obra “Esculpindo o próprio Destino” estas cenas são descritas com mais perfeição. Citaremos um pequeno trecho:
”Aquelas bruxas já não eram mais repugnantes. Ao contrário, a distorção de suas percepções o fazia identificá-las como exuberantes representantes do sexo oposto, provocadoras e instigadoras de sua volúpia.
Oliveira, então, entregou-se às antigas aventuras, as mesmas que vivera na Terra na companhia de jovens de carne e osso, cuja estética física era linda e extremamente agradável, mas que, em suas almas, os mesmos germens de desequilíbrio as tornavam muito semelhantes às entidades que ali estavam.”

Neste livro percebemos todos os tipos de anomalias sexuais que são praticadas no umbral. Os espíritos saem verdadeiramente esgotados, sem forças e sem ânimo para nada. As entidades parecem bonitas para elas, mas qualquer vidente teria imagens tenebrosas, pois são espíritos muito inferiorizados, muito animalizados. A questão sexual aí é apenas como orgia sexual, sem uma finalidade digna.

Mesmo numa relação conjugal, em que deve haver uma cumplicidade que inclui o sexo, além do apoio mútuo, se uma das partes sentir-se rejeitada ou mal amada, acabará procurando satisfação em esferas mais baixas, que podem estar no campo material ou espiritual.

Portanto o sexo deve ser visto como uma obra de Deus, e nós devemos saber utilizar essas energias como um bem divino e não como um desejo animalesco que nunca está satisfeito, à procura de novos encontros tanto em um Mundo quanto no outro. Ele é uma força poderosa que existe no organismo espiritual que, se liberada indiscriminadamente, pode levar o ser humano à desilusão, à loucura, provocando graves enfermidades.

O Espírito iluminado de Emmanuel, no livro Vida e Sexo, psicografado por Chico Xavier, escreve a seguinte mensagem:

“A energia sexual, como recurso da lei de atração, na perpetuidade do Universo, é inerente à própria vida, gerando cargas magnéticas em todos os seres, à face das potencialidades criativas de que se reveste”.


André Luiz em Ação e Reação, também psicografado por Chico Xavier, escreve com sabedoria:

 “Examinando como força atuante da vida, à face da criação incessante, o sexo, a rigor, palpitará em tudo, desde a comunhão dos princípios subatômicos à atração dos astros porque, então, expressará força de amor, gerada pelo amor infinito de Deus”.

As mensagens acima revelam quanto o sexo é importante para nossas vidas e evolução espiritual. Trata-se de uma energia que dosada e centralizada, deve ser canalizada para uma vida em comunhão com o bem e psiquicamente tranquila.


Fontes:
Revista Cristã de Espiritismo, edição nº 20, ano 2003.
site:artigonal

ENTREVISTA: Severino Celestino da Silva,

 Ele nasceu na cidade de Alagoa Grande/PB, em 1949. Professor de ensino superior do curso de Odontologia, e dos cursos de especialização e mestrado da Universidade Federal da Paraíba. É ex-seminarista, pesquisador, estudioso do Hebraico e das religiões cristãs, e conhecedor do Hebraico, do Grego e do Latim. Nunca deixou de estudar a Bíblia, sempre buscando a sua essência e conteúdo divino em sua linguagem original, o Hebraíco. É também formado em Odontologia e possui curso de especialização em Periodontia, mestrado em Clínicas Odontológicas pela Universidade de São Paulo (USP), e doutorado em ODONTOLOGIA PREVENTIVA E SOCIAL pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP). Autor dos livros: Analisando as Traduções Bíblicas e O Sermão do Monte e apresentador do programa Abrindo a Bíblia pela Rede Boa Nova de Rádio.

A revista "Super Interessante" de julho trouxe um artigo sobre a Bíblia, com estudos arqueológicos, provando que grande parte do Antigo Testamento não tem embasamento histórico. Gostaria de saber, se na sua opinião, Moisés realmente existiu, e o que acha das demais colocações feitas no artigo.
R: - É um artigo interessante, mas que precisa ainda ser melhor avaliado. Suas conclusões são muito fortes. Necessitamos ainda de melhores esclarecimentos. Pessoalmente acredito na existência de Moisés. Negar a sua existência é uma coisa e provar a sua inexistência é outra. Considero um assunto ainda em aberto.

Qual a missão dos profetas do Velho Testamento?
R: - A Missão de um médium de Deus. Os profetas não eram senão, médiuns escolhidos por Deus para chamar atenção de reis e dirigentes que não estavam preocupados com as questões espirituais. Deus os enviava para alertá-los e pode observar que os reis que não os escutavam, quase sempre caiam. A palavra NAVI em hebraico significa profeta e profeta é um intermediário entre o mundo espiritual e o mundo material, ou seja, um MÉDIUM. No entanto, existe uma diferença: os profetas prediziam acontecimentos futuros, os médiuns hoje não possuem esta função e sim a função de trazer a mensagem espirituam reformadora para os homens.

Podemos confiar na Bíblia como documento, devido a diversas alterações com o decorrer do tempo e de diversas alterações? Sabemos da pobreza de palavras, na época, com diversos sentidos, com diferentes sentidos!
R: - A Bíblia sofreu muitas alterações nas suas diversas traduções, como podemos demonstrar em nosso livro “ Analisando as Traduções Bíblicas”. No entanto, a Bíblia em seu texto original, o HEBRAICO, é confiável, pois apesar das diversas adversidades enfrentadas pelo povo hebreu, os seus sacerdotes e escribas souberam, em todas as regiões por onde o povo hebreu passou, conservar seus textos íntegros. Os escribas ainda hoje trabalham na conservação dos textos originais. Em todas as Sinagogas judaicas do mundo inteiro existem textos originais da Bíblia e mais de um.

Quais livros que são lendas, ou cheias de simbolismos, e os que são verdadeiros, não lendários na Bíblia?
R: - Qualquer livro da Bíblia deve ser avaliado antes de sua leitura sobre três aspectos:Quando foi escrito? Para quem foi escrito? E Por que foi escrito? Partindo-se destas premissas você pode sem dificuldade, filtrar o que é ensinamento, o que é história e o que é lenda. Assim, por exemplo, o Gênesis até o capítulo 11 se constitui de proto-história. A história de Adão e Eva, por exemplo, é uma Lenda.

A Bíblia nos fala da comunicação mediúnica como necromancia, e os detratores do Espiritismo negam a comunicabilidade. Como fazer esta idéia transparecer?
R: - Leia o nosso livro “Analisando as Traduções Bíblicas”, onde existe uma pesquisa de 10 anos nos textos hebraicos originais. Nele mostramos cientificamente que nada disto procede. É apenas interesse das religiões escravizadoras que querem manter os seus seguidores presos aos seus princípios infundados. A Bíblia jamais poderia condenar o Espiritismo que nem existia quando ela foi escrita. As recomendações do famoso Deuteronômio 18:9-11 foram feitas para os hebreus que se encontravam na planície do deserto do Sinai. Nós espíritas 4.000 anos depois não temos nada a ver com isto.

Por que a Bíblia deixou de ser escrita, ou seja, por que o Apocalipse é considerado o final da Bíblia, sendo que as revelações não cessaram?
R: - Isto é muito relativo e depende do ângulo que é analisado. A Bíblia do judeu é constituída apenas do Velho Testamento. Eles se satisfazem com ela e ainda afirmam que todas as verdades estão em sua Bíblia, ou seja, na Torá. Os católicos afirmam que sua Bíblia é composta de Velho e Novo Testamento e possui 73 livros, começando no Gênesis e terminando no Apocalipse. Os protestantes afirmam que sua Bíblia é composta de Velho e Novo Testamento e possui 66 livros. Nós espíritas aceitamos a Bíblia completa e já sentimos a necessidade adicionar a ela o Pentateuco de Kardec. Assim, cada época, tem sua peculiaridade de acordo com o padrão evolutivo da época. No entanto, convém ressaltar que nós não acreditamos em previsões futuristas, pois o nosso futuro é construído por nós mesmos no presente. È o nosso “livre arbítrio”, uso e abuso, que rege tudo.

Qual a melhor forma de fazermos uma leitura da Bíblia nos tempos de hoje? E sua prática diante de tantas adversidades?
R: - É aconselhável primeiro um curso básico sobre a Bíblia para poder tirar maior proveito. A Bíblia não deve ser lida numa seqüência livro-a-livro.
Cada livro tem uma história que devemos buscar. É sempre bom antes de se ler cada livro conhecer-se em que época ele foi escrito, para quem foi escrito e por que foi escrito? Assim, você se situa melhor e entende a sua mensagem.

leia na íntegra: mensageiro

22ªaula- G.E.DE ESTUDOS E TRABALHOS MEDIÚNICOS

Capítulo 21
As Doenças Mentais
Introdução
Dados estatísticos recentes informam que cerca de 25% da população mundial sofre de algum problema relacionado ao sistema nervoso.
Nos Estados Unidos da América, 25% da verbas liberadas pelo Congresso Americano destinam-se às Neurociências (ramo da medicina que engloba a Psiquiatria, a Neurologia e a Psicologia). De cada dois leitos hospitalares, um é ocupado pela Psiquiatria.Essas informações dão-nos uma pálida idéia da importância das enfermidades mentais na sociedade contemporânea: milhares e milhares de pessoas têm vivenciado problemas diversos vinculados à função psíquica.
No entanto, apesar de todo o interesse que estas enfermidades têm despertado, não se vislumbra ainda o instante em que as ciências oficiais deverão estudá-las com a sonda reencarnatória.
Somente o conhecimento de que já vivemos, a idéia precisa das vidas sucessivas, levará o homem às causas fundamentais das doenças mentais.
Somente a Psicologia integral (expressão de Gabriel Delanne), aquela que vê no homem os seus três elementos (corpo, Espírito e perispírito) poderá, definitivamente, equacionar o problema sério das perturbações psíquicas.

Sob uma visão espírita podemos sistematizar as doenças mentais em três grupos:

*Doenças Mentais
*Doenças orgânicas
*Auto-obsessão
*Obsessões

a) Doenças Orgânicas:
São as doenças mentais onde se observa um fundamento orgânico. São as enfermidades em que há uma evidente lesão física que justifica as alterações do psiquismo. Muitas condições patológicas podem acompanhar-se de alterações psíquicas, como aneurismas cerebrais, tumores, arteriosclerose dos vasos cerebrais, sífilis cerebral, oligofrenias, etc.
Nesse grupo de enfermidades psíquicas o Espírito poderá encontrar-se lúcido, ciente do problema que o acomete, já que a lesão é eminentemente física.
As faculdades intelectuais do Espírito estão perfeitas. O que ocorre é um bloqueio à manifestação destas faculdades em decorrência de um cérebro doente.
Allan Kardec estuda este grupo de doenças no Livro dos Espíritos (2ª parte - Idiotia e Loucura).

b) Auto-Obsessões:
Em Obras Póstumas, há uma passagem em que Allan Kardec afirma que muitas vezes "o Espírito pode ser o obsessor de si próprio'. E esta condição, bastante freqüente, estará respondendo por parcela significativa dos casos de enfermidades mentais.
Podemos entender as auto-obsessões como sendo a "liberação de um inconsciente culpado", pois na base deste grupo de doenças estará quase sempre o "complexo de culpa".Feridas morais sérias insculpidas no inconsciente que passam a emitir vibrações deterioradas, que ao se chocarem com a consciência atual vão se manifestar sobre a forma de angústia, de depressão, de fobias, de delírios, etc.
Devemos nos lembrar, no entanto, que muitas vezes algumas distonias emocionais (ansiedade e depressão, principalmente) estarão surgindo sem grandes vínculos com existências pretéritas, mas como resultado de conflitos íntimos atuais.

c) Obsessões:
Segundo o psiquiatra espírita Dr. Inácio Ferreira cerca de 30% dos casos de loucura surgem em decorrência de uma atuação espiritual obsessiva. Espíritos perversos ou inconseqüentes que dirigem suas vibrações de teor enfermiço em direção de mentes culpadas, desencadeando reações emocionais e psíquicas doentias.

Diagnóstico Diferencial
A grande questão que se coloca na prática espírita está relacionada aos critérios que vamos utilizar para distinguirmos os diferentes doentes, enquadrando-os em um dos três grupos citados.
As enfermidades do primeiro grupo (orgânicas) são diagnosticadas facilmente através de exames complementares e não configuram problemas para a prática espírita.
No entanto, o mesmo não acontece nos grupos de auto-obsessão e de obsessão.
Na realidade, não existem sinais infalíveis que poderão auxiliar-nos nesta diferenciação, pois os doentes portadores de auto-obsessão e obsessão, propriamente dita, apresentam-se com as mesmas manifestações.
O importante então, não é uma distinção adequada, mas sim um tratamento efetivo.
E a terapia espírita será a mesma para os dois grupos de enfermos.

Tratamento
Torna-se desnecessário reafirmarmos a importância do acompanhamento médico e psicológico para os doentes do psiquismo. A Psiquiatria e a Psicologia possuem recursos diversos que deverão ser empregados nos portadores de perturbações psíquicas. As drogas, a psicoterapia e, algumas vezes, a internação tornam-se necessárias em muitos doentes.

A contribuição espírita na recuperação destes enfermos consiste nas seguintes medidas:
a) Fluidoterapia através do passe e da água magnetizada;
b) Instituição do culto do evangelho no lar, com o exercício constante da prece e da leitura edificante;
c) Frequência ao Centro Espírita em reuniões de estudo evangélico-doutrinário (jamais em reuniões de intercâmbio mediúnico);
d) Ocupação constante do tempo com atividades gratificantes, principalmente aquelas com objetivos altruístas;
e) Exercício constante de pensamentos elevados, buscando nortear a sua vida de acordo com os princípios filosóficos apresentados no Evangelho de Jesus.

Bibliografia
1) Loucura e Obsessão - Manoel Philomeno de Miranda / Divaldo P. Franco
2) Nas Fronteiras da Loucura - Manoel Philomeno de Miranda / Divaldo P. Franco
3) Grilhões Partidos - Manoel Philomeno de Miranda / Divaldo P. Franco
4) No Mundo Maior - André Luiz / Chico Xavier
5) Visão Espírita das Distonias Mentais - Jorge Andréa

MENSAGEM DE UM ESPÍRITO

Qual é utilidade do conhecimento se não for para ser utilizado a nós mesmos. Cada um encontra a lição necessária para aplicar tudo aquilo que se aprende. Jamais ignorais a justa lição que aparecer em seu caminho.
Pois Deus, Pai sábio e amoroso, permite que seus filhos posssam vivenciar seu aprendizado, e sempre se encontra de braços abertos a receber seus filhos amados, consolando seus disamores, suas ilusões quebradas.
Somos todos filhos pródigos.Saimos para mundo, certos de que podemos vencer sozinhos os obstáculos, VENCER O MUNDO, mas sempre voltamos ao colo do Pai, buscando o remédio para as nossas feridas, e sempre depois de curados, esquecemos novamento da dor sofrida, dos espinhos que nos machucaram e voltamos a enfrentar sozinhos, e assim será, até o dia que amadurecermos pelas experiências vivênciadas, que tudo o que fazemos e os caminhos diferentes que tomamos, só terá apenas um ponto final.
O RETORNO AO PAI!


irmão Jurandir- O filho pródigo
recebida :
 G.E de Estudos e Trabalhos Mediúnicos
dia:10/08/2010