quinta-feira, 12 de agosto de 2010

BOM DIA AMIGOS

Imperioso levar aos amigos espíritas no mundo
um receituário oportuno.
Nossos irmãos precisam ingerir com frequência
três medicações indispensáveis.
*A primeira é acreditar que merecem a felicidade,
assim como todos os seres humanos.
*A segunda é parar de encontrar motivos externos
para suas dores, descobrindo-lhes as causas íntimas.
*A terceira é parar de pensar em felicidade
para depois da morte e tentar viver a vida
do modo ou mais feliz possível.
Há muito espírita que faz da atividade doutrinária
um "depósito bancário" com intuito de
"sacar tudo depois da morte".
*************************
Abraço Fraterno

NÃO COLOCAR A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE

INTRODUÇÃO
Toda semana estamos aqui, estudando os ensinamentos de Jesus, com os esclarecimentos da doutrina espírita. Que é para nós uma fonte de orientação, de consolo, reflexões, lições, conselhos. E que por mais que nós tenhamos lidos esses capítulos, sempre descobrimos coisas que mesmo lidas, não foram entendidas, não foram assimiladas. E também porque somos seres mutáveis, o tempo e as experiências vão nos tornando pessoas diferentes ao longo dos anos. A perda de alguém querido, o desemprego profissional, a angustia de uma doença, a decepção amorosa, são experiências que enriquecem nossa alma; e nos torna mais maduros e sensíveis as reflexões da vida. E aquilo que antes havíamos lido sem prestar atenção, porque não era nosso problema, agora caem em nós como uma chuva no deserto.
Então o evangelho a luz do conhecimento espírita, possui recursos para fazer entendíveis, o que até hoje para muitas pessoas é um ponto de interrogação, seja nos ensinamentos de Jesus e nas próprias situações da vida.

JESUS FALAVA POR PARÁBOLAS
Este capitulo é muito rico de aprendizado. Jesus disse: Não se deve colocar a luz debaixo do alqueire.
Mas ele mesmo escondeu os sentidos das palavras debaixo das parábolas, então porque não ser mais direito em seus ensinamentos? Os próprios discípulos o questionaram.
E ele respondeu: eles (o povo) não têm condições de compreender. Eles vêem, ouvem e não compreendem então dizer tudo agora será inútil, para vós eu digo, porque já podem compreender esses mistérios.

NÃO IR AOS GENTIOS
Cada coisa há seu tempo. A semente lançada na terra fora do tempo não produz (disse Jesus).
O que podemos entender por isso. Um exemplo é melhor forma de compreendermos.
Tomemos a doutrina espírita, será que todos estão preparados para conhecê-la?
Será que é possível falar com todas as pessoas sobre as explicações dos espíritos?
Será que podemos falar de mediunidade, de trabalhos mediúnicos, de sensibilidade, com pessoas, que são incrédulas nestes fenômenos espirituais? Acho que não... Pois até no meio espírita existem aqueles que vêem, escutam e não acreditam.
Então se Deus, pela sua prudente sabedoria permite a revelação aos homens apenas gradualmente, à medida que estão aptos a receber. Então nós não podemos forçar a pessoas a enxergarem.
Deus nos deu a inteligência para compreendermos e nos guiarmos entre as coisas da terra e a do céu, ele sabia que à medida que evoluíssemos e quiséssemos saber mais, buscaríamos por nós mesmos.
Hoje, o homem busca racionalizar a sua fé. O que é isso?
Acreditar pela luz da razão, do entendimento, porque os espíritos nos dizem que sem a luz da razão nossa fé se enfraquece.
Todas as religiões são boas, mas infelizmente muitas atrasam a evolução do homem, pois mantém as luzes debaixo do alqueire, para ocultar das pessoas o conhecimento de certos mistérios, e o porquê fazem isso? Para mantê-los sob domínio, mas à medida que o homem vai se libertando do medo de raciocinar sobre as coisas divinas, essas religiões vão perdendo seus adeptos.
A ciência já descobriu um universo amplo e inatingível aos nossos sentidos físicos, e as religiões insistem em permanecer estacionadas em seus dogmas, ficando cega para a realidade dos fatos.


OS SÃOS NÃO PRECISAM DE MÉDICO
Jesus se dirigia sobre tudo aos pobres, sofredores e aos pecadores, por que eram eles quem mais necessitavam de consolo, de esclarecimento, e o povo o procuravam na expectativa de serem aliviados.
Sãos na verdade, nenhum de nós é, pois ainda temos muitas doenças da alma, que chamamos de imperfeições.
Precisamos continuar a buscar nosso auto-melhoramento, mais conhecimento para nos iluminar ainda mais, e nos libertamos desse mundo de tantas dores e sofrimentos, afinal são lições e se aprendermos o quanto antes, não precisaremos mais de lições tão duras.


É PRECISO TER CORAGEM
Muito ainda tem medo de se dizerem espíritas, com medo de preconceito e de prejuízo que possam trazer a sua vida.
Kardec teve coragem de enfrentam às perseguições, as contradições, os sarcasmos, para que o espiritismo viesse ao mundo e fosse difundido.
Cabe a nós espíritas, prosseguir na divulgação dessa luz ao mundo todo, sem esquecê-la de aplicar a nós mesmos.
É preciso ter coragem para confessar abertamente idéias que não são aceitas por todos.
Jesus ensinou, vivenciou e exemplificou, cada lição ensinada, jamais desmentiu pelos atos o que ensinou com as palavras.


CARREGAR A CRUZ
A doutrina espírita não carrega a cruz de ninguém assim como cristo, ela ensina o homem a carregar a sua cruz.
Por isso, tomar passe é bom, palestras é bom. Mas o objetivo do espiritismo é ensinar o homem, e não se tornar muleta para ele.
O espiritismo ensina o homem a ser livre, a pensar, e não se deixar enganar, por pessoas que querem aprisioná-los na ignorância, podemos tudo, mas nem tudo nos convém. Deus não pune e nem perdoa porque nós responderemos por todas as escolhas que fizermos e colheremos aquilo que plantamos.

RESUMO DAS IDEIAS
Então para resumir a lição do capitulo de hoje:
*Tudo que está oculto um dia aparecerá, pode ser na vida terrena ou na espiritual, toma cuidado com seus procedimentos, no mundo dos espíritos nada fica oculto, se tiver algo que possa se envergonhar, o momento de mudar é agora.
*Não force, não imponha as pessoas as suas idéias, se mostre pelo seu exemplo, pelas suas palavras e deixe a elas decidirem o que querem para si.
*Tenha coragem, nesta vida não podemos ser medrosos, às vezes, temos que ser o primeiro a dar a cara para bater, muitos espíritos corajoso fizeram isso, e fizeram a diferença; só não leva pedradas, aqueles que não fazem nada.
*Carregue a sua cruz, ou seja, aceite os seus problemas as suas dificuldades, isso não quer dizer se acostumar com o prego, quer dizer que temos que aceitar com coragem a situação que estamos passando ou que passaremos, e não criar muletas, o que são as muletas, utilizar as pessoas para fazer por nós, nos fazer de vitimas e coitadinhos, ninguém é coitado, cada um recebe aquilo que deu, se a explicação não esta nesta vida, esta em outra.
*Não somos sãos, que precisamos ainda nos curar das doenças das nossas imperfeições, as desculpas de que somos assim, e não vamos mudar, é não querer progredir, quando achamos que as pessoas têm que nos tolerar como somos,nos auto declaramos,como: Ignorante, Orgulhoso, Arrogante, Auto-suficiente, e Egoísta.

CONCLUSÃO
“NÃO POR A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE”
Chama-nos a responsabilidade da iluminação do mundo, não como criaturas especiais ou seres predestinados, não como fanáticos messiânicos, cuja finalidade é salvar os outros.
Mas iluminar através das boas palavras, dos bons exemplos, dos conselhos, do silencio.
Iluminar-se quer dizer que podemos ser a presença de Deus na vida dos outros; não apenas na vida dos nossos filhos, dos nossos amigos, daqueles aos quais esperamos alguma coisa, mas sim, um ponto de referencia do bem para todos.
Iluminar-se não se refere apenas nos trabalhos religiosos de uma instituição, mas numa postura ética, nobre em tudo o que fazemos. As considerações que tratamos as pessoas nas ruas, que tratamos a natureza, os esforços que fazemos em tentar ajudar o nosso planeta.
Jesus falava por parábolas, mas ele deixava muito claro que a humildade e o amor, era que deveríamos aprender de maior importância.

Palestra Realizada no G.E.E.Família Cristã

CONVERTER-VOS?

“Gostaria que o senhor mandasse um Espírito materializado
aparecer no meu quarto, à noite. Se isto acontecer, eu viro espírita.”

Seria muito interessante que o senhor visse um Espírito materializado.
Mas não precisa virar espírita por isso. Eu gostaria de explicar ao senhor o seguinte: nós, espíritas, não temos nenhum interesse em que o senhor vire espírita. Ninguém vira espírita.
Nós divulgamos a Doutrina Espírita por uma questão de consciência, por um dever moral.
A Doutrina Espírita traz grandes consolações para as pessoas.
Além disso, ela esclarece as pessoas a respeito da vida humana na
Terra; sobre os deveres do homem; sobre o que ele deve fazer para viver melhor, não somente aqui neste mundo, mas também no mundo espiritual. Assim, é o nosso dever divulgar a doutrina, levá-la ao conhecimento das pessoas que desejam conhecê-la.
Por isso, fazemos a sua divulgação. Mas não é com a intenção de fazer prosélitos (adeptos convertidos a uma doutrina).
As religiões proselitistas são religiões organizadas em torno de igrejas. Elas precisam de adeptos. Têm um dogma, que é o dogma da salvação. De acordo com o mesmo, as pessoas só se salvam através daquela determinada Igreja. então, elas precisam fazer proselitismo, procuram convencer as outras pessoas para elas, porque, se acreditam que ela é o único caminho da salvação, é necessário que os seus adeptos compreendam isso e trabalhem para trazer outras pessoas àquele caminho de salvação.
No Espiritismo, a salvação existe para todos. Nós não consideramos
ninguém excluído da salvação. A salvação, para o Espiritismo, se processa através da evolução. O espírita se salva da ignorância, do erro, do egoísmo e da maldade evoluindo. Não há perdição no inferno. O inferno é uma alegoria, não existe. A perdição é o estado de ignorância, de miséria, da situação inferior da criatura. Não é uma perdição total, mas em sentido passageiro.Então o Espiritismo não procura fazer com que essas pessoas venham a tornar-se espíritas para se salvar. Porque todos se salvam, sejam materialistas, sejam espíritas, católicos, protestantes ou não tenham religião alguma, nem posição filosófica nenhuma. Não importa.A evolução é um processo contínuo. Ela se desenvolve no tempo, incessantemente. E nós evoluímos, queiramos ou não.
Eu não posso mandar um Espírito materializar-se no seu quarto, porque não sou mágico nem feiticeiro.
No Espiritismo não existe magia. Nós sabemos que os Espíritos são livres. São criaturas humanas como nós e mais livres do que nós, porque já não pertencem mais ao mundo terreno. Não dispõem de um corpo material que os iniba, que perturbe as suas atividades. Dessa maneira o Espírito, assim liberto, é mais livre do que nós. Não é porque nós o chamamos, o evocamos, que ele vai submeter-se a nós. Não temos poder nenhum para submetermos um Espírito à nossa vontade.
Consequentemente, eu não posso fazer este ato de magia, que é mandar um Espírito materializar-se no seu quarto. Mas pode acontecer que o senhor tenha mediunidade, para ver um Espírito diante de si, de repente. Eu peço a Deus que isso aconteça, a qualquer momento, não para torná-lo espírita, mas para que o senhor tenha a sua própria experiência, que seria muito interessante.


No Limiar do Amanhã
J.Herculano Pires

INFORTÚNIO OCULTO NOS GRUPOS DOUTRINÁRIOS

" Mas, a par desses desastres gerais, há milhares de desastres particulares, que passam despercebidos: os dos que jazem sobre um grabato sem se queixarem.Esses infortúnios discretos e ocultos são os que a verdadeira generosidade sabe descobrir, sem esperar que peçam assistência." O Evangelho Segundo o Espiritismo - capítulo XIII - item 4

Com muita frequência, constatam-se medidas e alertas de vigilância contra o orgulho nos abençoados ambientes doutrinários. Verdadeira campanha espontânea tomou conta da seara em torno dos cuidados que se deve ter acerca dos efeitos nocivos do personalismo. Ninguém há de contestar o valor de tais iniciativas. Entretanto, enquanto empenhamo-nos contra esse costume, perceptível pela ostentação com a qual se manifesta, extensa gama de discípulos padece com outro traço moral enfermiço, nem sempre tão evidente na conduta humana: a baixa auto-estima.Um infortúnio oculto que solicita nossa atenção.
A sensibilidade humana tem sido insuficiente para detectar o caos interior em que vivem inúmeras criaturas, escondendo-se por trás das máscaras sociais, temendo tornarem conhecidos seus dramas inenarráveis que configuram um autêntico quadro de "loucura controlada".
A mesma raiz que vitaliza a vaidade é responsável pela carência de estima pessoal. O orgulho que procura brilhar no palco do prestígio, assim como a atitude de desamor a si mesmo, são manifestações do sentimento de menos valia ou complexo de inferioridade, que toma conta de multidões sem conta no orbe terreno.
Podemos facilmente confundir atitudes de baixa auto-estima com comportamentos personalistas. Criaturas com escassez de auto-amor lutam para preservar suas reais intenções demonstrando, para tal, pouca ou nenhuma habilidade através de atitudes desconectadas de seus verdadeiros sentimentos; adotam condutas defensivas que podem ser interpretadas como individualismo e ingratidão. No fundo se debatem com a incapacidade de estabelecerem limites de proteção ao mundo dos seus sentimentos pessoais. Estão em conflito e reagem de modo nem sempre adequado ante aquilo que lhes constitui ameaça, deixando clara a complexidade da alma humana que, para ser entendida em suas ações e reações, solicita-nos ampliada complacência e largo discernimento.
Quem analisa um orador, um médium, um dirigente, um tarefeiro iluminado com as luzes da cultura espírita se , enquanto em suas movimentações doutrinárias, não imagina a dor íntima que atinge muitos deles na esfera de suas provas silenciosas no reino do coração. Solidão, abandono, conflitos, medo, frustrações, impotência e outros tantos sentimentos estruturam um dilacerante estado de instabilidade e vulnerabilidade, que retratam velhas feridas evolutivas da alma.
Neste momento de tormentas atrozes e de frustrações sem fim, conclamemos o valoroso movimento em torno das idéias espíritas ao serviço inadiável de incentivar o fortalecimento da estima e do valor pessoal. A casa espírita, como avançado núcleo de enfermagem moral, necessita ser o local da educação para que o homem se livre de suas ilusões e promova-se, definitivamente, a legatário de sua Herança Cósmica.
Imperioso que os dirigentes tenham lucidez, porque essa missão somente será cumprida com acolhimento fraternal, estímulo à autonomia, tolerância com os limites alheios e tempo.
Decerto, a idolatria e a purpurina da lisonja são indispensáveis. O privilégio e a exaltação são incoerentes com o espírito da espontaneidade. O Espiritismo, convenhamos, combate a atitude egoísta proposital, exclusivista, mas não propõe a morte dos valores individuais que podem e devem fazer parte da comunidade como fator gerador de bênçãos, alegrias e exemplo estimulador. O receio do estrelato e das manifestações individualistas tem culminado em autênticas "fobias éticas", que não educam nossas tendências. A luz foi feita para iluminar, brilhar.

E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. (Lucas 8:16).

Olhemos uns pelos outros com olhos de ver. Muita vez onde supomos existir um doente pertinaz em busca de realce, encontra-se um coração ferido e cansado, confuso e amedrontado mendigando amizade autêntica e compreensão. Possivelmente quando sentir a força do amor que lhes votamos será tocado. Sentindo-se amado, pouco a pouco, terá motivos para abandonar as expressões de inferioridade que lhe tortura. Por fim, descobrirá o quanto somos amados, incondicionalmente, pelo Criador que, em Sua Generosidade Excelsa, nos aguarda no espírito glorioso de Filhos de Sua Obra.

ESCUTANDO SENTIMENTOS
A ATITUDE DE AMAR-NOS COMO MERECEMOS
WANDERLEY S. DE OLIVEIRA
Pelo Espírito ERMANCE DUFAUX

RESPOSTAS NO CAMINHO

Trazendo sua conciência tranquila, nos deveres que a vida lhe deu a cumprir, você pode e deve viver a sua vida tranquila, sem qualquer necessidade de ser infeliz.
Auxilie os outros sem afligir-se demasiado com os problemas que apresentem, porque eles mesmos desejam solucioná-los por si próprios.
Não se fixe tão fortemente nos aspectos exteriores dos acontecimentos e sim coloque sua visão interna nos fatos em curso, a fim de que a compreensão lhe clareie os raciocínios.
Dedique-se ao seu trabalho com todos os recursos disponíveis, reconhecendo que se houver alguma necessidade de modificação em suas atitudes, a sua própria tarefa lhe fará sentir isso sem palavras.
Se você experimentou algum fracasso na execução dos seus ideais, não culpe disso senão a você mesmo, refletindo na melhor maneira de efetuar o reajuste.
Se você realizar corretamente seu trabalho, os seus clientes ou beneficiários virão de longe procurar o valor de sua experiência e de seu concurso.
Em qualquer indecisão valorize os pareceres dos amigos que lhe falem do assunto, mas conserve a convicção de que a decisão será sempre de você mesmo.
Uma atitude de simpatia para com o próximo é sempre uma porta aberta em seu auxílio agora e no futuro.
Mesmo nas horas mais aflitivas procure agir com serenidade e discernimento, porque de tudo quanto fizemos, colheremos sempre.
A desculpa ante as faltas de que você tenha sido vítima, invariavelmente, é ação em seu próprio favor.
Quando provações e dificuldades lhe pareçam aumentadas, guarde paciência e otimismo, trabalhando e servindo na certeza de que Deus faz sempre o melhor.

Respostas da Vida
Francisco Cândido Xavier
Espírito André Luiz