quinta-feira, 19 de agosto de 2010

BOM DIA!

O minuto que você está vivendo agora
é o mais importante de sua vida,
onde quer que você esteja.
Preste atenção ao que está fazendo.
O ontem já lhe fugiu das mãos.
O amanhã ainda não chegou.
Viva o momento presente,
porque dele depende todo o seu futuro.
Procure aproveitar ao máximo o momento que está vivendo,
tirando todas as vantagens que puder,
para seu aperfeiçoamento.
* * * * * * * * * * * * * * *
Palavras minhas:
Quantas vezes na pressa diária, deixamos escapar oportunidade para exercitar os ensinamentos de Jesus,
de amor ao próximo, de solicitude, de paciência,
de tolerância, de compreensão.
Corremos atrás do desenvolvimento material
com tanto afinco, e o desenvolvimento da alma?
E o desenvolvimento das virtudes essenciais,
para uma vida de paz consigo mesmo,
e uma convivência pacífica com nossos semelhantes?
Falamos tanto de Paz, queremos a Paz,
e fazemos tão pouco para consegui-lá.
Se irritamos com facilidade, revidamos com vontade,
muitas vezes fazemos questão
de cutucar nossos irmãos só por gosto de confrontá-lo.
Pensemos se vale a pena!
O nosso propósito no mundo não é incomodar,
mas  acomodar!
Pare e pense antes de entrar em caminhos Turvos e Dúbios.
abraço Fraterno!

ALIMENTAÇÃO CARNÍVORA

A ingestão de carne, é um tema sempre polêmico no meio espírita. Coloco aqui alguns pontos fundamentais para ser analisados, no aspecto da decisão de se evitar o máximo o consumo da carne, ou para alguns, a sua total abstinência. É claro que a opção fica a critério de cada um, respeitando o livre-arbitrío. Mas analisemos com a inteligência e com o coração!
Abraço,
Angel



Analisando o Livro dos Espíritos, temos a seguinte passagem:

723. A alimentação animal é, com relação ao homem, contrária à lei da Natureza?
“Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem perece.
A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização.”



Analisando a Questão
Esse trecho serve de base aos espíritas que se colocam a favor de uma alimentação onde a carne tenha lugar garantido.Mas não há nada mais a ser considerado sobre a resposta acima?
Por exemplo:
*Quando foi escrita?
*Qual era a situação do homem em termos de conhecimentos nutricionais à época em comparação com os dias de hoje?
Percebe-se claramente no trecho citado que é colocada a questão da necessidade: uma palavra de grande importância para se discutir o assunto.
O Livro dos Espíritos foi publicado há mais de 150 anos atrás. Muito o homem se desenvolveu cientificamente e tecnologicamente nesse intervalo de tempo.
Hoje, por exemplos práticos e não por suposições teóricas, vê-se que a necessidade de comer carne não existe. É plenamente possível viver de forma saudável sem a sua ingestão.

Opinião dos Espíritos - Emmanuel e André Luiz

129 – É um erro alimentar-se o homem com a carne dos irracionais?
– A ingestão das vísceras dos animais é um erro de enormes consequências, do qual derivaram numerosos vícios da nutrição humana. É de lastimar semelhante situação, mesmo porque, se o estado de materialidade da criatura exige a cooperação de determinadas vitaminas, esses valores nutritivos podem ser encontrados nos produtos de origem vegetal, sem a necessidade absoluta dos matadouros e frigoríficos.
Temos de considerar, porém, a máquina econômica do interesse e da harmonia coletiva, na qual tantos operários fabricam o seu pão cotidiano. Suas peças não podem ser destruídas de um dia para o outro, sem perigos graves. Console-mo-nos com a visão do porvir, sendo justo trabalharmos, dedicadamente, pelo advento dos tempos novos em que os homens terrestres poderão dispensar da alimentação os despojos sangrentos de seus irmãos inferiores.
O consolador - Francisco Cândido Xavier - Emmanuel



“A pretexto de buscar recursos protéicos, exterminávamos frangos e carneiros, leitões e cabritos incontáveis. Sugávamos os tecidos musculares, roíamos os ossos.
prática proibida no Brasil
Não contentes em matar os pobres seres que nos pediam roteiros de progresso e valores educativos, para melhor atenderem a obra do Pai, dilatávamos os requintes da exploração milenária e infligíamos a muitos deles determinadas moléstias para que nos servissem ao paladar, com a máxima eficiência.
O suíno comum era localizado por nós, em regime de ceva, e o pobre animal, muita vez à custa de resíduos, devia criar para nosso uso, certas reservas de gordura, até que se prostrasse, de todo, ao peso de banhas doentias e abundantes.
Colocávamos gansos nas engordadeiras para que hipertrofiassem o fígado, de modo a obtermos pastas substanciosas destinadas a quitutes que ficaram famosos, despreocupados das faltas cometidas com a  suposta vantagem de enriquecer valores culinários.
Em nada nos doía o quadro comovente das vacas-mães, em direção ao matadouro, para que nossas panelas transpirassem agradavelmente.
Encarecíamos, com toda a responsabilidade da ciência, a necessidade de proteínas e gorduras diversas, mas esquecíamos de que a nossa inteligência, tão fértil na descoberta de comodidade e conforto, teria recursos de encontrar novos elementos e meios de incentivar os suprimentos protéicos ao organismo, sem recorrer às indústrias da morte.
Esquecíamo-nos de que o aumento de laticínios para enriquecimento da alimentação constitui elevada tarefa, porque tempos virão, para a Humanidade terrestre, em que o estábulo, como o Lar, será também sagrado.”
“Não nos cabe condenar a ninguém.
Abandonando as faixas de nosso primitivismo, devemos acordar a própria consciência para a responsabilidade coletiva.
A missão do superior é a de amparar o inferior e educá-lo.
E os nossos abusos com a Natureza estão cristalizados em todos os países, há muitos séculos.
Não podemos renovar os sistemas econômicos dos povos de um momento para o outro, nem substituir os hábitos arraigados e viciosos de alimentação imprópria, de maneira repentina.Refletem eles, igualmente, nossos erros multimilenários.
Mas, na qualidade de filhos endividados para com Deus e a Natureza, devemos prosseguir no trabalho educativo, acordando os companheiros encarnados, mais experientes e esclarecidos, para a nova era em que os homens cultivarão o solo da Terra por amor e utilizar-se-ão dos animais, com espírito de respeito, educação e entendimento.”
(Trechos do livro Missionários da Luz, psicografado por Chico Xavier junto a André Luiz)



A Evolução Continua
É importante não existir o medo diante do novo. O próprio Allan Kardec, por várias vezes, colocou a importância da evolução das idéias. Não devemos pensar que tal evolução acabou na publicação de Obras Póstumas.
Quando surgem novas variáveis que permitam a análise de um ponto por novos prismas, assim deve ser feito. Aí está o caráter científico do Espiritismo se mantendo em equilíbrio com sua face religiosa, não permitindo que certos pontos sejam praticamente considerados como dogmas a serem aceitos.

Voltando à questão da necessidade de se comer carne, vejamos alguns fatos interessantes:



- Dave Scott é um triatleta de renome.
Ele venceu o lendário Ironman no Hawaii, uma das provas mais extenuantes do planeta, por seis vezes (um recorde), entre os anos de 1980 e 1987. Esse triatlo consiste em 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida;
- Sixto Linares bateu o recorde mundial do triatlo de um dia nadando 7,72 km, pedalando por 297 km e então correndo por 86 km, sem intervalos, em 1985;
- Edwin Moses: medalhista de ouro em Olimpíada nos 400 metros com obstáculos. Passou oito anos sem uma única derrota nessa prova;
- Paavo Nurmi, o “Finlandês Voador”, conseguiu vinte recordes mundiais em corrida à distância e ganhou nove medalhas olímpicas;
- Bill Pickering estabeleceu um recorde mundial nadando no Canal da Mancha, mas a performance dessa ocasião foi pouco diante do fato de que com 48 anos, ele bateu um novo recorde mundial nadando no canal de Bristol.
O que há de comum entre as pessoas citadas acima? Todos são vegetarianos.

Cardápio Alimentar
A situação atual apresenta diferenças muito favoráveis à alimentação vegetariana, aumentando consideravelmente as opções dessa dieta em comparação com outras épocas.
Há hoje variedades vegetais com níveis produtivos mais altos, melhores processos de armazenamento e conservação, sistemas de distribuição mais eficazes.
Além disso, o homem conhece mais sobre os mecanismos da digestão, as necessidades diárias alimentares e as propriedades dos alimentos.
Uma dieta vegetariana bem planejada permite a qualquer pessoa viver com boa qualidade de nutrição.
Isso pode ser afirmado por fatos.
Vendo-se, pelos últimos parágrafos, que na realidade a necessidade de se comer carne não existe para o homem atual, toda a questão deve ser analisada por um outro ponto de vista: é justo e correto sujeitar um animal aos sofrimentos (sim, por menor que seja a sua capacidade cognitiva, eles têm a capacidade de sofrer – fato inegável) de que é alvo e posteriormente à morte para satisfazer as preferências de nosso paladar?

Moral Espírita
O Espiritismo, em seu aspecto moral de bondade, amor e caridade em todas as relações, condena o excesso. A partir do momento que se comprova uma não-necessidade, tudo muda.
A partir desse caráter moral da doutrina pode-se concluir com facilidade que a interrupção da matança que hoje é infligida aos animais será um dos passos dados pelo homem no futuro.
Passo que não ocorrerá de um só instante, mas ao longo de um tempo, visto que mesmo hoje se vê o seu andamento.
Acompanhando-se a linha de evolução da humanidade, percebe-se que atualmente são considerados bárbaros – ou, no mínimo, errôneos - vários costumes tidos como absolutamente normais e corriqueiros em outras sociedades no passado: os sacrifícios animais e mesmo humanos, a escravidão, a poligamia e o canibalismo, dentre outros.
Como disse Victor Hugo:

 “Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais”.

Um ponto importante que deve, no entanto, ser ressaltado é o pretenso nível de intangibilidade moral que alguns podem querer se colocar por terem uma dieta vegetariana.
De nada adianta não comer carne, mas também não perdoar, não praticar a caridade, não ser paciente, dentre várias outras coisas de alto grau de importância que estabelecem um bom nível de caráter moral no ser humano.
Apenas cumpre ao homem não cometer excessos e comer para viver, ao contrário de viver para comer.
A partir da constatação que o ser mais fraco sofre por uma desnecessidade, o ato de causar tal sofrimento torna-se fútil e repugnante.

Fontes:
O Livro dos Espíritos
Mensageiros da Luz
O consolador
Site Guia Net

A RAZÃO E A INTUIÇÃO

No esforço da evolução, o homem veio do instinto, adquiriu mais tarde a razão e caminha agora para a intuição, que, todavia, apenas se vislumbra no horizonte.
O momento que vivemos, em sentido geral, é de pleno domínio da razão, em que as forças intelectivas preponderam: porém alguns homens há, mais evoluídos, que já se governam, mais ou menos conscientemente, pelo uso desta faculdade mais perfeita.

O processo da intuição
Homem de intuição não discute nem analisa suas manifestações mas, simplesmente, obedece.
A obediência às manifestações da intuição é uma das condições fundamentais do desenvolvimento e ampliação dessa faculdade no indivíduo.
Um conhecimento mental pode ser adquirido pelo estudo, pela aplicação, pelo raciocínio, pela observação, pela experimentação; a intuição, porém, não depende de nada disso: é únicamente um conhecimento infuso, ou melhor, é um discernimento espontâneo de uma verdade pacífica e única.
As mulheres em geral são mais intuitivas que os homens, porque se deixam governar mais pelo sentimento que pela razão e a intuição não é um produto da razão, mas do sentimento; é mesmo um sentimento que se tem em certos momentos e circunstâncias, de determinado assunto, ou determinada situação, e quanto mais aflitiva ou imperiosa e urgente for a situação, mais alto e rápida falará a intuição, apontando o verdadeiro caminho ou a verdadeira solução.

Mas, o que é intuição e de onde vem ?
Já o dissemos: é uma voz interior que fala e que deve ser obedecida sem vacilações; é um sentimento íntimo que temos a respeito de certa coisa ou assunto; é a verdade cósmica, divina, existente em nosso Eu, em forma potencial, porque Deus é a verdade única e eterna e Ele está derramado em toda a criação universal, da qual somos uma partícula viva, operante e sensível.
A intuição é a nossa ligação direta e original com Deus assim como a Razão é a nossa ligação com o mundo.
O homem é um ser limitado pelos seus corpos orgânico e fluídico; mas o ponto que não atinge com o braço, atinge-o com a inteligência e onde a inteligência não alcança, alcança a intuição.

Razão X Intuição
O conhecimento vindo pelo intelecto nos faz conhecer o mundo ambiente, ao passo que a intuição nos dá o discernimento das coisas divinas; o primeiro se estriba na razão que mediu, pesou, dividiu, analisou, concluiu; o segundo porém se apoia na fé, porque somente crê e confia.
A razão é metódica, mecânica, limitada, mas a intuição é intrínseca, ilimitada, independente, acima de qualquer lei, pleniciente.
O campo da razão vai até onde a inteligência alcança, mas o da intuição não tem limites, porque é o campo da consciência universal.
Por isso às vezes a razão diz “sim” quando a intuição diz “não, quando um a fala “prudência” a outra ordena “confiança”: uma diz: “raciocina primeiro”; mas a outra determina: “crê e segue”.
Uma é sombra sempre vacilante, outra é luz sempre clara; uma dúvida e se nega, outra confia e se entrega.
Uma se exerce no campo de mente limitada, outra na esfera do espírito livre, que não obedece a convenções, preconceitos ou leis humanas. Porque a razão é a lei, ao passo que a intuição, em certo sentido, é a graça.

O homem funciona em três planos a saber:
O físico, o mental e o espiritual, que correspondem respectivamente ao instinto, à razão e à intuição; mas a verdade total, essencial, divina, só é percebida pelo homem de intuição.
O homem do futuro, isto é, o homem renovado, que se venceu a si mesmo, vencendo a dominação da matéria grosseira, será um homem de intuição.
Quando a intuição fala, ela não se limita somente ao aspecto local ou parcial dos problemas, mas abarca o que está atrás e na frente, atinge o aspecto total, segundo a projeção do indivíduo no campo geral de sua evolução.

Amor, fé e intuição
Eis pois as características sublimadas do homem espiritual.
O homem de intuição resolve seus problemas com elementos que obtém do plano divino, ao passo que o da razão os resolve segundo os recursos da própria inteligência humana ligada às coisas do mundo.
Tanto mais o homem fecha seus ouvidos às vozes do mundo material, tanto mais se abre no seu interior a voz sublime dessa preciosa faculdade do espírito. Tanto mais o espírito se revela a si mesmo e se integra no Cosmo, tanto mais se une a Deus.

A intuição e as Descobertas científicas
Diz Alexis Carrel, um dos mais acatados expoentes da ciência oficial, a respeito desta maravilhosa faculdade:


“É evidente que as grandes descobertas científicas não são unicamente obras da inteligência. Os sábios de gênio, além do dom de observar e de compreender, possuem outras qualidades, como a intuição e a imaginação criadora. Por meio da intuição apreendem o que os outros homens não vêem, apercebem relação entre fenômenos aparentemente isolados, sentem inconscientemente a presença do tesouro ignorado. Todos os grandes homens são dotados do poder intuitivo. Sabem sem raciocínio e sem análise o que lhes importa saber”.
“As descobertas da intuição devem ser sempre desenvolvidas pela lógica. Tanto na vida corrente como na ciência, a intuição é um meio de adquirir conhecimentos de grande poder, mas perigosos. Por vezes é difícil distingui-la da ilusão. Aqueles que só por ela se deixam guiar estão expostos ao erro. Mas aos grandes homens ou aos simples de coração puro pode ela conduzir aos mais elevados cumes da vida mental ou espiritual”.

A Voz da Intuição
Só pode ser ouvida no silêncio, na pureza e na intimidade do ser, condições incompatíveis com os rumores do mundo. Débil ao princípio, se for sempre obedecida sem vacilações e com confiança, irá aos poucos se avolumando, ganhando força crescente e acabará por ser ouvida em qualquer circunstância e a qualquer hora, apontando ao indivíduo a orientação mais segura, mais elevada e mais reta, abrindo-se como uma flor às claridades e ao calor do sol supremo.
Das faculdades mediúnicas é a mais elevada e a mais perfeita, porque põe o indivíduo não mais e somente em contato com coisas e seres do mundo espiritual mas, direta e superiormente, com a essência divina das realidades.

fonte:
Mediunidade
Edgar Armond

CONCEPÇÃO

1 - É possível um Espírito reencarnar sem programação prévia?
As estatísticas dizem que sim. Basta observar que somente nos Estados Unidos mais de um milhão de adolescentes engravidam anualmente, em decorrência de experiências sexuais inconseqüentes. Os benfeitores espirituais não programam a inconsequência nem costumam aproveitar-se dela.

2 - A reencarnação não exige o concurso de técnicos da Espiritualidade que efetuam as ligações perispirituais que caracterizam o retorno à carne?
Isso ocorre em relação às reencarnações programadas. No entanto, há multidões que reencarnam sem nenhum planejamento prévio, atendendo ao automatismo reencarnatório.

3 - O que é isso?
A comunhão sexual estabelece um campo vibratório que atrai à reencarnação Espíritos associados psiquicamente ao casal.

4 - Considerando-se que os motéis são frequentados por Espíritos viciados e pervertidos, pode um deles ser atraído à reencarnação pelo casal que lá se entrega aos prazeres do sexo?
Pode acontecer, desde que exista a associação a que nos referimos, que pressupõe um relacionamento anterior, na vida atual ou pretérita.

5 - Se a concepção ocorre num motel estaremos sempre diante de reencarnante menos evoluído?
Não necessariamente. Embora as condições não sejam favoráveis, um Espírito evoluído pode submeter-se àquela contingência, se julgar oportuno.
Considere-se, ainda, que a ligação perispiritual que caracteriza a reencarnação pode ocorrer horas depois de fecundado o óvulo, já fora daquele ambiente.

6 - Em toda comunhão sexual há a possibilidade de atrair Espíritos inferiores à reencarnação natural?
Se o casal cultiva valores de discernimento, numa união estável, levando a sério seus compromissos, sua intimidade é sempre preservada. Estará protegido pelo padrão vibratório de seu lar, que impede a invasão de entidades perturbadas ou perturbadoras.

7 - E quanto aos mentores espirituais que colaboram nas reencarnações programadas?
Estes obviamente também preservam a intimidade do casal, tomando as providências necessárias, como já comentamos, após a comunhão sexual.

8 - Que dizer dos casais que têm o hábito de assistir, no lar, em vídeo, a filmes pornográficos, sob a alegação de que isso lhes estimula um relacionamento sexual satisfatório?
Trazer para o lar o ambiente do motel, cultuando a pornografia, é abrir as portas a Espíritos desajustados que ali semearão perturbações e desequilíbrios. Paga-se alto preço por esse desejado estímulo. Melhor fariam se cultivassem carinho, compreensão, respeito, amizade, os melhores estimulantes para um relacionamento sexual feliz e satisfatório.

Não Pise na Bola
Richard Simonetti

PERTUBAÇÕES

Apesar de tuas boas disposições, surgem momentos em que estranhos estados d’alma assomam, perturbando-te a lucidez e o entusiasmo.
Esses constituem desafios graves, que podem levar a imprevisíveis resultados negativos.
Surgem como depressão ou desinteresse, que deflui de uma observação infeliz, ou de uma palavra azeda, ou de uma discussão desgastante...
Há ocasiões em que se manifestam como nuvem obnubiladora do discernimento, insistente, que termina por gerar indisposição íntima, quando não leva a distonias e agressividade mais contundente.
Além dos fatores normais sociopsicológicos do relacionamento ou da emoção, originam-se na interferência psíquica de desencarnados que se comprazem em inquietar, inspirando desespero e conduzindo a estados afligentes...
Vivemos em quase permanente intercâmbio psíquico uns com os outros, no corpo físico e fora dele.
Mentes disparam dardos contra outras, atingindo o alvo com pontaria segura e estabelecendo telefonia de comunicação perturbadora.
O que fazer?
Interrompe as telepatias deprimentes, sobrepondo a tua vontade e corrigindo a sintonia psíquica.
Sai um pouco e respira ar puro.
Recorda os planos ideais que acalentas.
Dialoga um pouco com alguém que te inspira simpatia.
Ora, por alguns instantes.
Estes expedientes expulsarão a onda de perturbação que te envolve e tornarás ao estado de tranquilidade.

Divaldo Pereira Franco
Episódios Diários
Pelo Espírito Joanna de Ângelis