segunda-feira, 27 de setembro de 2010

BOM DIA!

Que o teu coração saiba aceitar a luta moral de agora,
com calma e serenidade,
em favor da felicidade que receberás depois.
******
A aceitação é uma importante lição!
Aprender a esperar, faz com que aconteça no momento certo.
Só assim saberá que realmente aquilo é para você!

abraço fraterno

ESPIRITUALISTA OU MATERIALISTA ?

Por muito tempo se pensou que os campos material e espiritual da Vida, por se oporem em certos aspectos, deveriam ser objeto de escolha. Dever-se-ia declarar-se materialista ou espiritualista.
Não se poderia optar por um sem desprezar o outro.
Quem optasse por viver mais declaradamente um deles, receberia a pecha* de materialista ou de espiritualista. Isso estigmatizava qualquer das escolhas. Uma opção implicava a negação da outra. Evidente que os materialistas se achavam certos, tanto quanto os espiritualistas. Agora, à luz do espiritismo, se percebe que ambos os aspectos são inseparáveis e que devem ser vividos responsavelmente, de forma integrada.
Viver a vida material com seus desafios e experiências enriquecedoras, colocando nelas o sentido espiritual, significa possibilidade maior de crescimento do que renegar a realidade do espírito e a continuidade da existência após a morte.
Da mesma forma, viver consciente da vida espiritual sem negar a importância e necessidade das experiências materiais, extraindo delas o aprendizado emocional que contêm, é ter certeza de conseguir um rico crescimento interior.
Vida material e vida espiritual são campos de realização do Espírito imortal. São impagáveis, irrepetíveis e singulares as experiências vividas em cada um dos campos. São experiências contíguas e contínuas, mas diferentes. Mesmos as sensações de se estar repetindo uma experiência diferem da real vivência anterior.
*defeito ou falha

Adenáuer Novaes
Filosofia e Espiritualidade
Uma abordagem psicológica

UM PASSO DE CADA VEZ

Se você fixa os olhos na perfeição, provavelmente nunca fará as coisas de maneira natural e tranquila.
Somente aqueles que exploraram seu interior é que reconhecem a capacidade limitadora para decidir as coisas.
A realidade é semelhante ao trabalho de azulejar uma parede.
Ela não fica pronta com a aplicação de um só lote de azulejos; cada caixa traz uma parte, e cada parte é assentada por vez.
Peças distintas e de cores variadas são colocadas a cada novo dia até completarem a construção definitiva do painel decorativo.
Portanto, não seja temerosa e categórica em suas decisões.
A resolução correta deve ser a experimental, não a definitiva.
Isso não quer dizer que deva ser inconstante, mas maleável.
Em vista das diversas encarnações pelas quais passam todos os seres humanos, você há de convir que todas as coisas se transformam, e as criaturas também.
Sua vinda a este Planeta tem como objetivo um aprendizado constante.
Você está se descobrindo por meio de inéditas experiências, e é natural sua vacilação e insegurança.
Através da análise de suas decisões erradas é que você ficará mais apta para agir acertadamente em suas próximas atitudes.
Aprenda a correr riscos, assuma a condição de criatura humana e se desligue do fervor pela perfeição presunçosa.
Pessoas rígidas não conseguem conviver com a possibilidade de ter dúvidas. Precisam resolver tudo rapidamente.
Por analogia, sua personalidade é uma lente desfocada da luz do equilíbrio; por isso se mantém num estado flutuante, dirigida inteiramente pela ambiguuidade terrena, ou seja, vive sob a pressão da dualidade do certo e do errado.
Você encontrará na terapêutica espírita o autoconhecimento, a lucidez mental, a convicção e a estabilidade que tanto busca na vida. Esse encontro deve ser o primeiro passo; a seguir, estabeleça uma escala de valores morais/espirituais e exercite a confiança em seus impulsos interiores.
Alinhe a mente ao físico a fim de encontrar seu ritmo interno. Quando surgirem novas evidências que complementam os fatos (base de suas decisões), ajuste as conclusões e retifique as interpretações anteriores.
Será que você quer resolver as coisas apressadamente por medo de explorar novas idéias e conclusões?
Sua visão interna deve estar receptiva para que veja em cada dia uma nova oportunidade para refazer atitudes e melhorar sua qualidade de vida.

CONVIVER E MELHORAR
FRANCISCO DO ESPÍRITO SANTO NETO
DITADO PELOS ESPÍRITOS LOURDES CATHERINE E BATUÍRA

ENTÃO, EU TAMBÉM SOU MÉDIUM?

Todos os seres humanos possuem mediunidade.
Em alguns, a faculdade mediúnica é mais pronunciada, e revela-se pelo que Allan Kardec chama de efeitos patentes de uma certa intensidade (O LIVRO DOS MÉDIUNS, Item 159).
Estas pessoas, por isso mesmo, estão aptas a servirem de intermediárias entre os Espíritos e nós, encarnados.
A intensidade dos efeitos, nestes casos, nos permite identificar a influência espiritual, quando ocorre.
Nestes médiuns, podemos dizer que a mediunidade se especifica através de um tipo de manifestação:
  • vidência (se vêem Espíritos),
  • audiência (se ouvem Espíritos),
  • psicofonia (se falam sob a influência de Espíritos),
  • psicografia (se escrevem sob a influência de Espíritos), etc.
Mas todos possuímos mediunidade em estado latente, pois podemos sentir a presença de Espíritos e até registrar suas inspirações. Expandir-se e comunicar-se pelo pensamento com os outros Espíritos é uma característica natural do ser espiritual.
Herculano Pires, no livro "Mediunidade: Vida e Comunicação", explica:
"Faz parte da nossa natureza, não é uma graça nem uma prova, é um elemento essencial da nossa constituição humana".
A diferença está em que este tipo de mediunidade não se pode pretender desenvolver, por que ela não é destinada ao socorro de entidades espirituais ou ao trabalho em reuniões mediúnicas.
Mesmo assim, ela é extremamente útil no dia-a-dia, permitindo que recebamos avisos e orientações relacionadas à nossa vida e dos que nos cercam, pressentimentos, inspirações, palavras de encorajamento que, muitas vezes, nem sabemos de onde vêm.
É mais uma prova de que Deus jamais nos desampara, de que nunca estivemos sozinhos à mercê dos acontecimentos.
A mediunidade latente pode ser extremamente eficaz para a pessoa consciente de sua possibilidade de comunicação com os bons Espíritos, que a aplique com bons propósitos.


RITA FOELKER
Grupo Renascer

CONQUISTA DA FELICIDADE

A felicidade combina uma certa satisfação material com o equilíbrio emocional, aliados ao encontro com a própria espiritualidade. Quando esses fatores se encontram, a pessoa consegue se iluminar interiormente. A satisfação material nem sempre ocorre na proporção que se deseja nem na intensidade que se quer. Muitas vezes ela é apenas um detalhe.
O equilíbrio emocional é fundamental. Sem ele não se consegue jamais a felicidade. A espiritualidade é uma ferramenta importante, pois permite ao ser humano transcender a sua condição material, permitindo que ele se perceba um espírito em evolução.
A iluminação interior ocorre na medida que você identifica nos outros pessoas como você, dignas de respeito, de amor e semelhantes a você mesmo.
A felicidade é uma arte que você precisa desenvolver.
O exercício se dará através de lições diárias e, às vezes, difíceis, porém suportáveis a todos. Não pense que você está sozinho ou que goza de alguma exclusividade. Todos estão no mesmo rumo.
Alguns perdidos, outros iludidos, mas existem aqueles que já encontraram a rota certa.


Adenáuer Novaes
Felicidade sem Culpa