sexta-feira, 29 de outubro de 2010

OLÁ AMIGOS!

Ouça a sinfonia da vida!
Todos os sons da natureza cantam um louvor à Deus,
e anunciam a sua divina presença.

Se quiseres escutá-lo mais perto.
Podes encontrá-Lo dentro de vós mesmos!
Seu amor resplandece nas íntimas e ínfimas coisas.

Ame! e Ame-se!
Somos criações maravilhosas e perfeitas do Pai.
Tudo que Ele criou resplandece
sua divina sabedoria e seu imenso amor!

Um abençoado dia,
e que você escute a linda melodia do amor.
O maior, o mais verdadeiro e o mais sublime amor.
O Amor de Deus por seus filhos!

Abraço
                 Angel

ARREPENDIMENTO, EXPIAÇÃO E REPARAÇÃO

São as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências.
O arrependimento é o primeiro passo para a regeneração; não é suficiente, porém; fazem-se necessárias a expiação e a reparação.

O arrependimento
Suaviza as dores da expiação, e pela esperança prepara os caminhos da reabilitação; só a reparação, porém, poderá anular o efeito, destruindo a causa.
O perdão é uma graça e não uma anulação.
O arrependimento poderá dar-se em qualquer lugar e em qualquer tempo; se for tardio, mais longo será o sofrimento.

A expiação
Consiste nos sofrimentos físicos e morais, consequências das faltas cometidas, nesta vida ou na espiritual ou em nova existência corpórea, até que se apaguem os vestígios da falta.
A reparação
Consiste em fazer o bem a quem se fez o mal. Quem não repara nesta vida as faltas cometidas, por impossibilidade ou má vontade, achar-se-á, numa existência posterior, em contacto com as pessoas que prejudicou e em condições por ele mesmo escolhidas, que lhe facilitem provar às vítimas o desejo de lhes fazer tanto bem, quanto fora o mal que lhes fizera.
Nem todas as faltas ocasionam sempre um prejuízo direto e efetivo; neste caso, a reparação consiste em fazer-se o que não se havia feito, cumprindo-se os deveres descuidados e as missões não preenchidas; praticando-se o bem em compensação do mal praticado, isto é, tornando- se o indivíduo humilde se era orgulhoso, amável se austero, caritativo se egoísta, benévolo se malévolo, laborioso se preguiçoso, útil, sóbrio se dissoluto, trocando os maus por bons exemplos. É assim que progride o espírito, aproveitando o passado. (*)
A necessidade da reparação é um princípio de rigorosa justiça, que pode considerar-se verdadeira lei de reabilitação moral dos espíritos.
É uma doutrina que ainda nenhuma religião proclamou.`

Anular o mal apenas com o arrependimento. 
Algumas pessoas a repelem porque achariam mais cômodo apagar suas más ações com um simples arrependimento. São livres de se julgarem satisfeitas; mais tarde verão se isto lhes basta.
Perguntamos se este princípio não está consagrado pela lei humana e se a justiça de Deus é inferior à dos homens.
E bastaria que o indivíduo que houvesse arruinado outros por abuso de confiança, se dissesse infinitamente sentido?
Como deixar de lado uma obrigação que todo homem honrado tem o dever de cumprir na medida de suas forças?
Quando a perspectiva de reparação for inculcada na crença das massas, será um freio muito mais poderoso que o do inferno e das penas eternas, visto que se refere à atualidade da vida, e o homem compreenderá a razão de ser das penosas circunstâncias em que se encontra colocado.
(Nota de Allan Kardec)

A Filosofia Penal dos Espíritas - Fernando Ortiz 176
PENSE - Pensamento Social Espírita

O QUE FAZER ?

190 – Quando os filhos são rebeldes e incorrigíveis, impermeáveis a todos os processos educativos, como devem proceder aos pais?
– Depois de movimentar todos os processos de amor e de energia no
trabalho de orientação educativa dos filhos, é justo que os responsáveis pelo instituto familiar, sem descontinuidade da dedicação e do sacrifício, esperem a manifestação da Providência Divina para o esclarecimento dos filhos incorrigíveis, compreendendo que essa manifestação deve chegar através de dores e de provas acerbas, de modo a semear-lhes, com êxito, o campo da compreensão e do sentimento.

191 – Como poderão os pais despertar no íntimo do filho rebelde as noções sagradas do dever e das obrigações para com Deus Todo Poderoso, de quem somos filhos?
– Depois de esgotar todos os recursos a bem dos filhos e depois da prática sincera de todos os processos amorosos e enérgicos pela sua formação espiritual, sem êxito algum, é preciso que os pais estimem nesses filhos adultos, que não lhes apreenderam a palavra e a exemplificação, os irmãos indiferentes ou endurecidos de sua alma, comparsas do passado delituoso, que é necessário entregar a Deus, de modo que sejam naturalmente trabalhados pelos processos tristes e violentos da educação do mundo.
A dor tem possibilidades desconhecidas para penetrar os Espíritos, onde a linfa do amor não conseguiu brotar, não obstante o serviço inestimável do afeto paternal, humano.
Eis a razão pela qual, em certas circunstâncias da vida, faz-se mister que os pais estejam revestidos de suprema resignação, reconhecendo no sofrimento que persegue os filhos a manifestação de uma bondade superior, cujo buril oculto, constituído por sofrimentos, remodela e aperfeiçoa com vistas ao futuro espiritual.

O Consolador
Chico Xavier
Espírito Emmanuel

GRATIDÃO

A gratidão é uma das virtudes mais fáceis de se praticar.
A primeira gratidão que devemos manifestar é aquela que dirigimos a Deus pela vida que nos foi presenteada.
A segunda é a que dirigimos aos pais, pelo corpo que nos deram, mesmo que eles não nos tenham dado mais nada.
A terceira é aquela que podemos oferecer a qualquer pessoa que nos dê algo, mesmo que se trate de obrigação devida.
Há ainda aquela que devemos quando alguém faz algo por nós sem que tenhamos pedido.
Quando deixamos de manifestar algum tipo de gratidão, nos sentimos culpados.
O caminho é iniciar a partir de agora, a fim de que o futuro compense a ausência cometida no passado.
Caso nossa ingratidão nos afaste de alguém, sempre se torna possível rever a atitude que tomamos e ir em busca da pessoa. Não permita que seu orgulho o leve à dureza do coração impedindo a conquista da felicidade.
Seja sempre grato, pois a Vida é um presente irrecusável de Deus.

Felicidade sem Culpa
Adenáuer Novaes

MENSAGEM DO EVANGELHO