quinta-feira, 4 de novembro de 2010

BOM DIA!
















O QUE TENS ESCRITO NO LIVRO DA VIDA?

Cada um é responsável pela sua própria história.

Qual o gênero da vida escolheu para contar?

Na verdade caros amigos, nosso livro é extenso e complexo.

E ali se encontra registrado todos os momentos desde que fomos criados pelo Pai.

Nossas conquistas, nossas perdas, nossas dificuldades, compõe um texto rico de experiências e aprendizados.

Ler essas histórias é navegar neste mar: imenso e intenso de emoção, conflito e superação.

Respeite as histórias alheias: se quer aparecer no contexto, que seja para enriquecer com seu exemplo, edificando o bem, renovando o ânimo e contribuindo para capítulos felizes.

O dia que se descortina é mais uma página deste livro.
Pense o que irá colocar nele!

Exemplos de amor ou intolerância?

Vivência da paz com todos, ou o estímulo a violência?

A palavra que edifica, ou aquela que destrói?

O cultivo de pensamento positivo ou deletério?

 Que historia quer deixar para mundo?

A vida é o bem mais precioso que nos foi ofertado!
Por isso não se esqueça de colocar na primeira página a
homenagem de agradecimento  ao principal incentivador do livro da vida.

E iniciar em cada página diária a glorificação de seu NOME!

Abraço
Angel

NINGUÉM MORRE ANTES DA HORA?

Algumas das pessoas que me escreveram, discordam de nossa posição, e afirmam que existe sim uma hora pré-determinada para a morte de cada um, pois afinal de contas "...nada acontece sem a vontade de Nosso Pai que está nos Céus...".

Uma pessoa, também colocando isso, baseou-se ainda na mensagem psicofônica de um jovem recém-desencarnado, que afirmou: "... assim como temos nossa certidão de nascimento, no dia e hora determinado por Deus, temos nossa hora de partir...".

Essas afirmações são verdadeiras sim, desde que devidamente contextualizadas.

Nada acontece sem que a Vontade Divina o queira, pois o Criador estabeleceu as Leis Universais, perfeitas e justas, e tudo ocorre de acordo com essas Leis.

E as Leis são tão perfeitas que Deus nada mais precisa fazer para que elas se concretizem. Sua vontade já está manifesta na Lei. E uma das Leis Divinas é a que nos dá o Livre Arbítrio.

Quanto a termos "...nossa hora de partir..." , isso é fundamentalmente uma verdade pois, obrigatoriamente, temos que partir do corpo físico (morte ou desencarnação), e isso está estabelecido desde o momento que reencarnamos (nascemos), pois a única certeza de que temos, é que enfrentaremos "a hora da morte". Mas em nenhum momento isso significa que temos uma hora ou "a hora" (dia, local, forma, etc.) para morrer.

No caso do espírito comunicante que fez a afirmação já citada, este narra, em sua mensagem psicográfica, que na encarnação anterior cometeu suicídio, com um tiro na cabeça. É evidente que esse espírito, nessa ocasião, morreu antes da hora, pois se não fosse assim, teria nascido com a "missão" (predestinação) de suicidar-se, o que seria um absurdo completo; o livre-arbítrio teria deixado de existir.

Temos que refletir sobre o fato, usando a lógica, a razão e o bom-senso que nos recomendou Kardec que, se todas as mortes violentas (e mesmo as "naturais") estiverem programadas, o livre arbítrio não existiria no mundo.

Para exemplificar tomemos um fato real, recente, que foi noticiado nos jornais e na televisão: um rapaz bêbado, dirigindo um veículo, perdeu o controle do mesmo numa curva, subiu na calçada e atropelou 12 estudantes na saída de uma escola, e sete deles morreram.

Você já imaginou que se essas sete crianças que morreram, mais as cinco que ficaram feridas (algumas muito gravemente) "precisassem" passar por isso, que isso lhes estivesse predestinado, numa "programação reencarnatória", que descomunal trabalho de "manipulação" das pessoas e da natureza o plano espiritual teria tido?

Não sou e nem pretendo ser "dono da verdade", mas procuro seguir os postulados de Kardec, e prefiro errar pelo excesso do que pela omissão. Mas sempre utilizando a lógica e a razão.

Lamento apenas o pensamento fatalista e determinista de alguns espíritas.

Se as mortes violentas estivessem realmente programadas, seríamos todos meros "robôs" do destino. Não haveria "culpas" nem "responsabilidades". Os assassinos nasceriam para matar, portanto não seriam culpados, e pelo contrário, seriam instrumentos da "Justiça Divina".

Se mortes violentas e assassinatos ocorressem pela "Vontade Divina" ("....nada acontece sem a vontade de Deus"...), estaríamos diante de um "deus" cruel e vingativo (o do Antigo Testamento).

Recordemos-nos, no entanto, que em O Livro dos Espíritos e no restante das Obras Básicas da Codificação, o que se vê, princípio peremptório, é que o Livre Arbítrio, atributo básico do espírito, é inviolável.

Portanto, nessa "equação" entre o bem, o mal, a vida e a morte, tudo está relacionado e decorrente da utilização de nosso livre arbítrio, onde temos inclusive a possibilidade de mudar a vida, a duração ou até mesmo a época da morte nossa e de outras pessoas. E por isso assumimos responsabilidades.

Infelizmente, muitos espíritas interpretam mal as Obras Básicas, não as estudam adequadamente, em seu conjunto. Não procuram utilizar o bom senso, o raciocínio, a lógica e a razão, como tão bem nos preconizou o mestre Kardec.

Sigamos o que disse o Mestre Jesus: "Conheceis a Verdade, e a Verdade Vos Libertará". E como, analogicamente, complementou Kardec – "...Espíritas, amai-vos e instruí-vos...".

Com humildade e dedicação, busquemos a Verdade. A que nos é possível agora, mas que nos abrirá adiante a porta da felicidade e da Verdade Maior.

Texto:
http://www.carlosparchen.net/

EM TORNO DA FELICIDADE


Em matéria de felicidade convém não esquecer que nos transformamos sempre naquilo que amamos.

                                  ************************
Quem se aceita como é, doando de si a vida o melhor que tem, caminha mais facilmente para ser feliz como espera ser.
                                  ************************
A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação a felicidade que fizermos para os outros.

                                  ************************
A alegria do próximo começa muitas vezes no socorro que você lhe queira dar.

                                  ************************
A felicidade pode exibir-se, passear, falar e comunicar-se na vida externa, mas reside com endereço exato na consciência tranquila.
                                  ************************
Se você aspira a ser feliz e traz ainda consigo determinados complexos de culpa, comece a desejar a própria libertação, abraçando no trabalho em favor dos semelhantes o processo de reparação desse ou daquele dano que você haja causado em prejuízo de alguém.

                                 *************************
Estude a si mesmo, observando que o auto-conhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.

                                 *************************
Amor é a força da vida e trabalho vinculado ao amor é usina geradora de felicidade.

                                **************************
Se você parar de se lamentar, notará que a felicidade está chamando o seu coração para vida nova.

                                **************************
Quando o céu estiver em cinza, a derramar-se em chuva, medite na colheita farta que chegará do campo e na beleza das flores que surgirão no jardim.

Xavier, Francisco Cândido.
Da obra: Sinal Verde.
Ditado pelo Espírito André Luiz.

PEDAGOGIA ESPÍRITA

 

Educação moral
No item 685, tratando dos problemas sociais, Kardec lembra a necessidade do desenvolvimento da educação e acentua: não da educação intelectual, mas da educação moral, mas não também da educação moral pelos livros, e sim daquela que consiste na arte de formar caracteres, daquela que transmite hábitos: porque a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos.
Quando essa arte for conhecida, aplicada e praticada o homem chegará a um mundo de hábitos ordeiros e de previdência.
No mesmo trecho Kardec lamenta a massa de indivíduos que diariamente são lançados no meio da população sem princípios, sem freios e entregues aos seus próprios instintos.

Segundo vemos em O Livro dos Espíritos é pela Educação que o mundo poderá regenerar-se.
A Educação Cristã substituiu a Educação Pagã e modificou a Terra.
A Educação Espírita renovará a Educação Cristã, e com ela o Mundo.


Mas o que é Educação Espírita?
É o processo de orientação das novas gerações de acordo com a visão nova que o Espiritismo nos oferece da realidade. A realidade compreende o mundo e o homem.
Para o homem viver com proveito no mundo, deve saber, antes de mais nada, o que ele próprio é e qual o seu destino.
Apesar disso a Educação Espírita não é um processo de coação, de imposição das idéias espíritas. Mesmo porque um dos princípios fundamentais do Espiritismo é o da liberdade de consciência.
O Espiritismo não é uma forma de dominação de consciência, mas de libertação.
Sua grande tarefa é desvencilhar o homem das imposições do passado para que ele possa viver a sua vida terrena em plenitude, livrá-lo dos temores e terrores que o cercaram nas gerações anteriores.


Espiritismo surgiu naturalmente.
Não foi inventado por ninguém. O próprio Kardec relutou em aceitá-lo, quando ele já se fazia uma realidade social. Isso demonstra que o Espiritismo surgiu como exigência de uma época.
Sua propagação se realizou à revelia e contra os poderes dominantes no mundo.
Até hoje, apesar de todo o seu desenvolvimento cultural — pois a cultura espírita aí está para os que têm olhos: de ver .Ele continua em posição marginal, o que mostra por sua propagação incessante, que continua a responder às exigências históricas.
Já era tempo dos centros culturais compreenderem essa realidade. Infelizmente a atitude cultural para com o Espiritismo continua, em sentido geral, a mesma do século passado: preconceituosa e ignorante.
Ao lado do preconceito avulta a mais completa ignorância do conteúdo da doutrina e do seu significado. Mas, apesar disso, multiplica-se o número dos espíritas por todo o mundo, a bibliografia espírita é hoje um vasto acervo cultural, a imprensa espírita constitui considerável rede de jornais, revistas, boletins, anuários, programas radiofônicos e de televisão e até mesmo estações de rádio.

Herculano pires

*nas próxima postagens vamos trazer algumas considerações importantes sobre a doutrina.

REFLEXÃO: