terça-feira, 16 de novembro de 2010

BOM DIA!



POR MAIS QUE O DIA DE ONTEM NÃO TENHA SIDO FÁCIL.
HOJE É UM NOVO DIA E A NOITE NOS TROUXE A REFLEXÃO NECESSÁRIA,
PARA TOMARMOS AS DECISÕES COM MAIS TRANQUILIDADE.
NUNCA DEIXE A DIFICULDADE DO CAMINHO FAZER VOCÊ PERDER A VONTADE DE VIVER UM NOVO DIA.
CADA DIA É ÚNICO, E DEUS NOS RENOVA AS FORÇAS PARA SEGUIR APRENDENDO SEMPRE.
VEJA O BEM QUE PODE REALIZAR HOJE.
O SENTIDO DA VIDA É ALGO MUITO MAIOR DO QUE APENAS OS PROBLEMAS PASSAGEIROS QUE ACONTECEM EM NOSSO CAMINHO.
SEJA FELIZ!
É O QUE O PAI DESEJA A SEUS FILHOS.
APENAS TOME CUIDADO PARA QUE A TUA FELICIDADE NÃO PREJUDIQUE A DE SEU IRMÃO.
NÃO PODEMOS SER FELIZES ESTRAGANDO A FELICIDADE ALHEIA.
SE AINDA NÃO SE SENTI FELIZ, TALVEZ NÃO TENHA ENCONTRADO O SENTIDO DA VIDA.
DA SUA VIDA!
CONTINUE A BUSCAR QUE VOCÊ ENCONTRARÁ!

ABRAÇO COM CARINHO.
ANGEL

CONVERSA COM DEUS

- Como faço para conversar com Deus?
- Ore e deixe falar seu coração.
- Alguma palavra em especial, alguma fórmula mágica para que ele me escute?
- Nada disso, apenas coloque sentimento nas palavras.
- Deitado, ajoelhado ou em pé?
- Da maneira que lhe for mais confortável.
- Em casa ou no recinto religioso?
- Em qualquer lugar, desde que seu pensamento esteja em sintonia com o Criador.

Em O Livro dos Espíritos, questão de nº 658, Kardec indaga os mentores espirituais que o assistem:

658. Agrada a Deus a prece?
R - "A prece é sempre agradável a Deus, quando ditada pelo coração, pois, para Ele, a intenção é tudo. Assim, preferível Lhe é a prece do íntimo à prece lida, por muito bela que seja, se for lida mais com os lábios do que com o coração. Agrada-Lhe a prece, quando dita com fé, com fervor e sinceridade. Mas, não creias que O toque a do homem fútil, orgulhoso e egoísta, a menos que signifique, de sua parte, um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade."

A resposta não deixa margem a dúvidas, temos acesso direto ao Pai através de nosso pensamento, de nosso sentimento.
A prece sincera nos liga diretamente aos planos Excelsos da Vida, nos sintonizando nas frequências do Amor.
É alimento para alma, elixir para a vida.
Quando desanimados, nos estimula.
Quando cansados, nos reconforta.
Quando em inquietação, nos apazigua.
Quando em dúvida nos inspira.
E o melhor – Esta ao alcance de todos sem distinção.
O agradecimento do virtuoso têm o mesmo poder do arrependimento do delituoso quando são usados os sentimentos.
A beleza das palavras do sábio, ou a simplicidade do verbo do homem comum se igualam aos olhos de Deus na prece feita com o coração.
É conversa de Filho para Pai, não carece de burocracias nem de rituais, necessita apenas de devoção e fervor.
Podemos falar sobre nossos anseios, nossos temores, nossas dúvidas, agradecer pelas belezas do mundo, louvar as maravilhas da vida.

Leitor amigo, não há regras, para falar com Deus basta convidá-lo para um bate papo no Santuário Sagrado do nosso Coração.
Vale a pena Começar!

Wellington Balbo
Baurú - SP
Grupo Espírita Renascer

PRINCÍPIOS

Não há como encarar a vida da mesma maneira quando se conhece os princípios espíritas.
É como passar a saber que, depois das águas de um rio, existe outra margem, antes desconhecida, negada e inalcançável.
As revelações espíritas não prometem ao ser vivente sobre a Terra um futuro melhor ou o prêmio e o castigo após a morte, mas apontam para a continuidade da experiência do existir.
A doutrinação espírita não é uma conversão para atrair adeptos, mas esclarecimento para que a vida do indivíduo siga seu curso de forma mais ampla e plena.
A proposta do Espiritismo contempla a percepção de que não há descontinuidade entre a vida material e a espiritual.
Com o conhecimento espírita, a pessoa passa a perceber a continuidade de seu passado no presente e a influência
deste no futuro, que transcende a vida atual.
Aderir ao Espiritismo não é apenas estabelecer uma frequência semanal de participação numa ou mais atividades de um Centro Espírita, tampouco tornar-se conhecedor de seuspostulados.
A adesão oportuna é aquela na qual o indivíduo incorpora ao seu repertório psíquico e comportamental os paradigmas propostos pelo Espiritismo.
A prática espírita, no campo do exercício da mediunidade, contribui para o aprimoramento das faculdades psíquicas do indivíduo, ampliando seus potenciais anímicos.
Muito além de seu aprimoramento moral, tal prática aperfeiçoa seu psiquismo, tornando-o mais apto a atividades
que exigem memória, concentração, percepção subjetiva e inteligência emocional.
É fundamental que o novo adepto do Espiritismo desenvolva seu senso crítico em relação ao que vai aprender.
As idéias e conceitos do Espiritismo, muito embora venham de uma mesma origem (Allan Kardec) são compreendidas e vivenciadas de maneiras distintas.
Não há unanimidade na prática espírita, tampouco no entendimento da realidade após a morte.
O objetivo geral daqueles que praticam o Espiritismo é levar o ser humano à transformação moral e ao seu aperfeiçoamento evolutivo.

Mito pessoal e destino humano
Adenáuer Novaes

CENTRO ESPÍRITA

 O primeiro Centro Espírita

Em 1850, já existiam nos Estados Unidos, segundo Deolindo Amorim, cerca de 300 grupos espíritas. Mas a primeira sociedade regularmente constituída sob a égide da Doutrina Espírita foi a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, fundada por Kardec em 1o de abril de 1858.

O Espiritismo nasceu na intimidade dos núcleos familiares. O professor Hippolyte Léon Denizard Rivail participou de muitas reuniões em casas de família (Sra. Plainemaison, srs. Roustan e Baudin etc.), antes de fundar a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, que se tornou o foco orientador dos demais grupos que surgiram na França e em outros países. Mas seu ascendente era exclusivamente moral.

Finalidades do Centro Espírita
Operar a propagação da Doutrina Espírita para a renovação do homem, eis a função essencial do Centro Espírita, cujas finalidades derivam da sua natureza de núcleo de estudo, fraternidade, oração e trabalho, com base no Evangelho de Jesus interpretado à luz da Doutrina Espírita.

O Centro deve ser a casa da grande família, onde as crianças, os jovens, os adultos e os mais idosos tenham a oportunidade de conviver, estudar e trabalhar. Os Centros mais estáveis são aqueles em que a família inteira participa, em que as atividades dos adultos, dos jovens e das crianças são integradas. Esses Centros formam assim a grande família, que é a reunião das famílias que neles trabalham.

Como escola da alma que deve ser, onde a oração está presente no processo, cabe ao Centro Espírita promover a educação integral do homem, o estudo sistematizado da Doutrina Espírita e do Evangelho, a evangelização da criança à luz da Doutrina Espírita, a integração do jovem nas tarefas da Casa, o estudo da mediunidade, o atendimento fraterno às pessoas que procuram o Centro e a implantação do culto do Evangelho no lar.

O Centro tem por fim o homem espiritual, antes do homem físico, preparando-o para ser um homem de bem no meio social em que atue. O estudo sistematizado é excelente instrumento de formação de recursos humanos necessários à Casa. O estudo da mediunidade visa oferecer orientação segura para as atividades mediúnicas. O diálogo com as pessoas, o contato direto com os participantes do Centro, para sabermos o que eles desejam fazer, é uma atividade indispensável.

O Centro Espírita é também um posto de socorro material e espiritual. Seu trabalho no campo assistencial tem por base o lema: "Fora da caridade não há salvação". Nesse sentido, cabe à Casa espírita promover o serviço de assistência social espírita, assegurando suas características beneficentes, preventivas e promocionais, conjugando a ajuda material e a espiritual e fazendo com que este serviço se desenvolva concomitantemente com o atendimento às necessidades de evangelização.

Se o Espiritismo é combatido pelas diferentes religiões cristãs no que diz respeito à Doutrina, é tolerado, respeitado e até ajudado no campo da assistência social, onde desenvolve um trabalho importante. Temos de compreender, contudo, que a caridade, tal como conceituada no item 886 do O Livro dos Espíritos -- benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições dos outros, perdão das ofensas, constitui algo que transcende a esmola e o mero assistencialismo. Na tarefa espírita, devemos ter em conta que a meta é a evangelização da pessoa; as demais atividades são meios.

Ao promover o serviço de assistência social espírita, o Centro incorpora-se à vida da comunidade, coopera com o poder público e concorre para amenizar e minimizar os problemas sociais e o sofrimento dos menos afortunados. É mais espiritual que material essa assistência, porque visa ensinar o indivíduo a pescar e não apenas dar-lhe o peixe. O espírita não é melhor que os outros: o espírita é apenas diferente no enfoque dos problemas humanos, pois o verdadeiro espírita quer servir, não servir-se, e sabe que os indivíduos maus estão exercendo seu livre arbítrio contra os outros, agravando o seu futuro, enquanto os bons exercem seu livre arbítrio a favor dos outros.

O CENTRO ESPÍRITA E SUA DIMENSÃO ESPIRITUAL
Centro Espírita Nosso Lar

PERANTE OS FATOS DO MOMENTO

"Vede que ninguém dê a outrem
mal por mal, segui sempre o
bem, tanto uns para com outros,
como para com todos".
Paulo (I Tessalonicenses, 5:15)

Em tempo algum empolgar-se por emoções desordenadas ante ocorrências que apaixonem a opinião pública, como, por exemplo, delitos, catástrofes, epidemias, fenômenos geológicos e outros quaisquer.
Acalmar-se é acalmar os outros.

Nas conversações e nos comentários acerca de notícias terrificantes, abster-se de sensacionalismo.

A caridade emudece o verbo em desvario.

Guardar atitude ponderada, à face de acontecimentos considerados escandalosos, justapondo a influência do bem ao assédio do mal.

A palavra cruel aumenta a força do crime.

Resguardar-se no abrigo da prece em todos os transes aflitivos da existência.

As provações gravitam na esfera da Justiça Divina.

Aceitar nas maiores como nas menores decepções da vida humana, por mais estranhas ou desconcertantes que sejam, a manifestação dos Desígnios Superiores atuando em favor do aprimoramento espiritual.

Deus não erra.

Ainda mesmo com sacrifício, entre acidentes inesperados que lhe firam as esperanças, jamais desistir na construção do bem que lhe cumpre realizar.

Cada Espírito possui conta própria na Justiça Perfeita.

Conduta Espírita.
WaldoVieira
Ditado pelo Espírito André Luiz.