segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

BOM DIA

A vida é um Presente
A esperança de uma vida melhor
motiva a todos para não sucumbir
as dificuldades que surgem.
Creia sempre!
Algo de bom nos espera,
pois jamais, nosso Pai amoroso,
deixaria seus filhos no sofrimento propositalmente.
O sofrimento que nos avizinha hoje,
é o caminho para a liberdade do amanhã.
Tenha forças! Peça a Deus!
Ele a renovará todos os dias e em todos os momentos.
A vida é uma experiência em busca da sabedoria.
Qual outra forma 
iríamos adquirir por nosso próprio esforço
virtudes essenciais para Eternidade com o Pai?
Ame a Vida, ela é um presente!
Aprenda com ela, e evolua espiritualmente!

Abraço
Angel

A RELIGIÃO E AS QUESTÕES ESPIRITUAIS

O materialismo fez com que o homem abandonasse a religião.
Muitos passaram a ver nela um desagradável fator de limitação; além de desagradável, desnecessário.
A verdade é que as religiões tradicionais enveredaram por caminhos que nada tinham a ver com sua essência. Voltando-se para questões de natureza política e econômica, desviaram-se de sua finalidade, que é dar o devido suporte para o homem em seus momentos de aflição; ensiná-lo a relacionar-se com a divindade e, principalmente, ajudá-lo a disciplinar a sua vontade e controlar seus instintos.

Finalidade da religião
A religião tem, portanto, finalidade pedagógica.
A agonia das religiões deve-se em grande parte ao fato de terem apresentado um deus humano demais, e uma visão de mundo incompatível com os avanços e descobertas da ciência.
Uma divindade irascível, ciumenta e vingativa. Foi contra esse deus pequeno, mesquinho e de forma humana, reflexo de nossas paixões, que os filósofos do século XIX se rebelaram e acabaram por destruir.
O problema é que não foi colocado nada em seu lugar e a humanidade, principalmente ocidental, passou a sentir-se órfã e a agir como tal.

Deus
Deus é uma necessidade psicológica dos seres humanos e uma realidade. A religiosidade é inerente a toda criatura humana. Uma religiosidade que, ao contrário do que pensam muitos, não é cultural.
Precisamos reaprender a conceber Deus em todos os seus atributos superiores, tendo-o na figura de um Pai amoroso, justo e bom, como nos ensinou Jesus.
Convém lembrar que ninguém, a não ser Jesus, trouxe uma visão tão completa e simples acerca do Criador, na figura do Deus-pai.
Esse Deus-pai estabeleceu regras, leis, que regulam, organizam e estabilizam o Universo em todos os níveis.
Compreender essas leis é indispensável para que nos ajustemos a elas e assim possamos diminuir nossos sofrimentos e acelerar nosso progresso intelecto-moral.

Codificação Espírita
Allan Kardec, em seus estudos e com o apoio dos Espíritos superiores, conseguiu formular um esquema altamente didático e completo sobre as leis divinas. O resultado desse esforço de síntese do mecanismo da Vida encontra-se na terceira parte de O Livro dos Espíritos, sob o título Leis Morais, para onde remetemos desde já o leitor interessado em conhecê-las mais detalhadamente.
Adolescente, mas de passagem
Paulo R.Santos

A VIDA CONTINUA...

Uma história ilustrativa: Nunca é tarde!
Quando eu lecionava no estado, tinha por colega uma professora que vamos chamar de Leda. Ela lecionava Literatura e eu Língua Portuguesa.
Conversávamos bastante e ela desejava que eu conhecesse sua mãe, dona Laura, à qual ela havia falado muito a meu respeito. Por um motivo ou por outro, não fui visitar a mãe de minha amiga.
Um dia, porém, dona Laura levou uma queda em casa e quebrou a bacia. Leda, então, insistiu comigo para que eu fosse ver a mãe dela. Não pude me recusar e um dia de domingo lá fui eu para o bairro da Freguesia, em Jacarepaguá, onde as duas moravam.
Assim que entrei no quarto vi, de cama, engessada, uma senhora já bastante idosa que me recebeu com um sorriso jovial como se me conhecesse há muito tempo.
Sentei-me junto dela e iniciamos um bate-papo. Foi então que vi sobre acama um violino. Perguntei-lhe:
- A senhora sabe tocar violino?
- Não. Estou aprendendo.
- Aprendendo?
- Sim. Vejo que o senhor está achando estranho que uma mulher na minha idade inicie o aprendizado de violino.
-Sim...
- Eu lhe explico. Desde pequena, eu quis aprender violino, mas meu pai, muito pobre, não podia comprar um violino para mim e muito menos pagar as aulas.
O tempo passou, mas o sonho não. Com o tempo vieram os filhos, muito trabalho e eu adiando sempre o meu sonho de aprender a tocar violino.
Agora, por fim, tive um probleminha e achei que poderia iniciar o meu aprendizado.
Pedi a Leda para comprar um violino e contratar um professor... Bem, mas eu não disse o principal, ou seja, para que uma velha como eu deseja aprender a tocar um instrumento complexo como o violino que exige uma mobilidade nos dedos que eu não tenho mais.
Olha, vou lhe dizer o seguinte: não demoro muito e eu vou me embora, mas volto e, quando voltar, já quero vir com noções de violino.
Aquilo foi uma lição de vida. Aquela mulher estava me dizendo que estava aprendendo violino para que, quando voltasse à vida por meio da reencarnação, já viesse com noções de violino, que estava, nesta vida, preparando-se para uma outra.
Ela estava tentando me dizer que a vida continua e que a morte é apenas um acidente na longa vida do espírito.
Isso me parece é pura qualidade de vida, motivada por uma crença biofílica e positiva; a crença nas vidas sucessivas.
Qualidade de Vida e Espiritismo
José Carlos Leal

REFLEXÃO:


 

CAMINHA ALEGREMENTE


“Tendo cuidado de que ninguém se prive da
graça de Deus e de que nenhuma raiz de
amargura, brotando, vos perturbe e, por
ela, muitos se contaminem.” Paulo.
(Hebreus, 12: 15)
Raízes de amargura existirão sempre, nos corações humanos, aqui e ali, como sementes de plantas inúteis ou venenosas estarão no seio de qualquer campo. Contudo, tanto quanto é preciso expulsar a erva daninha para que haja colheita nobre e farta, é indispensável relegar ao esquecimento os problemas superados e as provações vencidas, para que reminiscências destruidoras não brotem no solo da alma, produzindo os frutos azedos das palavras e das ações infelizes.
Mãos prestimosas arrancarão o escalracho, em torno da lavoura nascente, e atitudes valorosas devem extirpar do espírito as recordações amargas, suscetíveis de perturbar o caminho.
Se alguém te trouxe dano ou se alguém te feriu, pensa nos danos e nas feridas que terás causado a outrem, muitas vezes sem perceber. E tanto quanto estimas ser desculpado, perdoa também, sem quaisquer restrições.
Observa a sabedoria de Deus na esfera da Natureza.
A fonte dissolve os detritos que lhe arrojam.
A luz não faz coleção de sombras.
Caminha alegremente e constrói para o bem, porque só o bem permanecerá.
Seja qual for a dor que hajas sofrido, lembra-te de que tudo amanhã será melhor se não engarrafares fel ou vinagre no coração.
Emmanuel
Francisco Cândido Xavier / Waldo Vieira
O Espírito da Verdade