quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

BOM DIA AMIGOS!

Tudo se Renova
A natureza demonstra uma renovação constante, tudo se transforma, tudo renasce, tudo evolui.
Nós não somos diferentes, a cada dia, podemos nos transformar, renascer e evoluir.
A vida é cíclica, as situações têm tempo determinado: entendemos, aprendemos e passamos, e um novo momento surgirá trazendo as mesmas etapas.
Temos em nossa alma a força que nos capacita a renascer novamente, e nela está gravada a consciência de quem somos, da onde viemos e para onde devemos voltar.
Acreditar que o momento presente é apenas um piscar de olhos perante a eternidade, nos fortalece e nos renova diante das mais difíceis provas.
Acredite!
Nascemos para Eternidade e o Pai espera por nós!

 Abraço
Angel

QUEM É JESUS?

                          

Na Terra, Jesus é considerado Deus pela Igreja, profeta para as religiões orientais e um simples mortal, para outros.
 Os judeus julgavam, à sua época, fosse ele a ressurreição de João Batista, Elias, Jeremias, ou algum dos profetas (Mateus, 16:13).
 Ramatis, através do médium Hercílio Maes, classifica-o, numa de suas obras, como o médium do Cristo, fazendo distinção entre uma e outra pessoa.

A Igreja católica, apostólica, romana, a partir do Concílio de Nicéia, em 325, considera Jesus um dos integrantes da Santíssima Trindade, conferindo-lhe portanto o status de um Deus. 
No entanto, a declaração de Nicéia está em contradição formal com as opiniões dos apóstolos e com as próprias palavras de Jesus. Enquanto todos acreditavam no Filho criado pelo Pai.

"Se me amásseis, certamente havíeis de folgar que eu vá para o Pai, porque o Pai é maior do que eu" (João, 14:28);

"A mim, a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, por que dizeis vós "Tu blasfemas", por eu ter dito que sou Filho de Deus?" (João, 10:36);

"Por esse motivo, os Judeus perseguiam a Jesus e queriam matá-lo, isto é, porque fizera tais coisas em dia de sábado. - Mas Jesus lhes disse: Meu Pai trabalha até ao presente e eu também trabalho" (João, 5:16);

"Por que me chamais bom? Ninguém é bom, senão Deus, unicamente" (Lucas, 18:19);

"Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Não busco a minha vontade, mas a vontade d' Aquele que me enviou" (João, 5:30);

"Se Deus fosse vosso Pai, vós me amaríeis, porque foi de Deus que saí e foi de sua parte que vim; pois não vim de mim mesmo, foi Ele que me enviou" (João, 8:42);

"Aquele que vos ouve a mim me ouve; aquele que vos despreza a mim me despreza; e aquele que me despreza despreza aquele que me enviou" (Lucas, 10:16);

"Procurais tirar-me a vida, a mim que sou um homem, que vos tenho dito a verdade que de Deus ouvi" (João, 8:40);

se assim que jamais o Cristo ou os apóstolos lhe atribuíram a condição de divindade.

Ele seria, portanto, um homem?

Para os rustenistas, seguidores da obra de J. B. Roustaing, que publicou em 1866 o livro "Os Quatro Evangelhos", Jesus não é Deus nem homem. Ensina a doutrina contida no livro publicado por Roustaing que o Nazareno não possuiu um corpo como o nosso, pois que tinha tão-somente um corpo fluídico. Teria sido, portanto, um agênere, um Espírito materializado, o que ajudaria a explicar uma série de fenômenos e o seu desaparecimento da face da Terra dos 12 aos 30 anos.
Mas tal doutrina transformaria num engodo, numa simulação seu nascimento, a gravidez de Maria, seus sofrimentos diante do Calvário, como Kardec ressalta em "A Gênese", cap. 15, item 66:

"Se tudo nele fosse aparente, todos os atos de sua vida, a reiterada predição de sua morte, a cena dolorosa do jardim das Oliveiras, sua prece a Deus para que lhe afastasse dos lábios o cálice das amarguras, sua paixão, sua agonia, tudo, até ao último brado, no momento de entregar o Espírito, não teria passado de vão simulacro..."

Jesus é, para o Espiritismo, o sol que ilumina e reorienta o pensamento humano.
Léon Denis diz que Jesus "ascendeu à eminência final da evolução" e o conceitua como "governador espiritual deste planeta".  As religiões orientais de um modo geral admitem que Jesus foi um grande profeta
Ensina Emmanuel (“A Caminho da Luz”, cap. 1):
 
“Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias. Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos. A primeira verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidiu a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção”.

 Allan Kardec, comentando a resposta dada à pergunta 625 d' O Livro dos Espíritos :

"Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e de modelo?

R.: Vede Jesus"
"Jesus é para o homem o tipo da perfeição moral a que pode aspirar a humanidade na Terra. Deu nô-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu sobre a Terra".

Astolfo O. de Oliveira Filho - De Londrina, PR

NO RECINTO DOMÉSTICO


Bondade no campo doméstico é a caridade começando de casa.
Nunca fale aos gritos, abusando da intimidade com os entes queridos.
Utilize os pertences caseiros sem barulho, poupando o lar a desequilíbrio e perturbação.
Aprenda a servir-se, tanto quanto possível, de modo a não agravar as preocupações da família.
Colabore na solução do problema que surja, sem alterar-se na queixa.
A sós ou em grupo, tome a sua refeição sem alarme.
Converse edificando a harmonia.
É sempre possível achar a porta do entendimento mútuo, quando nos dispomos a ceder, de nós mesmos, em pequeninas demonstrações de renúncia a pontos de vista.
Quantas vezes um problema aparentemente insolúvel pede tão somente uma palavra calmante para ser resolvido?
Abstenha-se de comentar assuntos escandalosos ou inconvenientes.
Em matéria de doenças, fale o estritamente necessário.
Procure algum detalhe caseiro para louvar o trabalho e o carinho daqueles que lhe compartilham a existência.
Não se aproveite da conversação para entretecer apontamentos de crítica ou censura, seja a quem seja.
Se você tem pressa de sair, atenda ao seu regime de urgência com serenidade e respeito, sem estragar a tranquilidade dos outros.

Sinal Verde
pelo Espírito de André Luiz

Psicografado por Francisco Cândido Xavier

DECÁLOGO DA REFORMA MORAL

1 - Faça um mergulho dentro da sua intimidade, para conhecer-se por dentro, relacionando os seus principais defeitos num caderno ou numa folha de papel.
2 - Pratique o bem sem cessar, dedicando cada vez mais o maior empenho nas tare-fas de auxílio ao próximo, certo de que a laborterapia é excelente recurso para a nossa saúde mental.
3 - Ponha em Deus toda a sua confiança, utilizando a oração habitualmente ao acor-dar, ao recolher-se e às refeições.
4 - Repila, com veemência, todas as sugestões inferiores, recorrendo, se preciso, ao seu protetor espiritual.
5 - Não dê curso aos maus pensamentos, recordando que Jesus nos recomendou: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação”.
6 - Realize o culto cristão no lar, pelo menos uma vez por semana.
7 - Utilize, sempre que se sentir enfraquecido moral ou organicamente, o passe e a água magnetizada.
8 - Mantenha um programa permanente de leitura e estudos selecionados, para as-segurar a elevação de sua alma e a clareza de suas idéias.
9 - Faça uma reflexão diária sobre os atos de sua vida, efetuando periodicamente uma análise pormenorizada dos atos praticados e do cumprimento ou não do presente decálogo, ciente de que a elevação do padrão vibratório não é obra de alguns minutos ou de alguns dias.
10 - Antes de qualquer ato, projeto, reação ou decisão, faça, intimamente, a você mesmo estas quatro perguntas e, se nas respostas encontradas ocorrer alguma negativa, abstenha-se de praticar o ato, a menos que você deseje que suas aflições do presente se estendam às existências futuras, constituindo um obstáculo à sua felicidade:

O que tenho em mente:
  • Agrada a Deus? (Mateus, 22:34 a 38)
  • Beneficia o meu próximo? (Mateus, 22:39 e 40)
  • Auxilia o progresso da comunidade? (L.E., 132 e Tiago, 2:17 a 2:26)
  • Convém ao meu futuro espiritual? (Paulo, 1a Epístola aos Coríntios, 6:12)
Alternativa
1 - Faça um projeto bem simples de reforma moral, em que devemos eleger alvos viáveis; por exemplo: o cultivo da bondade e a eliminação da mentira.
2 - Assim, a partir da execução do projeto, busque eliminar a mentira em qualquer situação, adotando sempre a verdade nua e crua, sem utilizá-la para ferir pessoas mas dosando-a na medida das necessidades de um bom convívio familiar e social. De igual forma, procure praticar a bondade com todas as pessoas, vinte e quatro horas por dia: bondade no falar, bondade no ouvir, bondade no agir, bondade com os filhos, bondade com os netos, bondade com os colegas de trabalho, bondade no trânsito, bondade no lar, bondade na Casa espírita.
3 - Semanalmente avalie a execução do projeto, solicitando o auxílio expresso de Deus, dos amigos espirituais e dos Espíritos familiares, para que ele seja realmente cumprido.
4 - Lembre que não é importante destacar possíveis defeitos, mas, sim, ter em mente a meta projetada, que é abolir a mentira e cultivar a bondade.

site:centro espírita Nosso Lar

REFLEXÃO