terça-feira, 1 de março de 2011

BOM DIA!!

"Ninguém acredite que o mundo se redima sem almas redimidas.
O Mestre, para estender a sublimidade do seu programa salvador, pede braços humanos que o realizem e intensifiquem. Começou o apostolado, buscando o concurso de Pedro e André, formando, em seguida; uma assembléia de doze companheiros para atacar o serviço da regeneração planetária.
E, desde o primeiro dia da Boa Nova, convida, insiste e apela, Junto das almas, para que se convertam em instrumentos de sua Divina Vontade, dando-nos a perceber que a redenção procede do Alto, mas não se concretizará entre as criaturas sem a colaboração ativa dos corações de boa-vontade".
Fonte Viva

Faça a sua parte! Não espere que as circunstâncias da vida  te empurrem pelo caminho da dor. Escolha fazer por amor!

Abraço
Angel

A PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS


O progresso da Humanidade constitui um dos princípios do Espiritismo. Todos os Espíritos, afirmam os imortais, chegarão um dia à perfeição, informação da mais alta importância que podemos colher nas questões seguintes d’ O Livro dos Espíritos, principal obra da Codificação Kardequiana:

116. Haverá Espíritos que se conservem eternamente nas ordens inferiores?
"Não; todos se tornarão perfeitos. Mudam de ordem, mas demoradamente, porquanto, como já doutra vez dissemos, um pai justo e misericordioso não pode banir seus filhos para sempre. Pretenderias que Deus, tão grande, tão bom, tão justo, fosse pior do que vós mesmos?"

117. Depende dos Espíritos o progredirem mais ou menos rapidamente para a perfeição?
"Certamente. Eles a alcançam mais ou menos rápido, conforme o desejo que têm de alcançá-la e a submissão que testemunham à vontade de Deus. Uma criança dócil não se instrui mais depressa do que outra recalcitrante?"

118. Podem os Espíritos degenerar?
"Não; à medida que avançam, compreendem o que os distanciava da perfeição. Concluindo uma prova, o Espírito fica com a ciência que daí lhe veio e não a esquece. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda."
Como a Humanidade é constituída dos Espíritos encarnados, progredindo estes ela também progride e, da mesma forma que os Espíritos não podem degenerar, ela segue sempre para a frente, num curso evolutivo que um dia determina a modificação do próprio orbe que habita, motivo pelo qual Jesus declarou que os mansos herdariam a Terra e, quando o final dos tempos chegar, o Evangelho será ensinado em todos os lugares.
Foi a ignorância do homem e a sua incompreensão dos reais valores da vida que fizeram com que a Ciência e a Religião jamais se entendessem. Com o advento das luzes, é evidente que ambas – a Ciência e a Religião – se darão as mãos, não mais estarão em campos opostos e, unidas pelo mesmo ideal, determinarão na sociedade terráquea transformações que não temos a capacidade de prever.

FENÔMENO MEDIÚNICO

Uma leitora perguntou-me na semana passada que podemos responder a alguém que, valendo-se dos textos bíblicos, contesta a existência dos fenômenos mediúnicos.

Penso, antes de qualquer coisa, que este tipo de discussão acaba não levando a nada, porque os que se apegam ao texto literal da Bíblia têm geralmente uma idéia cristalizada sobre o assunto e não devemos incomodá-los, lembrando a célebre advertência de Kardec, que dizia que o Espiritismo não veio para os que têm religião, mas para os que não professam nenhuma ou consideram insuficiente aquela que seguem.

O caso tomaria outra feição se alguém, querendo entender o ponto de vista dos espíritas acerca do fenômeno espírita, perguntasse onde encontramos na Bíblia a sanção do nosso entendimento.

Poderíamos então lembrar a esse suposto consulente que, como ensinava Léon Denis, o profetismo em Israel, de Moisés a Jesus, foi um dos fenômenos transcendentais mais notáveis da História.

A origem do profetismo ali foi assinalada por imponente manifestação relatada pelo Antigo Testamento.

Moisés escolhera 70 anciãos e, quando os colocou ao redor do tabernáculo, Jeová, um dos protetores espirituais do povo judeu, revelou sua presença em uma nuvem.
Moisés era, como ninguém ignora, médium vidente e auditivo, e foi graças a tais faculdades que ele pôde ver e ouvir Jeová na sarça do Horeb e no monte Sinai.
Os fenômenos mediúnicos em sua vida foram, por causa disso, numerosos e expressivos.
O condutor dos hebreus ouvia vozes quando se inclinava diante do propiciatório da arca da aliança e recebeu no Sinai, escritas na lápide, as tábuas da lei.
Magnetizador poderoso, fulminou com uma descarga fluídica os hebreus revoltados no deserto.
Médium inspirado, entoou um maravilhoso cântico logo após a derrota de Faraó e, de quebra, revelou um gênero especial de mediunidade – a transfiguração luminosa – quando, ao descer do Sinai, trazia na fronte uma auréola de luz, passando a usar daí por diante um véu quando se dirigia às pessoas.

Samuel, outro profeta judeu, quando dormia no templo, foi diversas vezes despertado por vozes que o chamavam, falavam-lhe no silêncio da noite e anunciavam-lhe as coisas futuras.

Esdras reconstituiu integralmente a Bíblia que se havia perdido, com o auxílio de um Espírito.

Todo o livro de está repleto de elucidações e inspirações mediúnicas e sua própria vida, atormentada por Espíritos infelizes, é um assunto que merece estudos acurados.

A culminância da fenomenologia mediúnica nos tempos mais recuados ocorreu, porém, com o advento de Jesus.
A passagem do Mestre pela Terra revela, a cada hora, intercâmbio constante com o Plano Superior, seja em colóquios com os emissários de alta estirpe, seja na conversa com os aflitos desencarnados, no socorro aos obsessos do caminho, como também na equipe de companheiros, aos quais se apresentou em pessoa, depois da morte.

E os próprios discípulos conviveriam com o fenômeno mediúnico, especialmente a partir dos extraordinários acontecimentos registrados no dia de Pentecostes comemorado algumas semanas depois da Páscoa da ressurreição.

Diz Emmanuel que naquele dia, como registrou o livro de Atos (cap. 2, versículos 1 a 13), os apóstolos que se mantiveram leais ao Senhor converteram-se em médiuns notáveis, ocasião em que, associadas as suas forças, os emissários espirituais de Jesus produziram, por meio deles, fenômenos físicos em grande quantidade, como sinais luminosos e vozes diretas, além de fatos de psicofonia e xenoglossia, em que os ensinamentos do Evangelho foram ditados em várias línguas, simultaneamente, para os israelitas de procedências diversas.

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
Jornal Imortal

PLURALIDADE DOS MUNDOS

Que crédito o espírita se pode dar à ufologia, como tem sido propagada hoje?

Ufologia e espiritismo são dois campos distintos, mal, sendo a ufologia um sistema de busca e estudo, ela poderá acrescentar ao espiritismo, no futuro, informações confirmando de forma cientifica a pluralidade dos mundos habitados. Em muitos itens os dois campos se completam.

Séries como Jornadas nas Estrelas, talvez por intuição, colocam os seres extraterrenos com a aparência humanóide. Será isto uma verdade, teriam os seres dos outros planetas a mesma forma que temos?

Livro dos Espíritos
Questão 56:
"É a mesma a constituição física dos diferentes globos?
Não; de modo algum se assemelham".
Questão 57:
"Não sendo uma só para todo, a constituição física dos mundos, seguir-se-á tenham organizações diferentes os seres que os habitam?
Sem dúvida, do mesmo modo que no vosso os peixes são feitos para viver na água e os pássaros no ar".
A constituição como vemos, e diferente, porem a forma é sempre humanóide.

Sabemos que os espíritos da Terra vieram de outros planetas para cumprir etapa evolutiva aqui. Todos eles vieram desencarnados ou alguns vieram encarnados?

Há indícios, na Antiguidade, de que muitos destes espíritos aqui aportaram na forma de encarnados. Porém, é necessário uma pesquisa bem mais avançada e, principalmente, honesta por parte das grandes nações que detêm, com certeza, informações fundamentais que concluiria, pela hipótese, desta realidade ao compararmos as várias ocorrências citadas principalmente nos livros das grandes religiões de todos os quadrantes do mundo.

Os espíritos, na Revista Espírita, descreveram detalhadamente a vida em Marte. O espírito Maria João de Deus também descreveu a Chico Xavier essa vida. Entretanto, a ciência já demonstrou que Marte é um planeta sem vida e de condições muitíssimo inferiores à Terra para seu desenvolvimento.

Quem está errado?
Os espíritos disseram a Kardec que todos os globos são habitados. Isso é exato?
Eles se referem à habitação física ou também espiritual?

Livro dos Espíritos:
Questão 55.
"São habitados todos os globos que se movem no espaço? Sim, e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Entretanto, há homens que se têm por espíritos muito fortes e que imaginam pertencer a este pequenino globo o privilégio de conter seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que só para eles criou Deus o Universo".

Comentário de Kardec: "Deus povoou de seres vivos os mundos, concorrendo todos esses seres para o objetivo final da Providência. Acreditar que só os haja no planeta que habitamos for a duvidar da sabedoria de Deus, que não fez coisa alguma inútil. Certo, a esses mundos há de ele ter dado uma destinação mais seria do que a de nos reatarem a vista. Aliás, nada há, nem na posição, nem no volume, nem na constituição física da Terra, que possa induzir à suposição de que ela goze do privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de milhões de mundos semelhantes".

Extraído da Revista Cristã de Espiritismo nº 25, páginas 14-19)

ESCOLHAS

Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer".
"Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer".
Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a resposta seria logo:
"Ah.. Se melhorar, estraga".
Ele era um gerente especial em um restaurante, pois seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes.
Ele era um motivador nato.
Se um colaborador estava tendo um dia ruim, Luis estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação.
Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia lhe perguntei:
"Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo".
"Como faz isso" ?
Ele me respondeu:
"A cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo":
"Luis, você tem duas escolhas hoje:
Pode ficar de bom humor ou de mau humor.
Eu escolho ficar de bom humor".
Cada vez que algo ruim acontece, posso escolher bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido.
Eu escolho aprender algo.
Toda vez que alguém reclamar, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.
Certo, mas não é fácil - argumentei.
É fácil sim, disse-me Luis.
A vida é feita de escolhas.
Quando você examina a fundo, toda situação sempre oferece escolha.
Você escolhe como reagir às situações.
Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor.
É sua a escolha de como viver sua vida.
Eu pensei sobre o que o Luis disse e sempre lembrava dele quando fazia uma escolha.
Anos mais tarde, soube que Luis um dia cometera um erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã.
Foi rendido por assaltantes.
Dominado, e enquanto tentava abrir o cofre, sua mão tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo.
Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele.
Por sorte foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital..
Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo.
Encontrei Luis mais ou menos por acaso.
Quando lhe perguntei como estava, respondeu:
"Se melhorar, estraga".
Contou-me o que havia acontecido perguntando:
"Quer ver minhas cicatrizes"?
Recusei ver seus ferimentos, mas perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto.
A primeira coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás, respondeu.
Então, deitado no chão, ensanguentado, lembrei que tinha duas escolhas:
"Poderia viver ou morrer".
"Escolhi viver"!
Você não estava com medo? Perguntei.
"Os para-médicos foram ótimos".
" Eles me diziam que tudo ia dar certo e que ia ficar bom".
"Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado".
Em seus lábios eu lia:
"Esse aí já era".
Decidi então que tinha que fazer algo.
O que fez ? Perguntei.
Bem.. Havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas.
Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa.
Eu respondi: "sim".
Todos pararam para ouvir a minha resposta.
Tomei fôlego e gritei; "Sou alérgico a balas"!
Entre risadas lhes disse:
"Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo, não como um morto".
Luis sobreviveu graças à persistência dos médicos... mas sua atitude é que os fez agir dessa maneira.
E com isso, aprendi que todos os dias, não importa como eles sejam, temos sempre a opção de viver plenamente.
Afinal de contas,
"ATITUDE É TUDO".

(desconheço o autor - recebido por email)