segunda-feira, 28 de março de 2011

BOM DIA AMIGOS!


"O homem enxerga sempre através da visão interior. Com as cores que usa por dentro, julga os aspectos de fora. Pelo que sente, examina os sentimentos alheios.
Dai, o imperativo de grande vigilância para que a nossa consciência não se contamine pelo mal.
Quando a sombra vagueia em nossa mente, não vislumbramos senão sombras em toda parte".
Fonte Viva
Aqueles que se fixam em olhar apenas o mal; O alimenta!
Seres infelizes que enlameiam muitas vezes a mais pura expressão de amor e caridade.
No palco da inveja e da maledicência costumam expor todo o veneno que abarca o seu coração.
Não seja um deles.

A bondade e o Amor existem neste mundo.
É preciso acreditar na sabedoria de Deus que permite que os bons e os maus convivam. Os bons compreenderão a necessidade do auxilio e os maus terão a referência para também desejarem serem bons.

A vida é aquilo que fazemos dela.
Nossas atitudes espelham os sentimentos que cultivamos em nosso interior.
Se seus olhos enxergam apenas o ruim, mude sua postura; pois está perdendo a chance de ver o contraste maravilhoso que Deus fez acontecer; porque nas tristezas aprendemos a valorizar a alegria, na mágoa aprendemos a força do perdão, no ódio buscamos a esperança do amor.

 O Amor é a essência Pura que se manifesta na alma daqueles que aprenderam a ver o intenso e imenso amor que Deus espalhou sobre Terra, e que um pouquinho do esforço de cada um poderá fazê-lo brilhar mais intensamente, alcançando onde a sombra ainda domina.


Aprenda olhar com olhos do coração!
Essa atitude nos torna mais fraternos e menos propensos a julgar.

Abraço Fraterno
Angel

DÚVIDAS

1 – Quando vamos ao Centro Espírita corremos o risco de ser acompanhados por um obsessor na saída?

R- Certamente acompanhado de obsessor está o autor dessa idéia esdrúxula.
Tenho visto muita gente livrar-se de obsessões no Centro Espírita. Não conheço ninguém que ali “contraiu” uma obsessão. Pode, em princípio, haver um agravamento dos males espirituais do obsidiado que começa um tratamento espiritual, algo como uma reação inicial a uma medicação. Espiritualmente falando, seria do próprio obsessor, aumentando sua pressão para que o obsidiado afaste-se dos recursos que o libertariam, imaginando-os inócuos.


2 – O fato de minha vida financeira ter-se complicado tem algo a ver com a interrupção de minha frequência às reuniões mediúnicas? Disseram-me que estou sendo castigado pelo mentor.

R- Os mentores espirituais não são feitores intransigentes, dispostos a castigar desertores. Jamais adotam medidas punitivas. Complicações financeiras, quando não decorrentes de problemas cármicos, surgem a partir de uma má administração de nosso tempo e dos recursos de que dispomos. Aliás, o contrário costuma acontecer. O médium empolga-se por interesses imediatistas, prospera e acaba afastando-se de seus compromissos espirituais.


3 – Na estrada, estávamos com o rádio ligado, quando tanto eu quanto minha acompanhante ouvimos um assobio dentro do carro. É um fenômeno mediúnico?

R- Não estão impedidos os Espíritos de assobiar, mas é pouco provável que um acompanhante espiritual seja ouvido pelos encarnados, a não ser que um dos dois seja médium de efeitos físicos. Em tal situação certamente ouviriam mais do que fugaz assobio. Provavelmente trata-se de um efeito sonoro produzido pela emissora de rádio em que estavam sintonizados.


4- Um médium disse-me que se eu não desenvolver minha mediunidade minha filha vai sofrer um obsessão. É possível?

R- O sofrimento é do médium que fez essa afirmação. Sofre de ignorância, mal comum no meio espírita, mas felizmente tratável com a terapia do estudo. Transferir para os filhos a responsabilidade por nossa omissão nos compromissos mediúnicos é como aceitar que carregamos a marca de suposto pecado original, cometido por um suposto casal, Adão e Eva, num suposto paraíso.


6 – Quando estou sozinho em casa, à noite, sinto uma pressão sobre minhas costas e fico com muito medo. Será algum Espírito?

R- Para cogitar da presença de um Espírito, em relação ao fenômeno, seria de se esperar que ocorresse em qualquer hora, na presença de outras pessoas. Impressões dessa natureza, quando a pessoa está sozinha, à noite, podem ser debitadas a mera excitação nervosa. Certamente não é a pressão nas costas que provoca o medo, mas o medo, exacerbado pela imaginação, que suscita a sensação de pressão nas costas.


7 – Há alguma influência espiritual no fato de meu braço adormecer quando estou dormindo?

R- Sensação de adormecimento nas mãos pode indicar sensibilidade mediúnica. No entanto, se ocorre somente durante o sono, é mais provável que você esteja dormindo sobre o braço, dificultando a circulação sanguínea.


8 – Ouvi que, em reuniões mediúnicas, manter as pernas cruzadas atrai Espíritos menos evoluídos. É verdade?

R- E mãos descruzadas, atraem Espíritos evoluídos? Postura física não tem nada a ver com a natureza dos Espíritos que se aproximam, embora, obviamente, numa reunião mediúnica, até por uma questão de respeito pelo ambiente, devamos manter uma postura civilizada, de permeio a uma atitude de contrição.


9 – Disseram-me que meus problemas físicos e emocionais são decorrentes de uma mediunidade e que preciso trabalhar como médium para resolvê-los. É possível?

R- Problemas físicos e emocionais são decorrentes do temperamento das pessoas, não de possível mediunidade. A prática mediúnica não nos libera desses desajustes. Pode até acentuá-los, por tornar a pessoa mais sensível a influências espirituais. O que pode ajudar é a disciplina mediúnica, que envolve o estudo, a reflexão em torno dos princípios espíritas, e o empenho de renovação...
 
"Abobrinhas Sobre Mediunidade"
Richard Simonetti.

CENTRO ESPÍRITA NÃO É IGREJA.

Muitos conceitos absurdos são atribuídos ao Espiritismo pela ignorância das pessoas, o inacreditável até no próprio meio, tais conceitos são tidos como verdadeiros, isso acontece pela total desinteresse de estudar o Espiritismo a fundo, se fixando apenas nas preleções e nos passes, que para alguns é o principal objetivo de se ir ao centro espírita.

O Espiritismo não é uma simples religião. Ele é uma doutrina filosófica e cientifica com consequências religiosas; baseada na razão e no entendimento das Leis Universais que nos governa.
Os adeptos dos Espiritismo não são proibidos de nada, apenas conscientizados sobre o conceito de causa e efeito (cada ação gera uma reação) não somos submissos a nenhum “representante” de Deus na Terra.

Alguns centros erroneamente partiram para práticas ritualísticas, se tornando verdadeiras igrejas, dando ao povo preleções evangélicas, vibrações e vários tipos de passes, condicionando os “espíritas” apenas nesses aspectos mais fáceis. Práticas externas como essas  são aplicadas em outras religiões (sermões, eucaristia, louvor, etc.)
O Espiritismo não foi criado para ser uma religião.
Um de seus objetivos foi incentivar o homem a buscar o autoconhecimento e autoaprimoramento, tornando-o livre para pensar e decidir, sem temor por Deus e seus supostos castigos.
Fazendo com que ele entenda o porquê de se encontrar neste planeta e a parte que lhe cabe na melhora dele.
O estudo profundo das obras da codificação é imprescindível para aqueles que querem conhecer o Espiritismo e se intitular espíritas ou espiritistas, fora isso são apenas seguidores cegos que ainda dependem de outros para as escolhas de seus próprios caminhos, e não possuem “ raízes fortes” (fé raciocinada) que os mantem convictos na sua opção.

E EU COM ISSO?

Uma pequena estória, daquelas do tempo em que os animais conversavam, traduz bem a situação atual do mundo e a extrema necessidade de nos voltarmos atenção mútua uns aos outros, sem desprezo para com ninguém, assumindo atitudes solidárias.


Numa bela casa, localizada na zona rural, a proprietária comprou uma ratoeira para capturar o rato que passeava à noite pelos cômodos e importunando os moradores. O rato ficou preocupado e procurou a galinha relatando suas angústias com a presença da ratoeira. A galinha afirmou que nada podia fazer porque era uma galinha, informando "E eu com isto? ".

O rato resolveu então procurar o porco com a mesma angústia. Recebeu a mesma resposta: "E eu com isto"? Mas não desistiu. Resolveu procurar o boi. O boi, embora mais amigo, disse-lhe que não tinha como ajudá-lo, mas também afirmou: "Não posso fazer nada. O que tenho eu a ver com isso?"

Naquela noite o rato acordou sobressaltado, afinal a ratoeira funcionou com estrondo. Saiu para ver e verificou que uma cobra havia entrado na casa e sido presa pela ratoeira. A dona da casa levantou-se com o barulho, no escuro, aproximou-se da ratoeira e foi picada pela cobra.

Febre alta, dores, o médico compareceu e verificou a gravidade da situação. Receitou uma canja de galinha. E a galinha perdeu a vida... Mas não adiantou, a mulher morreu.

Para atender a refeição dos parentes que vieram ao velório, o dono do sítio matou o porco. E como a notícia se espalhou e nos dias seguintes muitos outros parentes vieram, ele precisou também matar o boi para a refeição de tanta gente...


Conclusão: todos aqueles que disseram "e eu com isto?" ficaram envolvidos com a questão do rato e morreram.

Não é o mesmo que está acontecendo com a sociedade humana?

O desprezo e indiferença com a população mais carente está ocasionando essa violência toda que estamos vivendo. O menino que desprezamos na porta poderá ser no futuro um marginal que atacará um de nossos filhos. E muitos outros exemplos podem ser citados. Isso não é regra, mas possível de acontecer.

Por isso, para mudar o mundo, não há outra saída senão a solidariedade.

Todos: pessoas físicas, autoridades e instituições precisamos estar permanentemente preocupados em resgatar os princípios de dignidade, honradez e educação das novas gerações.

Ora, eis a solução das dificuldades atualmente existentes. E considere-se que o resgate dos princípios de dignidade e honradez comportam outras tantas abordagens.

Mas fiquemos com uma única: qualquer criatura merece respeito. Seja quem for...

Grupo Espírita Renascer
Orson Peter Carrara

REFLEXÃO