quarta-feira, 20 de abril de 2011

BOM DIA!

 
O homem comum vive embriagado ou aturdido, ansioso ou desiludido.
O homem consciente movimenta-se em paz.
Aqueles que têm a fé baseada no entendimento e na confiança em Deus sabem que tudo passa.

Controle seus impulsos e siga seu coração com sabedoria, são importantes dicas para fazer com tranquilidade aquilo que nos propomos quando decidimos voltar a carne.

As experiências adquiridas determinarão o nosso êxito no fim da jornada terrestre.
Lembre-se somos imortais e caminhamos rumo à eternidade para colaborar no progresso espiritual uns dos outros.

Daí nos atentamos a responsabilidade de despreendermos das ilusões da matéria e valorizarmos as aquisições espirituais.

A Sabedoria e O Amor.

Angel

O HOMEM É UM SER QUE FAZ ESCOLHAS

Felicidade e infelicidade, na maioria dos casos, é uma questão de escolha e, para isso, temos o livre-arbítrio.
Não devemos, entretanto, nos esquecer de uma frase que virou adágio popular: A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.

A pessoa que aspira a uma vida de qualidade é aquela que leva muito a sério o ato de escolher porque está ciente de que colhemos aquilo que plantamos e quem semeia ventos, por certo, colhe tempestades.

Segundo a Doutrina Espírita, somos seres espirituais, criados por Deus, simples e ignorantes e que, partindo desse patamar, iniciamos uma longa caminhada no sentido de alcançarmos os mundos ditosos.

Repetimos: cada um de nós é parte de um projeto divino - um projeto universal - do qual participamos não como peças de um jogo de xadrez, mas como criaturas livres que fazem escolhas que determinam a nossa qualidade de vida material ou espiritual. Não podemos nos esquecer disso.

A Doutrina Espírita é, portanto, uma doutrina que afirma a nossa liberdade e o nosso direito de fazer escolhas e de agir segundo essas escolhas.

A principal qualidade da Doutrina Espírita: esclarecer.
A nossa Doutrina faz (ou procura fazer) uma diferença significativa entre educar e reprimir.
Reprimimos quando, em troca de vantagens ou por meio de ameaças, conseguimos que uma pessoa faça aquilo que desejamos.
Educamos quando levamos uma pessoa a se convencer, por meio de argumentos lógicos e por exemplificações constantes, de que uma determinada conduta é melhor do que outra.

A proposta da Doutrina Espírita é muito ambiciosa porque pretende produzir um movimento de dentro para fora e que, consequentemente, é mais duradouro do que as repressões nas quais, uma vez enfraquecida a força do elemento persuasor, tende a retornar, e com mais intensidade, aquilo que fora reprimido no passado.

A Doutrina Espírita, portanto, busca mudanças mais profundas e significativas que possam se tornar parte do patrimônio do espírito e contribuam efetivamente para o seu progresso.

Qualidade de Vida e Espiritismo
José Carlos Leal

NOSSA BAGAGEM ESPIRITUAL

                                
Todos somos espíritos criados para a perfeição, ora estagiando em níveis diferentes de evolução.
Que, através do tempo, progredimos sempre, adquirindo conhecimentos e valores morais que nos tornarão um ser melhor no futuro.

Não ignoramos que, ao renascer, fomos beneficiados pelo esquecimento do passado, trazendo conosco as conquistas e os fracassos, as tendências instintivas e a voz da consciência que nos alerta diante de possíveis erros.

Que, com o livre-arbítrio, conquista que nos permite o direito de escolha, podemos decidir como agir, mas ficaremos condicionados às consequências que gerarmos com nosso comportamento, em observância à Lei de Causa e Efeito que vigora na obra da criação.

Assim, trazemos como bagagem o nosso acervo individual: tudo de bom e de ruim que já realizamos, e que permanece arquivado em camadas profundas da memória integral.

Dessa forma, os encarnados devem entender que, quando os pais recebem uma criança no lar, não sabem quem é esse espírito, onde e por que fracassou, quais suas potencialidades e imperfeições.

Ao espírito é concedido um novo corpo, pequeno e indefeso, que representa sua possibilidade de construir uma nova vida, progredir e realizar o melhor.

Só o amor liberta
Do Espírito PAUL0 HERTZ
Psicografado pela médium
CÉLIA XAVIER DE CAMARGO

REFORMA ÍNTIMA SEM MARTÍRIO


1. Dores do Martírio
Quem está na reforma interior tem um Referencial fundamental para se auto-analisar ao longo da caminhada educativa, um termômetro das almas que se aprimoram; inevitavelmente, quem se renova alcança a maior conquista das pessoas livres e felizes: O prazer de viver.

2. Ética da Transformação
Entretanto, para levar o homem ao aprimoramento, o autodescobrimento exige uma nova ética nas relações consigo e com a vida:
É a ética da transformação, sem a qual a incursão no mundo íntimo pode estacionar em mera atitude de devassar a subconsciência sem propósito de mudança para melhor.

3 Projeto de vida
Uma semana na Terra é composta por dez mil e oitenta minutos.
Tomando por base noventa minutos como tempo habitual de uma atividade espiritual voltada para a aquisição de noções elevadas, e ainda levando em conta que raramente alguém ultrapassa o limite de duas ou três reuniões semanais, encontramos um coeficiente de no máximo duzentos e setenta minutos de preparo para implementação da renovação mental, ou seja, pouco menos de três por centodo volume de tempo de uma semana inteira.

4. O que Procede do coração
Frágil padrão de validação da conduta espírita tem tomado conta dos costumes entre os idealistas. Enraizou-se o axioma “espírita faz isso e não faz aquilo” que tenta enquadrar o valor das ações em estereótipos de insustentável bom senso.

5. Sábia Providência
A natureza nos leva ao esquecimento do passado exatamente para aprendermos a descobrir em nosso mundo interior as 3 razões profundas de nossos procedimentos, através da análise dos pendores e impulsos, interesses e atrações que formam o conjunto de nossas reações denominadas tendências.

6. O Grande Aliado
Ao invés de ser contra o que fomos, precisamos aprender uma relação pacífica de aceitação sem conformismo a fim de fazer do “homem velho” um grande aliado no aperfeiçoamento.

7. Sexualidade e Hipnose Coletiva
(...) um “turbilhão energético” provido de vida e movimento permeia por toda a psicosfera do orbe. Qual se fosse uma serpente sedutora criada pelas emanações primitivas, resulta das atitudes perante a sexualidade entre todas as comunidades.

8. Arrependimento Tardio
Se não existisse trabalho redentor na vida espiritual, as almas teriam que reencarnar com brevidade porque não suportariam o nível mental das recordações e perturbações do arrependimento.

9. “Espíritas não praticantes?”
Estejamos convictos de um ponto em matéria de melhoria espiritual: só faremos e seremos aquilo que conseguimos, nem mais nem menos. O importante é que sejamos o que somos, sem essa necessidade injustificável de ficar criando rótulos para nossos estilos ou formas de ser.

10. Reflexo-Matriz
Os reflexos são como “personalidades indutoras” estabelecendo o automatismo dos sentimentos externados em atitudes e palavras. Nesse circuito vivemos e decidimos, progredimos ou estacionamos.

Pelo espírito
Ermance Dufaux
Série Harmonia Interior
Wanderley Soares de Oliveira

MESTRE DIVINO

Sua luz imperecível brilha sobre os milênios terrestres, como o Verbo do princípio, penetrando o mundo, há quase vinte séculos.
Lutas sanguinárias, guerras de extermínio, calamidades sociais não lhe modificaram um til nas palavras que se atualizam, cada vez mais, com a evolução multiforme da Terra.
Tempestades de sangue e lágrimas nada mais fizeram que avivar-lhes a grandeza. Entretanto, sempre tardios no aproveitamento das oportunidades preciosas, muitas vezes, no curso das existências renovadas, temos desprezado o Caminho, indiferentes ante os patrimônios da Verdade e da Vida.
O Senhor, contudo, nunca nos deixou desamparados.
Cada dia, reforma os títulos de tolerância para com as  nossas dívidas; todavia, é de nosso próprio interesse levantar o padrão da vontade, estabelecer disciplinas para uso pessoal e reeducar a nós mesmos, ao contato do Mestre Divino.
Ele é o Amigo Generoso, mas tantas vezes lhe olvidamos o conselho que somos suscetíveis de atingir obscuras zonas de adiamento indefinível de nossa iluminação interior para a vida eterna.
O Cristo não estabelece linhas divisórias entre o templo e a oficina. Toda a Terra é seu altar de oração e seu campo de trabalho, ao mesmo tempo. Por louvá-lo nas igrejas e menoscabá-lo nas ruas é que temos naufragado mil vezes, por nossa própria culpa. Todos os lugares, portanto, podem ser consagrados ao serviço divino.
Muitos discípulos, nas várias escolas cristãs, entregaram-se a perquirições teológicas, transformando os ensinos do Senhor em relíquia morta dos altares de pedra; no entanto, espera o Cristo venhamos todos a converter-lhe o evangelho de Amor e Sabedoria em companheiro da prece, em livro escolar no aprendizado de cada dia, em fonte inspiradora de nossas mais humildes ações no trabalho comum e em código de boas maneiras no intercâmbio fraternal.
Temos imensas distâncias a vencer no Caminho, para adquirir a Verdade e a Vida na significação integral.

CAMINHO, VERDADE E VIDA
Ditada pelo Espírito:
Emmanuel
Psicografada por:
Francisco Cândido Xavier