quarta-feira, 8 de junho de 2011

BOM DIA MEUS AMIGOS!


"Tem fé em Deus, na sua bondade, na Sua justiça e na sua sabedoria; sabe que nada acontece sem a sua permissão, e submete-se em todas as coisas à sua vontade.
Tem fé no futuro, e por isso coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.
Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepões, são provas ou expiações, e as aceita sem murmurar.
O homem possuído pelo sentimento de caridade e de amor ao próximo faz o bem pelo bem, sem esperar recompensa, paga o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte e sacrifica sempre seu interesse à justiça."
E.S.E cap.XVII - Sede Perfeitos.

Somos únicos, cada um possuí suas próprias características e individualidade; como os dedos que se diferem, nós nos diferenciamos uns dos outros, mas assim como os dedos fazem parte da mão, somos também unidos para cumprir um mesmo objetivo. De vivermos juntos e nos ajudarmos.

Deus, essa força de amor e sabedoria criou todas as coisas com um propósito, nada é inútil, tudo se destina a um porquê.

O seu porquê é aprender a amar e olhar a vida como uma dádiva divina.

Se hoje ela te conduz por caminhos difíceis, saiba que esses são os caminhos mais curtos para alcançar a perfeição.

As dores de hoje é o burilamento do espírito para que nele brilhe a grande Luz da Vida.

Chamada: DEUS

Com carinho
Angel

REFORMA ÍNTIMA EM SEIS PERGUNTAS


1ª - O que é a Reforma Intima?
A Reforma Intima é um processo contínuo de autoconhecimento, de conhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência. É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos do Divino Mestre, dentro e fora de si.

2ª - Por que a Reforma íntima?
Porque é o meio de nos libertarmos das imperfeições e de fazermos objetivamente o trabalho de burilamento dentro de nós, conduzindo-nos compativelmente com as aspirações que nos levam ao aprimoramento do nosso espírito.

3ª - Para que a Reforma Íntima?
Para transformar o homem e a partir dele, toda a humanidade, ainda tão distante das vivências evangélicas. Urge enfileirarmo-nos ao lado dos batalhadores das últimas horas, pelos nossos testemunhos, respondendo aos apelos do Plano Espiritual e integrando-nos na preparação cíclica do Terceiro Milênio.

4ª - Onde fazer a Reforma íntima?
Primeiramente dentro de nós mesmos, cujas transformações se refletirão depois em todos os campos de nossa existência, no nosso relacionamento com familiares, colegas de trabalho, amigos e inimigos e, ainda, nos meios em que colaborarmos desinteressada-mente com serviços ao próximo.

5ª - Quando fazer a Reforma Intima?
O momento é agora e já; não há mais o que esperar. O tempo passa e todos os minutos são preciosos para as conquistas que precisamos fazer no nosso íntimo.

6ª - Como fazer a Reforma íntima?
Ao decidirmos iniciar o trabalho de melhorar a nós mesmos, um dos meios mais efetivos é o ingresso numa Escola de Aprendizes do Evangelho, cujo objetivo central é exatamente esse. Com a orientação dos dirigentes, num regime disciplinar, apoiados pelo próprio grupo e pela cobertura do Plano Espiritual, conseguimos vencer as naturais dificuldades de tão nobre empreendimento, e transpomos as nossas barreiras. Daí em diante o trabalho continua de modo progressivo, porém com mais entusiasmo e maior disposição. Mas, também, até sozinhos podemos fazer nossa Reforma Intima, desde que nos empenhemos com afinco e denodo, vivendo coerentemente com os ensinamentos de Jesus.

Ney Prieto Peres

A TAREFA DE CADA UM

"A tarefa adiada ressurge complicada mais à frente."
É uma frase de mensagem de Joanna de Angelis, sobre a responsabilidade, psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, de Salvador.

Por que tarefa adiada ressurgirá mais complicada, para nós, no futuro?
Não é justo que, se adiamos a execução de uma tarefa, a ela voltemos com mais forças no futuro devido ao período de descanso que gozamos em decorrência do adiamento?
Para o homem acomodado, para aquele que fica dizendo sempre: "amanhã eu faço esse serviço", não é nada confortador ouvir uma frase destas.

No entanto, é a pura verdade. Tudo aquilo que deixamos para amanhã fica mais difícil: bem como é muito difícil tentarmos fazer hoje aquilo que nos está reservado para amanhã. Isto é, tudo tem seu momento certo.

O operário de uma linha de montagem, por exemplo, sabe que precisa esperar a peça chegar até suas mãos para nela montar outro elemento; não pode antecipar-se nem atrasar-se. Ambos - o atraso e o avanço extemporâneo - prejudicarão o acabamento da peça.
Tudo é questão de responsabilidade. O operário responsável sabe qual o momento em que deve atuar, sabe qual o seu dever; não fica esperando que o outro faça a tarefa que é dele. O servidor relapso estará sempre arrumando desculpas para não fazer aquilo que lhe compete. "Deixa pra depois: é possível que assim apareça alguém que faça o serviço para mim" - pensa ele. E muitas vezes aparece mesmo aquele responsável que venha fazer o serviço do relapso.

E o que acontece ao servidor relapso?
Vai caindo, descentralizando-se, entra em processo de hibernação.
Um dia acordará num ambiente totalmente modificado; todos caminharam para a frente, ele ficou parado e agora está num meio desconhecido, onde terá de recomeçar a tarefa interrompida sem o apoio dos companheiros que seguiram à frente. E é melancólico termos de executar uma tarefa num ambiente hostil, sem apoio de amigos e entes queridos.

É isso que acontece àqueles que numa encarnação adiaram compromissos; voltam a uma nova existência carnal para saldar os compromissos assumidos mas, geralmente, renascendo num ambiente onde não encontram apoio. Seus familiares da vida anterior, se cumpriram fielmente suas tarefas, terão dado um passo à frente e, com certeza, o estarão aguardando na vanguarda, porém não podem fazer por ele as tarefas que ele mesmo abandonou numa vida anterior. É claro que o encorajarão à distância mas não podem tomá-lo sobre os ombros.

Quando falamos em tarefa, muita gente fica confusa.
Qual será minha tarefa? Será que estou cumprindo fielmente minha tarefa?
Ora, é muito simples descobrir a nossa tarefa. Ela deve ser executada onde a vida nos colocou. Assim, o mecânico que cumpra honestamente sua tarefa de cuidar da segurança dos veículos; o escritor, que escreva sem destruir; o governante que governa colocando sempre o interesse da coletividade acima de seus interesses particulares; o lixeiro que cumpra fielmente sua tarefa de apóstolo da limpeza.

O homem responsável sabe que deve realmente cumprir a tarefa onde a vida o colocou; não olha para os lados (invejando os companheiros empenhados em outras tarefas), nem para trás, pretendendo o descanso antes do tempo. Só olha para a frente, a fim de vislumbrar os divinos resultados de uma tarefa bem cumprida.

Valentim Lorenzetti

QUEM DÁ A VIDA AOS SERES ORGÂNICOS.


"ALÉM DAS FORÇAS ELETROMAGNÉTICAS, GRAVITACIONAL E ATÔMICA, EXISTE OUTRA AINDA DESCONHECIDA PELA CIÊNCIA: O PRINCÍPIO VITAL.
ELE MANTÉM A VIDA DE TODOS OS SERES."
Uma das mais importantes definições espíritas é sobre a natureza do homem. Em nosso atual estágio evolutivo estamos nos libertando das amarras instintivas da animalidade enquanto aprendemos a lidar com as nossas potências latentes, num processo de conscientização espiritual. Um dia participaremos das tarefas espirituais, libertos da matéria, auxiliando a Deus na constante transformação do Universo.

Na sua essência, o ser humano é um espírito imortal e imaterial. O Espiritismo, no entanto, não torna a alma material quando lhe dá dois envoltórios, em vez de apenas um, durante a vida corpórea.

"Há no homem três coisas:
  1. Alma ou espírito: princípio inteligente.
  2. O corpo: envoltório material.
  3. E o perispírito: envoltório fluídico semi-material, servindo de laço entre o espírito e o corpo.
Quando o envoltório físico morre, a alma se liberta conservando seu corpo fluídico: perispírito.
Portanto, este é o corpo constante inseparável do espírito, enquanto o invólucro físico é transitório, perecível e mortal.
O perispírito é bastante conhecido por aqueles que se iniciam nos estudos do Espiritismo.

Um outro importante conceito, no entanto, é menos divulgado: o princípio vital.
Os Espíritos da Codificação explicam que ele é uma força natural que animaliza, ou dá vida à matéria. Todos os seres vivos o absorvem, e o assimilam, para se manterem vivos.
O princípio vital, assim como a eletricidade, magnetismo, e outras forças naturais, é uma transformação especial do fluido cósmico universal, formador de toda matéria.

Vemos no Livro dos Espíritos que esse princípio "é, sem dúvida um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas que também tem sua origem na matéria universal modificada. É para vós, um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são "elementos primitivos". Pois que tudo isso deriva de um só princípio cósmico universal.
Na história do conhecimento humano o princípio vital já foi imaginado, estudado e experimentado por filósofos e cientistas como Paracelso, Mesmer, Puységur, Hahnemman, os médicos do século 18, os professores da faculdade de Montpellier e muitos outros. Recebeu o nome de magnetismo animal, eletricidade animal, energia vital e fluido vital, termo adotado por Allan Kardec.

*continua na próxima postagem.

A ORAÇÃO É UMA FORÇA EM NOSSA VIDA

A mais bela prece da literatura Espírita


Todas as pessoas, salvo uma ou outra exceção, formulam preces de pedido, mas são poucos os que sabem realmente orar e, por isso, pedem às vezes o que não se deve.
Não devemos pedir, por exemplo, o afastamento da dor, mas as forças e a compreensão para suportá-la.

Emmanuel nos dá, a propósito disso, em "Recados do Além", um modelo extraordinário de prece de pedido:

"Jesus! Reconheço que a Tua vontade é sempre o melhor para cada um de nós; mas se me permi-tes algo pedir-Te, rogo me auxilies a ser uma bênção para os outros."

Outro exemplo notável de prece de pedido é esta, muito utilizada pelos voluntários do C.V.V. – Centro de Valorização da Vida, com o nome de Oração da Serenidade, de autoria desconhecida:

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modifi-car; coragem para modificar aquelas que podemos, e sabedoria para distinguir umas das outras."

A prece feita por Estêvão, o mártir do Cristianismo - Várias preces são conhecidas e enalteci-das por sua beleza e profundidade.
A Oração Dominical, modelo de concisão, diz tudo o que precisamos dizer numa prece.
A Oração de São Francisco de Assis e a prece de Cáritas, também.
Mas, é impressionante a beleza da prece que Abigail fez na agonia e morte de seu pai Jochedeb e, depois, de seu irmão Estêvão ("Paulo e Estêvão", págs. 42 e 162), beleza que advém não só da poesia, mas da elevação e robustez de sentimentos de que a prece se reveste:

"Senhor Deus, pai dos que choram,
Dos tristes, dos oprimidos
Fortaleza dos vencidos,
Consolo de toda a dor,
Embora a miséria amarga
Dos prantos de nosso erro,
Deste mundo de desterro,
Clamamos por vosso amor!
Nas aflições do caminho,
Na noite mais tormentosa
Vossa fonte generosa
É o bem que não secará...
Sois, em tudo, a luz eterna
Da alegria e da bonança
Nossa porta de esperança
Que nunca se fechará.
Quando tudo nos despreza
No mundo da iniqüidade,
Quando vem a tempestade
Sobre as flores da ilusão!
Ó Pai, sois a luz divina,
O cântico da certeza,
Vencendo toda aspereza,
Vencendo toda aflição.
No dia da nossa morte,
No abandono ou no tormento,
Trazei-nos o esquecimento
Da sombra, da dor, do mal!
Que nos últimos instantes,
Sintamos a luz da vida
Renovada e redimida
Na paz ditosa e imortal".
Para quem ainda não leu o livro “Paulo e Estêvão”, de Emmanuel, lembramos que Abigail, irmã de Estêvão, estava praticamente noiva de Saulo de Tarso quando assistiu o querido irmão nos derradeiros momentos de sua existência, após o apedrejamento que o levou à morte.
O fato ocasionou o rompimento da relação com Saulo, que mais tarde teria seu nome inscrito na história do Cristianismo como Paulo de Tarso, o Apóstolo dos Gentios.


(Thiago Bernardes)
continuação...