sexta-feira, 1 de julho de 2011

BOM DIA AMIGOS!


As atitudes positivas nos mantém acima das mazelas do desânimo, da depressão, da insatisfação, da tristeza.

Se quisermos ser felizes, primeiramente devemos buscar a felicidade, e ela mora nas atitudes positivas que desenvolvemos.

No dia de hoje busque sua felicidade, ela não está longe, talvez mais perto do que você imagina.

Encontrei a minha felicidade no sorriso de outras pessoas.

Quem sabe não esteja aí a sua também!

Busque e acharás. Assim nos foi dito.

Que você esteja com Deus sempre,
pois Ele sempre está com você!

Angel

POR QUE O PERDÃO LIBERTA

O conceito do perdão
Como atitude de esquecer o mal que alguém nos fez ou como uma virtude de retomar o relacionamento com o ofensor da mesma maneira que antes da ofensa.
São enfoques que necessitam ser reconsiderados, porque perdão não tem nada a ver com amnésia das faltas ou negar a dor emocional para continuar a relação com alguém da mesma maneira.

Por conta dessas duas formas de enxergar o perdão, muitos de nós passamos por problemas graves de exploração emocional por parte do ofensor. Não se utilizando da memória, alegando que esquecemos o fato gerador da mágoa, poderemos passar novamente pela mesma experiência e, negando a dor emocional para manter um relacionamento que nos interessa ou do qual não temos como romper instantaneamente, ficaremos com um peso emocional não transmutado e que poderá nos prejudicar de várias formas.

O perdão que o Evangelho propõe
E que os Sábios Guias comentam na questão 886, de “O Livro dos Espíritos”, é o perdão das ofensas, antes mesmo do perdão aos ofensores.
Há uma enorme diferença entre perdoar ofensas e ofensores. A ofensa é a dor que trazemos no peito em decorrência da atitude lesiva de outrem contra nós, e o ofensor é o sujeito que intencionalmente ou não foi agente ativo deste processo emocional.

A ofensa
É o conjunto de sentimentos que derivam do ato lesivo. Entre eles está a raiva, a sensação de injustiça, a dor da decepção e da frustração de sonhos e expectativas.
Se não resolvemos conosco estes sentimentos, será infrutífero o ato de procurar o ofensor para o perdão.

Concluímos, portanto, que perdoar é algo que começa em nós para depois se expressar na relação.
Claro que isso tem variações. Casos, por exemplo, de marido e esposa, relações profissionais e outras tantas formas de conviver, nem sempre o distanciamento físico será possível, e assim a mágoa estará presente no dia a dia sem que tenhamos o tempo que seria desejável, para curar as ofensas e depois criar uma nova relação ou, até mesmo, romper definitivamente com o ofensor.

Nos ambientes religiosos
O conceito de perdão como esquecimento automático das faltas tem levado muitas pessoas a viver uma vida emocionalmente miserável, repleta de culpa, raiva contida, tristeza, exploração afetiva e depressão. E o pior… depois que desencarna ainda vai ter que ser tratado no mundo espiritual como enfermo grave.
O espírita, nesse aspecto, utiliza do carma para justificar suas dores, sendo que carma não tem nada a ver com fazer de conta que não estamos sentindo algo que necessita ser curado em nós. Ao contrário, o carma da mágoa é impulsionador, mobilizador. Vamos refletir neste prisma?

A mágoa
É uma experiência muito dolorosa para não ter um sentido divino em nossas vidas. Quem é ofendido está sendo convocado a enxergar algo que não quer ver.
Ser magoado significa ter que olhar a vida sobre uma perspectiva que não queríamos ou gostaríamos, significa ter que olhar de forma diferente para nós, para nossas relações ou para a nossa vida como um todo.

Vamos dar um exemplo: uma pessoa confia demais na outra e confia-lhe um bem ou uma empresa. Depois de um tempo que pode ser curto ou muito longo, descobre que a pessoa que ela mais confiava a estava traindo ou destinando indevidamente aquele bem ou aquela empresa. Então, o ofendido se volta contra o ofensor que é a tendência mais comum. Entretanto, ele não percebe que o ocorrido tem a ver com ele também. Tem a ver, por exemplo, com sua acomodação, com sua preguiça de acompanhar ou gerenciar suas responsabilidades, tem a ver com o fato de não saber dizer “não”.
Esse caso singelo pode ser percebido com muita frequência nos relacionamentos. Pais com filhos, chefes com empregados, dirigentes com frequentadores de Centros Espíritas, enfim, em qualquer nível de convivência. O assunto é muito amplo.

No livro “Quem Perdoa Liberta”
O autor José Mario, deixa bem claro que o Grupo X, um grupo espírita no qual é tecido o enredo da obra, faltou o perdão pela perspectiva da misericórdia. Isso levou o grupo às piores consequências de dor e separação.

A misericórdia
É a atitude de romper com os fios da mágoa através do movimento de focar a vida mental no melhor que o outro é. Quem consegue aplicar a misericórdia, além de proteger das ofensas contra si, enobrece sua atitude não criando elos com a dor emocional da ofensa e seus reflexos em nossas vidas, libertando-se para um estágio de vida rico de atitudes sadias e educativas, defensivas e fortalecedoras.

Wanderley Oliveira
Livro: Quem perdoa Liberta.

DIREITO, MORAL, RELIGIÃO E ÉTICA

"Direito é a ordenação bilateral atributiva da conduta humana na medida do bem comum". (Prof. Miguel Reale).

Um dos maiores problemas do ser humano é o convívio com o seu semelhante, cada cabeça uma sentença, principalmente a nossa que está sempre certa.

O Direito procura coordenar o relacionamento humano por meio de leis.

Religião (Religare, do latim) nos liga com nossa origem, com o Criador, com o Paraíso ou com aqueles que vieram do Céu e povoaram a Terra.

Moral é o conjunto de normas de comportamento ditadas normalmente pela religião.

Ética é a filosofia que procura pautar harmonicamente o comportamento humano.


O Direito dita as leis que são codificadas; muitas vezes o direito é influenciado pela religião, seguindo-a ou também contrariando-a; a lei brasileira permite o divórcio, a Igreja Católica, não.


A Moral e o Direito nem sempre concordam.
No Brasil a poligamia é proibida pela lei e pelas nossas religiões; nos países muçulmanos ela é legal e moral.

Bertrand Russell (filósofo britânico), escreveu um livro com mais de 600 páginas sobre os relacionamentos humanos. Cristo sintetizou-os numa frase: amai-vos uns aos outros e a Deus sobre todas as coisas.


Religião, Moral e Direito são portanto normas comportamentais que variam conforme os países.


Perguntamos então:
No que a raça humana evoluiu até agora?
Por que a quantidade de leis, normas e regulamentos não impediu a fabricação de armamentos poderosos de eficácia planetária, um terceiro mundo tão desamparado?
Onde está o "amai-vos uns aos outros"?


A Terra é uma escola e nós como alunos temos que estudar nossa matéria, cumprindo nosso currículo escolar e passarmos de ano (cada ano seria simbolicamente uma vida); ou passamos ou ficamos na dependência de algumas matérias, reencarnamos para superá-las quantas vezes for necessário.

Convivência e relacionamento são as matérias, relacionamento com os pais, com os amigos, no trabalho, na sociedade, com os animais, os vegetais e até com os minerais.

A regra maior é o Amor Universal, devemos procurar não atacar o que não impede que também não nos defendamos; muitas vezes uma atitude passiva é uma defesa.


IPP.org

PRECE AO CRIADOR

Pai, em todas as coisas que vos pedimos, faça-se a vossa vontade e não a nossa, por saberdes, melhor do que nós, o que nos convém para nosso adiantamento moral e felicidade futura.


Meu Deus, permiti que os bons Espíritos me assistam, me auxiliem nas aflições da vida e me arranquem da dúvida. Fazei, Senhor, que, por vossa misericórdia, eles me inspirem a fé, o amor e a caridade; que sejam para mim um apoio, uma esperança e uma prova da vossa paternal solicitude.


Permiti, enfim, que eu encontre sempre junto deles salutares confortos e a necessária luz para que as forças não me faltem nas provas da vida e, resistindo às sugestões do mal, meus passos se firmem na prática do bem e da caridade, e assim eu possa e saiba amar-vos e ao próximo como a mim mesmo.

ÓTIMO FINAL DE SEMANA