quarta-feira, 10 de agosto de 2011

BOM DIA.


A Força e a Coragem


É preciso ter força para ser firme,
mas é preciso coragem para ser gentil.


É preciso ter força para se defender,
mas é preciso coragem para baixar a guarda.


É preciso ter força para ganhar uma guerra,
mas é preciso coragem para se render.


É preciso ter força para estar certo,
mas é preciso coragem para ter dúvida.


É preciso ter força para manter-se em forma,
mas é preciso coragem para ficar em pé.


É preciso ter força para sentir a dor de um amigo,
mas é preciso coragem para sentir as próprias dores.


É preciso ter força para esconder os próprios males,
mas é preciso coragem para demonstrá-los.


É preciso ter força para suportar o abuso,
mas é preciso coragem para faze-lo parar.


É preciso ter força para ficar sozinho,
mas é preciso coragem para pedir apoio.


É preciso ter força para amar,
mas é preciso coragem para ser amado.


É preciso ter força para sobreviver,
mas é preciso coragem para viver.


Se você sente que lhe faltam a força e a coragem,
queira Deus que o mundo possa abraçá-lo hoje com seu calor e Amor !


E que o vento possa levar-lhe uma voz que lhe diz que há um Amigo, em algum lugar do Mundo, desejando que você esteja bem e que, acima de tudo, seja muito feliz!

Silvia Schmidt
Tem momentos que é preciso parar e refletir: o que está fazendo da sua vida?
O caminho que está trilhando te levará aquilo que deseja atingir?
Sonhar sim, mas se perder neles jamais!
A realização dos sonhos não depende só do que queremos, mas sim do que podemos, do que precisamos e do bem que iremos realizar.
Todo projeto abençoado por Deus, tende a ser uma alegria para todos os envolvidos, aqueles que não trazem essa característica é apenas um projeto elaborado pelo egoísmo fadado a infelicidade.
Sonhe e construa, objetivando o bem maior, só assim terá o sucesso do êxito.

Que Jesus ilumine seus pensamentos para decidir o melhor caminho a trilhar.

Angel

ABANDONAR PAI, MÃE E FILHOS


Uma grande multidão caminhava com Jesus. Ele se volta para eles e lhes diz: “Se alguém vem a mim e não aborrece (odeia) a seu pai, a sua mãe e mulher e filhos e irmão e irmã e, ainda sua vida, não pode ser meu discípulo”. (Lucas, 14: 25 e 26)
Nesta passagem evangélica temos uma variação na colocação das palavras “aborrecer” e “odiar” - no rodapé do cap. XXIII – 8ª. edição FEESP do Evangelho Segundo o Espiritismo, temos esta explicação: “A palavra “odiar” na época em que foi escrita queria dizer “amar menos” .

Como os Evangelhos foram escritos por cabeças e mãos humanas, e muito tempo depois da passagem de Jesus pela Terra, não vamos nos prender à letra, mas sim ao sentido lógico das frases e palavras, que também sofreram influências e adaptações, conforme interesses e entendimentos dos tradutores.

Jesus prega plenamente o amor, até entre os inimigos. Seria um contra senso acreditar que ele falasse em odiar e, mesmo, aborrecer, no sentido comum que ora conhecemos.

Esta passagem chama atenção por dois detalhes, comuns, mas importantes. O que Jesus quis dizer é que as famílias tinham suas crenças por tradições muito rigorosas naquilo que adotavam. Para as famílias e seus membros, desviarem-se das tradições era considerado escândalo, por isso era motivo de humilhação, portanto, de aborrecimento.

Então, aquele que não se sujeitasse a abandonar as tradições de família, assim como suas próprias convicções, não poderia aceitar e seguir Jesus. Jesus pregava uma renovação, considerada pelos tradicionais como revolucionária. Até hoje encontramos pessoas que afirmam que Jesus foi um revolucionário.

Para que uma pessoa seguisse e se adaptasse àquela renovação era necessário que primeiramente ela renunciasse às próprias convicções, contrariando, assim, suas famílias. Jesus pedia para que não ficassem presos a erros e preconceitos, apenas para se conservar na crença dos pais, ou dos filhos e dos outros. Além disso, Ele colocava em evidência a necessidade da liberdade de pensar e agir dentro das opções de cada um. Para seguir Jesus era preciso quebrar as tradições.

Nós sabemos que o que Jesus dizia não era para criar rivalidades ou abandonar as obrigações com a família. Isto seria uma insensatez e falta de responsabilidade. Jesus convidava a partirem para uma doutrina renovadora , mesmo contrariando as opiniões da família. Ainda hoje é comum algumas pessoas, que se consideram espíritas, mas a família não pode saber, porque não aceitam o Espiritismo.

Também é comum as pessoas dizerem: “Eu nasci nesta religião, é a religião dos meus pais e não sou eu que vou mudar!” Puro comodismo!...

É fácil manter o rótulo de religiosos sentindo-se desobrigados de qualquer compromisso com a religião, desobrigados inclusive do temido compromisso de trabalhar pela própria reforma interior. O mesmo acontecia naquela época.

O outro detalhe é sobre aqueles que usavam, e ainda usam, a família como obstáculo para se dedicarem a uma religião que exige trabalho e dedicação.
“Não posso, no momento, abandonar a família” e, com isso, deixa sempre para depois os compromissos com a vida espiritual.

Jesus não exigia que o seguissem fisicamente e nem exige hoje, que abandonemos a família para seguir o cristianismo, mas sugere que estudemos os seus ensinamentos, para que, mais esclarecidos e colocando-os em prática possamos, viver e conviver melhor com os familiares e com o mundo.

Com a mente desperta e livre podemos nos respeitar e valorizar o amor fraternal.


Dora Contri - FEESP
Comunidade Espirita

CRIAÇÃO E DESTINO DOS ESPÍRITOS


Ensina a doutrina kardecista que os espíritos foram e continuam sendo criados por Deus simples e ignorantes, mas destinados a progredirem até que alcancem o aperfeiçoamento através de sucessivas reencarnações neste e em outros mundos posto que, como disse Jesus: "há muitas moradas na casa do Pai" (João 14:2)Outras concepções dentro do cristianismo entendem que o Espírito é criado para cada ser nascente para uma única vida terrena, cujo destino será o céu ou o inferno, conforme se tenha conduzido nessa experiência terrena, ou o limbo, lugar para onde vão as almas das criancinhas que morrerem sem batismo.



Deus que é bondade e sabedoria infinitas não deixaria seus filhos à mercê das vicissitudes humanas, sujeitos a uma condenação perpétua, irrecorrível contrariando as palavras de Jesus: Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca (Mateus 18:14).

Também fere a nossa razão a hipótese de que outros serão brindados com o descanso e a contemplação sem fim, quando Jesus preceituou: Meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho (João 5:17).

Igualmente absurda nos parece a idéia do limbo, espaço neutro, sem perspectivas para os Espíritos sem culpa, que não foram balizados por desídia ou por falta de dinheiro dos pais.

Outrossim, o conceito de apenas uma encarnação não explica as mais diversas diferenças entre os homens. Uns nascem em berço de ouro, outros não têm onde pousar; uns nascem com fulgurante inteligência, outros com intelecto mediano e alguns broncos ou portadores de mongolismo; muitos aqui chegam com seus corpos perfeitos, sadios, aptos para uma vida normal, enquanto vemos nascerem cegos, surdos-mudos, coxos e estropiados; milhões aportam em grandes cidades que oferecem condições plenas de uma vida tranquila, outros tantos sofrem em ambientes adversos carentes de água e alimento.

Podemos ver a justiça de Deus nesses aspectos díspares para quem não tem um passado que legitime as benesses ou os infortúnios?
Não, absolutamente não. Deus é amor e justiça suprema. Ademais, Jesus afirmou que a cada um será dado segundo o seu merecimento, de acordo com o texto de Mateus em 16:27: Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.

Alcançar o aprimoramento espiritual no pequeno lapso de tempo de uma única vida é inconcebível. A natureza não tem pressa, não dá saltos. A versão bíblica de que o mundo foi criado em sete dias é meramente simbólica. Há mais coerência em entender que cada dia representa uma fase da criação.

A ciência prova que a formação do planeta se deu em diferentes eras e que cada uma dessas divisões geológicas durou milhões de anos. Semelhantemente, a criação dos Espíritos não se dá num piscar de olhos nem num simples estalar de dedos de Deus.

Ao impulso de Sua vontade, o surgimento do espírito inicia-se com a aglutinação do fluido universal, presente em todos os espaços, que passa por um processo lento, longo, até que se haja consolidado o princípio inteligente, ou seja, o Espírito com livre-arbítrio e responsabilidade.

No dizer de Leon Denis, a alma dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem.

Assim nasce o espírito, simples, ignorante, primitivo para que em um número indefinido de encarnações neste e em outros planetas desenvolva-se moral e intelectualmente até alcançar a angelitude.

Assemelha-se o espírito recém criado ao diamante bruto. Garimpado, sujeita-se à penosa ação de lapidação, por longo tempo de reencarnações, para eliminar suas jacas e, finalmente, após milénios sem conta, apresenta-se multifacetado e brilhante.

Na obra de Deus, não há privilégios. Em sua infinita sabedoria e justiça Deus não criou anjos, eles não são uma produção especial, fora de série. Os anjos, os arcanjos e querubins já foram o que fomos ontem, o que somos hoje, e nós teremos amanhã a constituição angelical dos espíritos puros. É nosso destino.


Felinto Elízio Duarte Camnoln - Jornal Espírita - maio/05

REFLEXÃO

Tu és um ser humano, és o meu milagre.
E és forte, capaz, inteligente, e cheio de dons e talentos. Conta teus dons e talentos. Entusiasma-te com eles.
Reconhece-te. Aceita-te. Anima-te.
E pensa que desde este momento podes mudar tua vida para o bem, se assim te propões e se te enches de entusiasmo.
Tu és minha criação maior. És meu milagre.
Não temas começar uma nova vida. Não te lamentes nunca. Não te queixes.
Não te atormentes. Não te deprimas. Como podes temer se és meu milagre?
Estás dotado de poderes desconhecidos que outras criaturas não possuem.
És ÚNICO. Ninguém é igual a ti. Só em ti está aceitar o caminho da felicidade e enfrentá-lo seguindo sempre adiante. Até o fim.
Simplesmente porque és livre.
Em ti está o poder de não amarrar-te às coisas. As coisas não fazem a felicidade. Te fiz perfeito para que aproveitasses tua capacidade, e não para que te destruísses com teus enganos mundanos.
Te dei o poder de PENSAR.
Te dei o poder de AMAR.
Te dei o poder de IMAGINAR.
Te dei o poder de CRIAR.
Te dei o poder de PLANEJAR.
Te dei o poder de ORAR.
E te situei o poder dos anjos quando te dei o poder da escolha.
Te dei o domínio de escolher o teu próprio destino usando tua vontade.
O que tens feito destas tremendas forças que te dei ?
Não importa! De hoje em diante esqueça o teu passado, usando sabiamente este poder de escolha.
Opta por SORRIR em lugar de chorar.
Opta por CRIAR em lugar de destruir.
Opta por DOAR em lugar de roubar.
Opta por ATUAR em lugar de adiar.
Opta por CRESCER em lugar de consumir-te.
Opta por BENDIZER em lugar de blasfemar.
Opta por VIVER em lugar de morrer.
E aprende a sentir a Minha presença em cada ato de sua vida. Cresça a cada dia um pouco mais no otimismo e na esperança!
Deixa para trás os medos e os sentimentos de derrota. Eu estou ao teu lado sempre
Chama-me. Busca-me. Lembra-te de mim. Vivo em ti desde sempre e sempre te
estou esperando para amar-te.
Se hás de vir até Mim algum dia... que seja hoje, neste momento! Cada instante que vivas sem Mim, é um instante infinito que perdes de Paz.
Procura tornar-te criança... simples, generoso doador, com capacidade de extasiar-te e capacidade para comover-te ante à maravilha de sentir-te humano.
Porque podes conhecer Meu amor, podes sentir uma lágrima, podes compreender uma dor.
Não te esqueças de que és meu milagre.
Que te quero feliz, com misericórdia, com piedade, para que este mundo em que vives possa acostumar-se a sorrir, sempre que tu aprendas a sorrir.
E se és meu milagre, então usa os teus dons e muda o teu meio ambiente, contagiando esperança e otimismo sem temor porque...


EU ESTOU AO TEU LADO !
 DEUS.



autor desconhecido

O FURO NO BARCO

Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer.

Enquanto pintava, percebeu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento, e decidiu consertá-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.

No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso e falou:
- O senhor já me pagou pela pintura do barco.

Ele então respondeu:
- Mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.

- Foi um serviço tão pequeno que não quis cobrar _disse o pintor. Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!

- Meu caro amigo, você não compreendeu. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu. Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei-me que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado!

Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar-lhe pela sua pequena boa ação...

Não importa para quem, quando, de que maneira. Ajude, ampare, enxugue as lágrimas, conserte os vazamentos... sempre, e não espere a recompensa ou reconhecimento pelo que fez... Assim a caridade é maior.


Minuto Poético