segunda-feira, 12 de setembro de 2011

OI AMIGOS...


QUE SEUS CAMINHOS SEJAM RECHEADOS DE APRENDIZADOS E QUE VOCÊ ALCANCE A SABEDORIA NESTE CAMINHAR.
A VIDA É UMA ESCOLA ONDE APRENDEMOS E EXERCITAMOS TUDO O QUE PRECISAMOS PARA QUE NOSSO ESPÍRITO EVOLUA.
APROVEITE A OPORTUNIDADE E FAÇA VALER CADA DIA!

ABRAÇO
ANGEL

A REENCARNAÇÃO E SEU PROPÓSITO

Existe, como sabemos, uma diferença de conteúdo essencial entre os vocábulos reencarnação e ressurreição.

A ideia de que os mortos podiam volver à vida terrestre fazia parte dos dogmas dos judeus, sob o nome de ressurreição. Só os saduceus, partidários de uma seita fundada por Sadoc por volta do ano 248 a.C., cuja crença era a de que tudo acabava com a morte, não acreditavam nisso.

Os judeus, sim, admitiam que um homem que vivera podia reviver, sem saberem precisamente de que maneira o fato se dava. É assim que muitas pessoas acreditavam que Jesus fosse algum dos profetas que voltara. Designavam com o nome de ressurreição o que o Espiritismo chama de reencarnação.

A ressurreição propriamente dita, que implica o retorno à vida de um corpo que se acha com seus elementos dispersos ou absorvidos, é cientificamente impossível. Se aplicada às pessoas que tiveram uma morte aparente, como Lázaro ou a filha de Jairo, fica evidente a impropriedade da palavra, porque, não existindo morte, não há que falar de ressurreição, mas sim de ressuscitação, nome que se dá, em Medicina, ao conjunto de atos pelos quais, mediante o uso de manobras manuais e de aparelhos adequados, se restaura a vida ou a consciência de indivíduo aparentemente morto.

Reencarnação significa coisa diferente, pois é a volta do Espírito à existência corpórea, mas em outro corpo formado especialmente para ele e que nada tem de comum com o antigo.

A ideia de reencarnação está bem definida na questão 166 d´O Livro dos Espíritos:

– Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-se?
“Sofrendo a prova de uma nova existência.”

a) Como realiza essa nova existência? Será pela sua transformação como Espírito?
 “Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal.”

b) A alma passa então por muitas existências corporais?
“Sim, todos contamos muitas existências. Os que dizem o contrário pretendem manter-vos na ignorância em que eles próprios se encontram. Esse o desejo deles.”

c) Parece resultar desse princípio que a alma, depois de haver deixado um corpo, toma outro, ou, então, que reencarna em novo corpo. É assim que se deve entender?
 “Evidentemente.”

Vê-se que o propósito da reencarnação é permitir que os Espíritos alcancem a meta para a qual foram criados: a perfeição. O conceito de reencarnação está, portanto, intimamente ligado ao conceito de encarnação, isto é, à passagem do Espírito pela existência carnal ou corporal, assunto tratado na questão 132 da mesma obra:

– Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
“Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.”

À vista destes ensinos, não é difícil compreender as seguintes palavras que Jesus dirigiu a Nicodemos: “Em verdade, em verdade, digo-te: Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”. (João, 3:1 a 12.)


O Consolador

ESCLARECIMENTO

Muitos companheiros solic­tam orientação do Céu para a vitória nas provas da Terra, mas, em verdade, não necessitamos tanto de novos roteiros esclarecedores e sim de ação mais intensiva na obra edificante do bem.

O caminho é o mundo... Mundo-escola e mundo-oficina, em que valiosas oportunidades felicitam a alma, fielmente interessada na própria elevação.

Não nos detenhamos na expectativa dos que adoram o Senhor, sem qualquer esforço para servi-lo. Ele próprio le­gou-nos, com a Boa Nova, o mapa luminoso para a romagem na Terra.

Libertemos a claridade que jaz en­clausurada em nossos corações e sigamos adiante.

Há espinhos reclamando extinção.

Feridas que pedem bálsamo.

Aflições mendigando paz.

Pedras à espera de braços amigos que as utilizem.

Há mentes encarceradas na sombra, rogando luz.

Há crianças abandonadas, implorando socorro para consolidar as bases em que recomeçam a vida nova.

Quem estiver procurando a inspiração dos Anjos, não se esqueça dos lugares onde os Anjos colaboram com o Céu, diminuindo o sofrimento e a ignorância na Terra.

Agir no bem é buscar a simpatia dos Espíritos Sábios e Benevolentes, encontrando-a.

Se Jesus não parou em contempla­ção inoperante, transitando no serviço ao próximo, da Manjedoura até a Cruz, ninguém aguarde a visitação dos Mensageiros Divinos, paralisando as mãos na esperança sem trabalho e na fé sem obras.

O aprimoramento da mediunidade e a espiritualização renovadora são problemas de boa vontade na decisão de trabalhar e na cooperação, porque somente buscando trazer o Céu ao mundo, pela nossa aplicação ao bem, é que descobriremos a estrada verdadeira que nos conduzirá efetivamente para os Céus.

Do capítulo 16 do livro Mediunidade e Sintonia,
de Emmanuel,
obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.

AMAR O FILHO PARA RECUPERÁ-LO

A mais alta demonstração de amor a Jesus, em relação ao nosso próximo, é amar alguém que tudo terá feito por não merecer. É amar aquela pessoa que nos feriu profundamente, ajudando-a no momento em que ela mais precisar, estendendo a mão para tirá-la do “fundo do poço”.

Sei que tudo isso ainda é muito difícil, no entanto, devemos dar os primeiros passos para perdoar o nosso próximo. O segundo passo, é claro, será mais fácil.

Porém, se não podemos amar quem tentou nos destruir, podemos pelo menos não odiá-lo, e não alimentar nenhum sentimento de vingança contra ele. Essa é a principal atitude que devemos ter para com o nosso inimigo, além de, também, rogar a Deus para que a consciência dele desperte para o lado bom da vida.

Ora, se Deus nos perdoa sempre, porque nos ama, jamais faltando com o Seu perdão para todos nós, até mesmo para os mais errados e distanciados da Sua lei de amor, por que de nossa parte não podemos fazer o mesmo?

O próprio Cristo, seguindo a orientação Divina, sempre concedeu o perdão a Seus algozes, como aquele concedido do alto da cruz: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Também jamais condenou ao inferno os maiores pecadores com quem conviveu, e, até pelo contrário, sempre deu uma palavra de esperança a todos eles. A Maria Madalena, disse: “Filha, o amor cobre a multidão de pecados”. À mulher adúltera aponta o caminho da esperança, dizendo-lhe: “Mulher, ninguém te condenou. Eu também não te condeno. Vai e não peques mais”. Ao bom ladrão na cruz prometeu: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”.

Agora, quanto ao verdadeiro amor, a um filho rebelde que enveredou pelo caminho das drogas, é aquele amor dado pelos pais no sentido da sua total reabilitação. É o amor que de forma nenhuma passa a mão na cabeça do filho drogado, mas faz de tudo, tanto material quanto espiritualmente, para arrancá-lo do vício. Portanto, esses pais que prosseguem amando o filho até tirá-lo das drogas vivem o que disse Jesus: "são os mais doentes que precisam de médico”, porque a maior prova de amor é amar alguém que tudo fez por não merecer.


GERSON SIMÕES MONTEIRO
O consolador

INGREDIENTE DO ÊXITO

O êxito espera por você, tanto quanto vem exaltando quantos lhe alcançaram as diretrizes.

Largue qualquer sombra do passado ao chão do tempo, qual a árvore que lança de si as folhas mortas.

Não se detenha, diante da oportunidade de servir.

Mobilize o pensamento para criar vida nova.

Melhore os próprios conhecimentos, estudando sempre.

Saliente qualidades e esqueça defeitos.

Desenvolva seus recursos de simpatia e evite qualquer impulso de agressão.

Se você pode ajudar, em auxílio de alguém, faça isso agora.

Enriqueça seu vocabulário com boas palavras.

Aprendendo a escutar, você saberá compreender.

A melhor maneira de extinguir o mal será substituí-lo com o bem.

Destaque os outros e os outros destacarão você.

Viva o presente, agindo e servindo com fé e alegria sem afligir-se pelo o futuro, porque, para viver amanhã, você precisará viver hoje.

Habitue-se a sorrir. Recorde que desalento nunca auxiliou a ninguém.

Não permita que a dificuldade lhe abra porta ao desânimo porque a dificuldade é o meio de que a vida se vale para melhorar-nos em habilitação e resistência.

Ampare-se, amparando os outros.

Censura é uma fórmula das mais eficientes para complicar-se.

Abençoe a vida e todos os recursos da vida onde você estiver.

Nunca desconsidere o valor da sua dose de solidão, a fim de aproveitá-la em meditação e reajuste das próprias forças.

Observe, todo o tempo é tempo de Deus para restaurar e corrigir, começar e recomeçar.

Do capítulo 3 do livro Respostas da Vida,
de André Luiz,
obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.