segunda-feira, 17 de outubro de 2011

BOM DIA AMIGOS!


MUITOS E POUCOS

Albino Teixeira

Muitos iniciam a caminhada com Jesus.
Poucos perseveram.

Muitos sonham.
Poucos realizam.

Muitos opinam.
Poucos colaboram.

Muitos admiram o bem.
Poucos se sacrificam por ele.

Muitos esperam.
Poucos buscam.

Muitos conhecem.
Poucos discernem.

Muitos oram.
Poucos confiam.

Muitos toleram.
Poucos amam.

Muitos reclamam.
Poucos renunciam.

Muitos são chamados.
Poucos atendem.
 
Queridos não esperem da vida, dê a ela o que tens.
Tantos esperam de ti apenas um olhar de compreensão.
Deus acredita em teus filhos, apesar de ter aqueles rebeldes e que não entenderam ainda a razão de sua existência.
Felizes somos nós que essa consciência ja desabrochou.
Só temos que ajustar os nossos atos.
 
Abraço
Angel 

O VERDADEIRO ESPÍRITA

“O espírita é reconhecido pelo esforço que faz para sua transformação moral e para vencer suas tendências para o mal.” – Allan Kardec

O verdadeiro espírita é aquele que aceita os princípios básicos da Doutrina Espírita.
Quando se pergunta ao praticante: Você é espírita? Comumente ele responde: “Estou tentando”.
Na verdade, a resposta deveria ser sem hesitação: Sou espírita!!!

Quanto ao fato de ser perfeito ou qualquer qualificação moral é outro assunto, que não exime o profitente de ser incisivo na sua resposta.
Nesse ponto, o praticante não tem que hesitar na sua definição, porquanto Allan Kardec foi claro no seu esclarecimento ao afirmar que se reconhece o espírita pelo seu esforço, pela sua transformação, e não pelas suas virtudes ou pretensas qualidades, raras nos habitantes deste Planeta.

O que acontece com frequência, seja iniciante ou mesmo com os mais antigos, é que, será mais cômodo não assumir uma postura mais responsável ou permanecer com um pé na canoa e outro na terra. Admite-se até, em determinadas ocasiões que se queira dar uma demonstração de modéstia, mas, que não se justifica sob o ponto de vista de definição pessoal.

A propósito, lembro-me de ter ouvido em uma emissora de rádio da Capital um pronunciamento de um padre católico, ao referir-se aos católicos, que frequentam os Centros Espíritas para os habituais Passes e a “aguinha fluidificada” e passam a vida sem ter a mínima noção do que representa o Passe e a água. Para esses meio-cá-meio-lá, o mencionado reverendo denominou-se de “catóritas”. Engraçado, não!?

Como chamar os espíritas que se dedicam aos trabalhos nos Centros Espíritas, mas que continuam batizando os filhos, sob o pretexto de que quando maiores escolherão sua própria religião, casam os filhos na Igreja com as pompas e as cerimônias habituais, fazem a Primeira Comunhão com as tradições da Igreja Católica, etc?

Quando os Centros Espíritas se organizarem verdadeiramente, proporcionando aos seus frequentadores, além do Passe e da Água Fluidificada, a orientação doutrinária, para maior compreensão dos princípios básicos que devem nortear o aprendiz e os trabalhadores na Seara Espírita, certamente, o verdadeiro espírita terá uma nova postura na sociedade, mais convincente, porque passará a distinguir o que é ser espírita, segundo a analogia explicitada por Allan Kardec nas obras básicas organizadas pelo codificador sob a orientação dos Benfeitores Espirituais.

Jamil Salomão
(Publicado no Jornal A Voz do Espírito - Edição 92: Dezembro de 1998)

ESTUDANDO O ESPIRITISMO

1 - O que é o Espiritismo?
Espiritismo é uma doutrina revela pelos espíritos superiores através de médiuns e codificados por Kardec. Ele veio mostrar a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo físico. Nos traz conceitos novos e profundos a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das leis que regem a vida. Nos faz ver quem somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

2 – Como surgiu e em que circunstância?
O espiritismo surgiu motivado pelos fenômenos de movimentação de objetos, verificados em diferentes países, na Europa, na América e noutras partes do mundo.
O marco de tais acontecimentos, todavia, foram as manifestações ocorridas na aldeia de Hydesville, no condado de Wayne, perto de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. “Ali morava a família Fox, composta de três filhas, das quais duas viviam com os pais; os Fox estabeleceram-se na casa desde 1847”. Em 1850, na França, surgiu um tipo de brincadeira chamada "mesa falante" ou "mesa girante", que tomou conta dos salões festivos da época. Informam os historiadores que, nos anos de 1853 a 1855, as mesas girantes constituíam, em Paris, verdadeiro passatempo, sendo diversão quase obrigatória nas reuniões sociais. 1854 kardec começo a estudar o fenômenos.

Questão levantada: O Espiritismo sempre existiu?
Os fenômenos cujos estudos resultaram na estruturação da Doutrina Espírita não eclodiram apenas numa data determinada, embora como doutrina tenha surgido com a publicação d’O Livro dos Espíritos, em 18-4-1857. Os fenômenos espíritas sempre existiram durante toda história da humanidade. A bíblia está cheia de fenômenos mediúnicos
Procurar na bíblia: Rei Saul com a pitonisa: 1 Samuel 28:3-19, transfiguração 9:28 a 36; cura do menino possesso 9:37-43.

3 – Como se criou o corpo da doutrina?
Kardec comparecia às reuniões mediúnicas na condição de aluno atento e diligente.
Trazia as questões. Assim podemos dizer que a criação do corpo da doutrina que tem por base o Livro dos Espíritos, se deu por uma plêiade de Espíritos Superior, auxiliando Kardec na elaboração de uma doutrina de elevado potencial redentor, com um conteúdo de fácil entendimento.

4- Como foi a doutrina difundida pelo mundo?
Uma das maiores preocupações de Kardec com a nova doutrina era como ela poderia ser anunciada ao mundo.
Em 1858 fundou a sociedade parisiense de estudos espíritas e a revista espírita; avançada central de comunicações, mala direta, respondia cartas, difundia folhetos de mensagem.
Foi muito importante para a nova doutrina esse trabalho de divulgação que Kardec desenvolveu. Recebia muitos elogios e muitos desaforos, mesmo assim o número de assinantes da Revista Espírita crescia.
Ler a diálogo com um crítico – Livro O que é Espiritismo

Publicações
  • 1857- O livro do Espíritos
  • 1859- O que é o Espiritismo
  • 1861- O livro dos médiuns
  • 1862- O Espiritismo em sua expressão mais simples.
  •  1864 - O Evangelho Segundo o Espiritismo
  • 1865- O céu e o inferno
  • 1866 – ele esta doente, mas prossegue trabalhando escrevendo A Gênese.
  • 1868 – A Gênese
  • 1869 – ele desencarna
  • 1890 – Obras Póstumas
continua...

ATRIBUTOS DE DEUS

Significado de Atributo: s.m. O que é próprio, particular a um ser.

Não é dado ao homem sondar a natureza íntima de Deus. Para compreendê-Lo, ainda nos falta o sentido próprio, que só se adquire por meio da completa depuração do Espírito, mas, se não pode penetrar na essência de Deus, o homem, desde que aceite como premissa a sua existência, pode, pelo raciocínio, chegar a conhecer-lhe os atributos necessários, porquanto, vendo o que ele absolutamente não pode ser, sem deixar de ser Deus, deduz daí o que ele deve ser.

Sem o conhecimento dos atributos de Deus, impossível seria compreender-se a obra da criação.
Esse é o ponto de partida de todas as crenças religiosas e é por não se terem reportado a isso, que a maioria das religiões errou em seus dogmas.
As que não atribuíram a Deus a onipotência imaginaram muitos deuses; as que não lhe atribuíram soberana bondade fizeram Dele cioso, colérico, parcial e vingativo.

Deus é a suprema inteligência - É limitada a inteligência do homem, pois que não se pode nem compreender tudo o que existe. A de Deus, abrangendo o infinito, tem que ser infinita e ilimitada.

Deus é eterno - Não teve começo e não terá fim. Se tivesse tido princípio, teria saído do nada ou teria sido criado por outro ser anterior. Neste caso este ser é que seria Deus.

Deus é imutável - Se tivesse sujeito a mudanças nenhuma estabilidade teriam as leis que regem o Universo.

Deus é imaterial - Isto é, a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria.

Deus é único - Se muitos deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo.

Deus é onipotente - Se não possuísse o poder supremo, sempre se poderia conceber algo mais poderoso ou tão poderoso quanto Ele.

Deus é soberanamente justo e bom - A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores coisas, assim como nas maiores.

Em resumo: Deus não pode ser Deus se não com a condição de não ser ultrapassado em nada por outro ente; pois, então, o verdadeiro Deus seria aquele que o ultrapassasse em qualquer assunto. Para que tal não se dê, é preciso que Ele seja infinito em todas as coisas.

Idéias Principais:
1. Não é dado ao homem sondar a natureza íntima de Deus.
2. Sem o conhecimento dos atributos de Deus, impossível seria compreender-se a obra da criação.
3. Na impotência que se encontra o homem de compreender a própria essência da Divindade, não pode fazer dela senão uma idéia aproximada.
4. A sabedoria providencial das leis divinas se revela em todas as coisas, o que nos permite não duvidar da Justiça nem da Bondade de Deus.

Fontes Complementares:
- O Livro dos Espíritos. Allan Kardec - questões 10 a 13.
- A Gênese. Allan Kardec - cap. 2, itens 8 a 19.
- Caminho, Verdade e Vida. Francisco Cândido Xavier/Emmanuel - cap. 74.
- Justiça Divina. Francisco Cândido Xavier/Emmanuel - cap. Infinito Amor, Sabes Disso, Lei do Mérito.
- Nas Pegadas do Mestre. Vinícius - cap. Pai perdoa-lhes, Pai Nosso, O nosso Deus, Justiça e Misericórdia.
- Lampadário Espírita. Divaldo Pereira Franco/Joanna de Angelis - cap. 2.

CHAMA DIVINA

Ante os conflitos que explodem no mundo, conserva-te em paz.
Não te deixes envolver pelo pessimismo.
Continua servindo e abençoando a vida.
O bem triunfa sempre.
A pouco e pouco, o homem ergue-se das sombras para luz.
Não cedas às sugestões da descrença.
A dor desperta as consciências adormecidas.
Ora e confia no futuro.
Por mais se alteiem as labaredas do ódio, o amor é chama divina a dissipar o mal.
Lembra-te que o Senhor permanece Velando.
Bezerra de Menezes